Terceiro caso do novo coronavírus é confirmado no Brasil; quarto caso é estudado

O Ministério da Saúde confirmou, nesta quarta (4), o terceiro caso do novo coronavírus, causado pelo agente SARS-CoV-19, no Brasil.

De acordo com o pronunciamento, via Twitter, trata-se de mais um caso importado, ou seja: um individuo que viajou para o exterior e retornou com o vírus para o país. Igual aos outros dois casos anteriormente relatados, o último quadro também foi identificado na cidade de São Paulo.

O terceiro caso de COVID-2019 no Brasil se trata de um paciente homem, de 46 anos, que esteve em viagem pela Europa e passou pelos seguintes países: Espanha, Itália, Áustria e Alemanha.

“Ele está clinicamente bem. Já foi levantado em qual voo ele estava, e as pessoas próximas a ele já foram notificadas e serão monitoradas”, explicou o ministro da Saúde Henrique Mandetta, na tradicional live do órgão para as redes sociais.

Além do terceiro, um quarto caso já deu positivo nas primeiras análises clínicas para a COVID-2019, e para fins de double-check, o Ministério realiza, no momento, exames de contraprova no Instituto Adolfo Lutz, em Sã Paulo, que podem confirmar ou não a infecção no paciente.

A questão dessa eventual quarta confirmação é que se trata de um quadro atípico, já que a paciente, de 13 anos, está assintomática, ou seja, não apresenta nenhum sintoma da COVID-2019. De acordo com o Ministro, os resultados devem ser divulgados ainda hoje, à noite.

Além da confirmação dos casos, o Ministério da Saúde atualiza que são, no momento, 530 casos suspeitos de infeção pelo novo coronavírus e que estão em análise laboratorial. Entre as informações divulgadas, já foram descartados 314 casos suspeitos.

Casos anteriores

No dia 26 de fevereiro, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil e, por consequência, o primeiro da América Latina. Foi o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, que primeiro detectou a infecção em um homem de 61 anos, morador da cidade e de identidade não revelada, que esteve na Itália entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Um segundo caso foi divulgado no último domingo (1), dessa vez atingindo um homem de 32 anos que passou pela Itália.

Por enquanto, o Brasil não registrou nenhum óbito em decorrência do novo coronavírus. Já no mundo, foram mais de 95 mil infecções pelo agente e 3.250 mortes. Também é contabilizado, pelos dados coletados mundialmente pela Johns Hopkins, que mais de 51 mil pacientes se recuperaram, após contraírem o vírus.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo indica razão bizarra para a existência de barba nos homens

Humanos são bastante diferentes dos outros grandes primatas no que se refere ao pelo corporal: de forma geral temos bem menos que eles, especialmente as mulheres. Os homens, por outro lado, conseguem produzir uma barba longa, …

EUA querem fechar brecha em regra que bloqueia fornecimento de chips para Huawei

Reguladores dos EUA querem fechar uma brecha na nova regra que bloqueia o fornecimento global de chips para a Huawei. Recentemente, a fabricante chinesa também teve a sua presença prorrogada por mais um ano na …

Objetos escondidos por prisioneiros são descobertos em Auschwitz

Talheres e outros itens encontrados num duto de chaminé de um dos blocos daquele que foi o maior campo de extermínio nazista podem revelar detalhes sobre a vida no local, onde mais de um milhão …

Troca de ministros é exemplo de 'simplificação da política' de Bolsonaro

Constantes mudanças de ministro feitas por Jair Bolsonaro têm "impacto político importante", mas "simplificação da política" praticada pelo presidente o "mantém no cargo", disse sociólogo à Sputnik Brasil. Para Dario Sousa e Silva, professor da Universidade …

Pinguins fazem tour exclusivo em museu fechado por causa do coronavírus

Por todo o mundo a pandemia do novo coronavírus e a quarentena fecharam as portas dos museus, deixando as obras de arte solitárias nos corredores esvaziados das instituições, que já há meses não recebem visitantes. Enquanto …

Esse pode ser o único sintoma de Covid-19 em alguns pacientes

De acordo com publicação da Universidade de Utah, o coronavírus pode causar conjuntivite em casos raros e não parece ser o único sintoma de Covid-19, sendo acompanhada de febre, tosse e falta de ar. Mas …

Spotify reforça ambição de expandir para além do streaming de música

O Spotify teve uma alta em suas ações nessa terça-feira (19), depois de anunciar que terá, com exclusividade, um dos maiores podcasters do mundo na sua plataforma. "The Joe Rogan Experience", um podcast no estilo …

Israel é alvo de ciberataques generalizados

Vários websites de Israel foram atingidos nesta quinta-feira (21) por um ataque cibernético coordenado, com suas páginas principais sendo substituídas por imagens da capital, Tel Aviv, e de outras cidades israelenses em chamas. De acordo com …

Para imprensa europeia, cloroquina se tornou "arma política" no Brasil

A imprensa europeia demonstra surpresa e preocupação com a decisão do governo brasileiro de ampliar o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina para o tratamento de doentes com sintomas leves do coronavírus no SUS. Sites de …

STF libera vídeo de reunião com Moro e Bolsonaro

O ministro Celso de Mello do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu liberar nesta sexta-feira (22/05) a íntegra do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril mencionada pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro, logo …