Temer rechaça possibilidade de perder cargo na Justiça Eleitoral

Marcelo Camargo / Agência Brasil

O presidente do Brasil, Michel Temer

Michel Temer assumiu a presidência no ano passado, depois do impeachment de Dilma

O presidente Michel Temer negou, em entrevista à Agência Efe, que o processo na Justiça Eleitoral contra a chapa pela qual sua antecessora Dilma Rousseff disputou a presidência da República nas eleições de 2014, com ele como candidato a vice, possa chegar a colocar seu cargo em risco.

“Não sei qual será a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas ela vai demandar recursos, tanto internamente no tribunal como seguramente para o Supremo Tribunal Federal (STF). Ou seja, há ainda um longo percurso processual a percorrer. Então, na pior das hipóteses, se houver, digamos assim, a anulação da chapa, a cassação da chapa, haverá recurso“, declarou.

Temer assumiu a presidência no ano passado, depois do impeachment de Dilma, depois de uma campanha que pode ter sido financiada em parte com dinheiro gerado pelo esquema de corrupção na Petrobras.

Estas suspeitas estão sendo investigadas pela Justiça Eleitoral em um difícil processo ainda em andamento. Se forem comprovadas irregularidades, haveria a cassação da chapa Dilma-Temer, com uma “segunda destituição” da primeira e o afastamento do poder do atual presidente.

Mas, além de acreditar que os tempos processuais se estendam para além do dia 1º de janeiro de 2019, quando termina seu mandato, Temer disse que “não é improvável” que a causa seja “declarada improcedente“, ou que sejam julgadas separadamente suas contas e as de Dilma, como pede sua defesa.

Temer reiterou que a arrecadação de recursos para esta campanha foi feita de forma separada, e que a parte que lhe cabia, que correspondia a 5% do total da chapa, foi obtida de forma regular e devidamente declarada às autoridades eleitorais e fiscais.

Segundo os valores declarados depois das eleições de 2014, o comitê de campanha de Dilma gastou a soma de R$ 318 milhões.

Para esse total, Temer disse que contribuiu com apenas R$ 20 milhões, que arrecadou por conta própria e de forma completamente legal e regular.

Além de seu próprio caso na Justiça Eleitoral, o presidente falou à Efe sobre a profunda crise política gerada no país pelos sucessivos e graves escândalos de corrupção descobertos pela operação Lava Jato.

O esquema de corrupção está sendo mais evidenciado com as delações premiadas de ex-executivos do grupo Odebrecht, envolvido nestas práticas, que atingem mais de cem políticos, entre eles oito ministros e Rodrigo Maia, o atual presidente da Câmara de Deputados, além de Renan Calheiros, ex-presidente do Senado.

De acordo com Temer, contra seus ministros e muitos dos suspeitos de participar dessas práticas corruptas, há somente até agora suspeitas, que não configuram culpabilidade, mas que devem ser investigadas em profundidade.

Temer desqualificou as afirmações de Marcelo Odebrecht, ex-presidente do grupo, de que no Brasil “não existem” políticos que não se envolvam em esquemas de corrupção para financiar suas campanhas.

É uma opinião da Odebrecht. A Odebrecht é que acha que todos os políticos se serviram do caixa 2. Aliás, ao assim se manifestarem, dizem que eles são os produtores do caixa 2″, declarou Temer, que disse conhecer muitos políticos que não utilizam esses métodos, se incluindo entre eles.

Sobre esta questão, o presidente reiterou que os tribunais devem realizar seu trabalho com plena independência e que o país não pode parar por causa da Lava Jato.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …