Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

mafleen / Flickr

Óscares da Academia

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima arte produzida no Brasil e até citou Gláuber Rocha em suas referências, mas será que ele estaria pronto para o poder de Sérgio Mallandro nos telões?

Pelo que indica uma sensacional teoria da conspiração no Facebook, talvez. As semelhanças entre o filme ‘Sonho de Verão’, de 1990, que estrela Sérgio Mallandro e as Paquitas, tem uma premissa muito similar à de ‘Parasita’, filme ganhador de 4 estatuetas do Oscar de 2020.

A teoria toda começou quando uma adaptação do filme ‘O Candidato Honesto’, de Leandro Hassum, foi parar no topo das bilheterias da Coreia do Sul. Mas e se o maior filme da história do cinema coreano também fosse inspirado na criação de um humorista brasileiro?

Vamos lá. A história de Parasita, com ALERTA DE SPOILERS: Um jovem desempregado consegue um trabalho na casa de uma família rica e arranja um serviço para seu pai, mãe e irmã, para que eles usufruam do luxo da classe alta. Durante uma viagem dos donos da casa, a família aproveita a casa como se fosse sua, antes da tragédia do filme acontecer.

Agora, a história de ‘Sonho de Verão’, com spoilers: Uma família de bacanas do Rio de Janeiro sai em viagem para os EUA e deixam uma filha em casa. Sérgio Mallandro é o taxista que leva os ricaços pro aeroporto e ouve a conversa dos playboys. Se oferece para trabalhar na casa e arranja um bico para sua namorada e para um casal de amigos. Durante a ausência da família, Serginho usa dos luxos todos que uma casa de classe média alta carioca pode oferecer.

Parecido, né? A diferença está no fim: enquanto Parasita é um banho de sangue calcado na luta de classes, Sonho de Verão vira uma festança com dezenas de Paquitos e Paquitas aproveitando a mansão do Mallandro, como um bom filme brasileiro dos anos 90.

Pois é: se no ano passado Sérgio Mallandro reclamou do fardo de ser humorista, com a frase “Ninguém me leva a sério. Acompanhando um enterro, ouvi ‘glu-glu”, dita em entrevista ao Globo, talvez seja a hora de aproveitar a chance de pedir um pedacinho do Oscar de Melhor Roteiro Original de ‘Parasita’.

Todas as semelhanças vieram desse post maravilhoso no Facebook:

Estou rindo há duas horas disso. Depois que o remake de "O Candidato Honesto" bombou na Coréia do Sul, um maluco no…

Posted by Paulo Cursino on Thursday, February 20, 2020

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Coronavírus poderia ser a 1ª de muitas outras pandemias futuras, adverte cientista

Apesar do registro de mais de um milhão de infectados à escala mundial, a doença poderia ser suplantada por patologias bem mais perigosas. Comparando com as doenças que poderiam reaparecer como resultado do aquecimento global, o …

Pesquisadores portugueses revelam que os neandertais foram pioneiros na exploração de recursos marinhos

Um novo estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Lisboa (Portugal) descobriu que a familiaridade dos hominídeos com o mar e os seus recursos é muito mais antiga do que se pensava – ao que …

Filipinas: presidente Duterte diz que polícia deve matar quem perturbar confinamento

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, disse que as forças de ordem podem abater qualquer pessoa que provoque “transtornos” nas regiões onde o confinamento da população foi decretado. As autoridades do país tentaram minimizar as declarações …

Evangélicos fazem coro com Bolsonaro e negam riscos do coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro gosta de copiar o seu ídolo americano, Donald Trump – da suposta inofensividade do coronavírus até os poderes de cura de medicamentos como cloroquina e hidroxicloroquina, passando pela teoria da conspiração …

'Estamos em guerra': França confiscou 1 milhão de máscaras destinadas à Espanha e Itália

Os dois países se envolveram em uma disputa diplomática depois que parte das máscaras com destino a outros países vindas da China foram retidas em cidades francesas. As autoridades francesas apreenderam milhões de máscaras que uma …

Sobrevivente da 2ª Guerra e Gripe Espanhola se cura do coronavírus ao 104 anos

Depois da Segunda Guerra Mundial e da pandemia de gripe espanhola, a nova inimiga do soldado aposentado William ‘Bill’ Lapschies, nascido em Salem em 1916, foi a Covid-19 – e ele venceu a batalha! Aos 104 …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

UE teme que política autoritária adotada na Hungria por causa do coronavírus tenha efeito dominó no bloco

Em nome da luta contra o novo coronavírus, a Hungria estabeleceu estado de emergência e concedeu poderes ilimitados ao governo de Viktor Orbán. A Europa condena o uso político da pandemia da Covid-19 e …

Grécia põe campo de refugiados em quarentena após infeção

Autoridades confirmam ao menos 20 infecções, todas sem sintomas. Exames foram feitos após uma mulher que deu à luz ter testado positivo para o novo coronavírus no hospital. A Grécia colocou em quarentena o campo de …

Bactérias em rochas a 6 km de profundidade no Pacífico reacendem esperanças de vida em Marte

Bactérias unicelulares recém-descobertas nas profundezas marinhas deram aos investigadores pistas sobre como podem encontrar vida em Marte. A novidade científica foi anunciada hoje (2) no portal SciTechDaily em um artigo da Universidade de Tóquio, Japão. Estas …