Temer rechaça possibilidade de perder cargo na Justiça Eleitoral

Marcelo Camargo / Agência Brasil

O presidente do Brasil, Michel Temer

Michel Temer assumiu a presidência no ano passado, depois do impeachment de Dilma

O presidente Michel Temer negou, em entrevista à Agência Efe, que o processo na Justiça Eleitoral contra a chapa pela qual sua antecessora Dilma Rousseff disputou a presidência da República nas eleições de 2014, com ele como candidato a vice, possa chegar a colocar seu cargo em risco.

“Não sei qual será a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas ela vai demandar recursos, tanto internamente no tribunal como seguramente para o Supremo Tribunal Federal (STF). Ou seja, há ainda um longo percurso processual a percorrer. Então, na pior das hipóteses, se houver, digamos assim, a anulação da chapa, a cassação da chapa, haverá recurso“, declarou.

Temer assumiu a presidência no ano passado, depois do impeachment de Dilma, depois de uma campanha que pode ter sido financiada em parte com dinheiro gerado pelo esquema de corrupção na Petrobras.

Estas suspeitas estão sendo investigadas pela Justiça Eleitoral em um difícil processo ainda em andamento. Se forem comprovadas irregularidades, haveria a cassação da chapa Dilma-Temer, com uma “segunda destituição” da primeira e o afastamento do poder do atual presidente.

Mas, além de acreditar que os tempos processuais se estendam para além do dia 1º de janeiro de 2019, quando termina seu mandato, Temer disse que “não é improvável” que a causa seja “declarada improcedente“, ou que sejam julgadas separadamente suas contas e as de Dilma, como pede sua defesa.

Temer reiterou que a arrecadação de recursos para esta campanha foi feita de forma separada, e que a parte que lhe cabia, que correspondia a 5% do total da chapa, foi obtida de forma regular e devidamente declarada às autoridades eleitorais e fiscais.

Segundo os valores declarados depois das eleições de 2014, o comitê de campanha de Dilma gastou a soma de R$ 318 milhões.

Para esse total, Temer disse que contribuiu com apenas R$ 20 milhões, que arrecadou por conta própria e de forma completamente legal e regular.

Além de seu próprio caso na Justiça Eleitoral, o presidente falou à Efe sobre a profunda crise política gerada no país pelos sucessivos e graves escândalos de corrupção descobertos pela operação Lava Jato.

O esquema de corrupção está sendo mais evidenciado com as delações premiadas de ex-executivos do grupo Odebrecht, envolvido nestas práticas, que atingem mais de cem políticos, entre eles oito ministros e Rodrigo Maia, o atual presidente da Câmara de Deputados, além de Renan Calheiros, ex-presidente do Senado.

De acordo com Temer, contra seus ministros e muitos dos suspeitos de participar dessas práticas corruptas, há somente até agora suspeitas, que não configuram culpabilidade, mas que devem ser investigadas em profundidade.

Temer desqualificou as afirmações de Marcelo Odebrecht, ex-presidente do grupo, de que no Brasil “não existem” políticos que não se envolvam em esquemas de corrupção para financiar suas campanhas.

É uma opinião da Odebrecht. A Odebrecht é que acha que todos os políticos se serviram do caixa 2. Aliás, ao assim se manifestarem, dizem que eles são os produtores do caixa 2″, declarou Temer, que disse conhecer muitos políticos que não utilizam esses métodos, se incluindo entre eles.

Sobre esta questão, o presidente reiterou que os tribunais devem realizar seu trabalho com plena independência e que o país não pode parar por causa da Lava Jato.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …