Terceiro caso do novo coronavírus é confirmado no Brasil; quarto caso é estudado

O Ministério da Saúde confirmou, nesta quarta (4), o terceiro caso do novo coronavírus, causado pelo agente SARS-CoV-19, no Brasil.

De acordo com o pronunciamento, via Twitter, trata-se de mais um caso importado, ou seja: um individuo que viajou para o exterior e retornou com o vírus para o país. Igual aos outros dois casos anteriormente relatados, o último quadro também foi identificado na cidade de São Paulo.

O terceiro caso de COVID-2019 no Brasil se trata de um paciente homem, de 46 anos, que esteve em viagem pela Europa e passou pelos seguintes países: Espanha, Itália, Áustria e Alemanha.

“Ele está clinicamente bem. Já foi levantado em qual voo ele estava, e as pessoas próximas a ele já foram notificadas e serão monitoradas”, explicou o ministro da Saúde Henrique Mandetta, na tradicional live do órgão para as redes sociais.

Além do terceiro, um quarto caso já deu positivo nas primeiras análises clínicas para a COVID-2019, e para fins de double-check, o Ministério realiza, no momento, exames de contraprova no Instituto Adolfo Lutz, em Sã Paulo, que podem confirmar ou não a infecção no paciente.

A questão dessa eventual quarta confirmação é que se trata de um quadro atípico, já que a paciente, de 13 anos, está assintomática, ou seja, não apresenta nenhum sintoma da COVID-2019. De acordo com o Ministro, os resultados devem ser divulgados ainda hoje, à noite.

Além da confirmação dos casos, o Ministério da Saúde atualiza que são, no momento, 530 casos suspeitos de infeção pelo novo coronavírus e que estão em análise laboratorial. Entre as informações divulgadas, já foram descartados 314 casos suspeitos.

Casos anteriores

No dia 26 de fevereiro, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil e, por consequência, o primeiro da América Latina. Foi o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, que primeiro detectou a infecção em um homem de 61 anos, morador da cidade e de identidade não revelada, que esteve na Itália entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Um segundo caso foi divulgado no último domingo (1), dessa vez atingindo um homem de 32 anos que passou pela Itália.

Por enquanto, o Brasil não registrou nenhum óbito em decorrência do novo coronavírus. Já no mundo, foram mais de 95 mil infecções pelo agente e 3.250 mortes. Também é contabilizado, pelos dados coletados mundialmente pela Johns Hopkins, que mais de 51 mil pacientes se recuperaram, após contraírem o vírus.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …

Coreia do Sul acusa Norte de ter matado brutalmente um de seus funcionários desaparecido

A Coreia do Sul afirmou que um dos funcionários de seu Ministério dos Oceanos e Pesca foi morto e queimado após ter desaparecido durante o serviço no mar. O funcionário de 47 anos teria desaparecido nesta …

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N. A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale …

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …

Lukashenko toma posse em cerimônia secreta em Belarus

O presidente de Belarus prestou juramento, nesta quarta-feira (26), em uma cerimônia mantida em sigilo. Este é o sexto mandato do chefe de Estado, no poder há 26 anos. "Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, …

Pássaros sacrificados como oferenda aos deuses são encontrados no Egito

Milhões de aves, que teriam sido utilizadas como oferenda aos deuses Hórus, Rá ou Thoth foram encontradas por uma equipe de arqueólogos no Egito. Os arqueólogos da Universidade Claude Bernard Lyon estavam trabalhando nas escavações de …