26 mortos no Texas: atirador fez parte da Força Aérea dos EUA e foi preso por violência doméstica

Pelo menos 26 pessoas foram mortas a tiros neste domingo (5) e dezenas ficaram feridas em uma igreja batista do estado norte-americano do Texas, por um homem que foi depois abatido, indicaram a polícia local e outras autoridades.

O ataque ocorreu na Primeira Igreja Batista de Sutherland Springs, no condado de Wilson. Um policial presente ao local confirmou que há pelo menos 26 pessoas mortas. Muitas outras estão feridas, de acordo com o policial. A mídia local menciona pelo menos 24 feridos.

O braço do FBI na cidade de San Antonio disse ter enviado agentes para atuar no caso, mas não há indicação das motivações do atirador.

Megan Posey, porta-voz do hospital Connally Memorial Medical Center, declarou não ter um número exato de quantos pacientes o hospital recebeu, mas que ainda estavam chegando feridos.

Ainda de acordo com a rede americana, o atirador foi morto após uma breve perseguição policial por uma região próxima. Robert Murphy, porta-voz da polícia local, não soube dizer se ele foi morto pela polícia ou se cometeu suicídio.

Uma emissora de TV local, fiiada à rede ABC, disse que o atirador entrou na igreja por volta de 11h30 (hora local, 7h30 no horário de Brasília). Ainda segundo a imprensa local, ele foi morto no tiroteio que se seguiu.

Segundo o jornal local Wilson County News, o xerife Joe Tackitt, do condado de Wilson, disse que o atirador foi morto, mas não foi imediatamente identificado, e não se sabe quantas pessoas foram mortas e feridas. Na igreja estavam cerca de 50 pessoas.

Fotos e vídeos da cena mostram a área cercada pelas forças de segurança locais. Helicópteros foram empregados para transportar os feridos, segundo a mídia local. “Nossas orações estão com aqueles que foram atingidos por estes atos de maldade. Agradecemos às forças de segurança por sua resposta”, disse Greg Abbot, governador do Texas.

(dr)

Devin Patrick Kelley, o autor do tiroteio que matou 26 pessoas no Texas

O presidente Donald Trump, que se encontra no Japão em visita oficial, reagiu à notícia do tiroteio com um comentário em seu perfil no Twitter, no qual pede a companhia de Deus para as pessoas de Sutherland Springs e diz que “o FBI e as autoridades de segurança estão no local”. “Estou a acompanhar a situação a partir do Japão”, diz Trump em seu post.

Sutherland Springs é uma localidade com cerca de 400 habitantes, a cerca de 48 quilômtetros da cidade de Santo António, informa a agência Associated Press.

Atirador foi integrante da Força Aérea dos EUA

Um responsável norte-americano que falou à agência Associated Press sob anonimato disse que Kelley não parece ter ligações com grupos de terrorismo organizado. As autoridades analisam as mensagens do atirador nas redes sociais, incluindo uma em que aparece com uma espingarda de assalto semiautomática AR15.

Kelley serviu a Força Aérea norte-americana mas, em 2012, foi dispensado por ter sido levado a tribunal por um caso de violência doméstica, onde foi condenado a um ano de prisão. Depois de ter sido exonerado por má conduta, foi professor de estudos bíblicos na Kingsville First Baptist Church, também no Texas.

Kelley morreu durante a perseguição policial, mas a polícia ainda não confirmou se ele foi morto durante a tentativa de fuga ou se ele teria se matado.

Devin Kelley teve a conta pessoal retirada do ar pelo Facebook, mas segundo a imprensa local ele tinha várias fotos de armas de fogo e era possível perceber que era um aficionado por armas. A imprensa também ouviu testemunhas que disseram que ele era um ex-fiel da igreja onde executou o massacre.

De acordo com a polícia local, o carro usado por Kelley tinha munição e outras armas de fogo. Ao entrar na igreja, conforme testemunhas, ele usava uma roupa com colete à prova de balas.

Ciberia // BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …

Lukashenko toma posse em cerimônia secreta em Belarus

O presidente de Belarus prestou juramento, nesta quarta-feira (26), em uma cerimônia mantida em sigilo. Este é o sexto mandato do chefe de Estado, no poder há 26 anos. "Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, …

Pássaros sacrificados como oferenda aos deuses são encontrados no Egito

Milhões de aves, que teriam sido utilizadas como oferenda aos deuses Hórus, Rá ou Thoth foram encontradas por uma equipe de arqueólogos no Egito. Os arqueólogos da Universidade Claude Bernard Lyon estavam trabalhando nas escavações de …

Navalny deixa hospital em Berlim

Oposicionista russo recebe alta após um mês de tratamento para curar envenenamento por agente neurotóxico do tipo Novitchok. Médicos dizem que recuperação total é possível, mas não sabem estimar efeitos de longo prazo. O oposicionista russo …

Governo pede suspensão de filme da Netflix após acusações de pedofilia

Após diversas acusações de pedofilia nas redes sociais ao filme Lindinhas, que estreou com exclusividade na Netflix, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos pediu a suspensão e investigação sobre sua distribuição …

Mais de 13 milhões de britânicos enfrentam novo lockdown diante do aumento de casos de Covid-19

Um quinto da população do Reino Unido acordou sob um novo lockdown nesta terça-feira (22). Essas pessoas estão sobretudo no norte da Inglaterra e no País de Gales, as regiões mais afetadas pela Covid-19 …

Pinguim é encontrado morto no litoral de SP com máscara no estômago

Um pinguim foi encontrado morto no último dia 9 de setembro na praia de Juquehy, em São Sebastião, litoral de São Paulo – e, depois de realizada a necropsia, a causa da morte foi determinada: …

Misteriosa minilua vai entrar na órbita da Terra em outubro e ficará por meio ano

Corpo celeste tem uma velocidade muito baixa, o que é atípico para asteroides. Cientistas suspeitam que a minilua afinal seja lixo espacial do século passado. Astrônomos descobriram o corpo celeste 2020 SO, que está em uma …

Na ONU, Bolsonaro diz ser vítima de campanha de desinformação

Presidente defende política ambiental do governo e afirma que Amazônia e Pantanal sofrem campanha de desinformação internacional. Ele também elogia sua gestão da epidemia de covid-19, que já matou 137 mil. No discurso de abertura da …

CDC faz alerta sobre transmissão da COVID-19 através do ar, mas volta atrás

Não é segredo que pesquisadores ainda buscam consenso sobre a ação do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no organismo humano. Nesse cenário, até o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos gerou polêmica nesta …