26 mortos no Texas: atirador fez parte da Força Aérea dos EUA e foi preso por violência doméstica

Pelo menos 26 pessoas foram mortas a tiros neste domingo (5) e dezenas ficaram feridas em uma igreja batista do estado norte-americano do Texas, por um homem que foi depois abatido, indicaram a polícia local e outras autoridades.

O ataque ocorreu na Primeira Igreja Batista de Sutherland Springs, no condado de Wilson. Um policial presente ao local confirmou que há pelo menos 26 pessoas mortas. Muitas outras estão feridas, de acordo com o policial. A mídia local menciona pelo menos 24 feridos.

O braço do FBI na cidade de San Antonio disse ter enviado agentes para atuar no caso, mas não há indicação das motivações do atirador.

Megan Posey, porta-voz do hospital Connally Memorial Medical Center, declarou não ter um número exato de quantos pacientes o hospital recebeu, mas que ainda estavam chegando feridos.

Ainda de acordo com a rede americana, o atirador foi morto após uma breve perseguição policial por uma região próxima. Robert Murphy, porta-voz da polícia local, não soube dizer se ele foi morto pela polícia ou se cometeu suicídio.

Uma emissora de TV local, fiiada à rede ABC, disse que o atirador entrou na igreja por volta de 11h30 (hora local, 7h30 no horário de Brasília). Ainda segundo a imprensa local, ele foi morto no tiroteio que se seguiu.

Segundo o jornal local Wilson County News, o xerife Joe Tackitt, do condado de Wilson, disse que o atirador foi morto, mas não foi imediatamente identificado, e não se sabe quantas pessoas foram mortas e feridas. Na igreja estavam cerca de 50 pessoas.

Fotos e vídeos da cena mostram a área cercada pelas forças de segurança locais. Helicópteros foram empregados para transportar os feridos, segundo a mídia local. “Nossas orações estão com aqueles que foram atingidos por estes atos de maldade. Agradecemos às forças de segurança por sua resposta”, disse Greg Abbot, governador do Texas.

(dr)

Devin Patrick Kelley, o autor do tiroteio que matou 26 pessoas no Texas

O presidente Donald Trump, que se encontra no Japão em visita oficial, reagiu à notícia do tiroteio com um comentário em seu perfil no Twitter, no qual pede a companhia de Deus para as pessoas de Sutherland Springs e diz que “o FBI e as autoridades de segurança estão no local”. “Estou a acompanhar a situação a partir do Japão”, diz Trump em seu post.

Sutherland Springs é uma localidade com cerca de 400 habitantes, a cerca de 48 quilômtetros da cidade de Santo António, informa a agência Associated Press.

Atirador foi integrante da Força Aérea dos EUA

Um responsável norte-americano que falou à agência Associated Press sob anonimato disse que Kelley não parece ter ligações com grupos de terrorismo organizado. As autoridades analisam as mensagens do atirador nas redes sociais, incluindo uma em que aparece com uma espingarda de assalto semiautomática AR15.

Kelley serviu a Força Aérea norte-americana mas, em 2012, foi dispensado por ter sido levado a tribunal por um caso de violência doméstica, onde foi condenado a um ano de prisão. Depois de ter sido exonerado por má conduta, foi professor de estudos bíblicos na Kingsville First Baptist Church, também no Texas.

Kelley morreu durante a perseguição policial, mas a polícia ainda não confirmou se ele foi morto durante a tentativa de fuga ou se ele teria se matado.

Devin Kelley teve a conta pessoal retirada do ar pelo Facebook, mas segundo a imprensa local ele tinha várias fotos de armas de fogo e era possível perceber que era um aficionado por armas. A imprensa também ouviu testemunhas que disseram que ele era um ex-fiel da igreja onde executou o massacre.

De acordo com a polícia local, o carro usado por Kelley tinha munição e outras armas de fogo. Ao entrar na igreja, conforme testemunhas, ele usava uma roupa com colete à prova de balas.

Ciberia // BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mais uma vez os Simpsons previram tudo que está acontecendo nos EUA agora

Os roteiristas de “Os Simpsons ” ficaram conhecidos por prever diversos acontecimentos mundiais, da eleição de Donald Trump ao final de Game of Thrones. Parece que a bola de cristal da animação voltou a funcionar …

Brasil ultrapassa 30 mil mortes por covid-19

Em novo recorde, país registra 1.262 óbitos em um dia, elevando total para 31.199. Casos confirmados em 24 horas passam de 28 mil, chegando a 555.383. Apenas Reino Unido, Itália e EUA contabilizam mais de …

Suécia vai abrir “CPI da Covid-19” para saber se governo fez bem ao não isolar a população

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Suécia tem ido na contramão de seus vizinhos. O país escandinavo preferiu manter um ritmo quase normal em suas atividades e não impôs o confinamento …

Uber testa modalidade que permite ao usuário reservar carro por hora

Na tentativa de achar novas fontes de receita para seu negócio de corridas compartilhadas, seriamente afetado pela COVID-19, a Uber está testando uma nova modalidade, focada nos passageiros que precisam fazer viagens mais longas e …

Revelada razão de comportamento instável de estrelas perto dos centros galácticos

Estrelas de ramo horizontal extremo são mais brilhantes e têm um ciclo de vida inferior ao das estrelas comuns, de acordo com um novo estudo. Os astrônomos estudaram o comportamento de um tipo especial de estrelas, …

Trump ameaça acionar Forças Armadas para conter protestos

No 7.º dia de manifestações antirracismo, Presidente dos EUA critica inação de governadores e promete enviar milhares de soldados para pôr fim a distúrbios. Visita de Trump a igreja é criticada como tentativa de autopromoção. O …

Não é apenas o coronavírus: surto de ebola retorna ao Congo

Foi confirmada, pelo ministro da Saúde do Congo, a descoberta de novos casos de Ebola na província de Équateur. O último surto do vírus altamente mortal ocorreu em 2018 e matou 33 pessoas no país. O …

Coronavírus: São Paulo se prepara para reabertura com 70% de leitos ocupados

O governo estadual de São Paulo ordenou a reabertura gradual dos estabelecimentos comerciais a partir dessa terça-feira (2). A gestão diz se basear no índice de infecções do novo coronavírus por cidade. Mesmo com 70% …

Júpiter é tão grande que quase virou um sol

Júpiter é o maior planeta do sistema solar. Assim, bem maior mesmo. Do tipo se você pegar todos os outros planetas e juntar suas massas, não chega nem aos pés dele. Nem mesmo metadinha. Esse gigante …

União Europeia pede que EUA reconsiderem sua decisão de cortar relações com a OMS

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o chefe de relações internacionais da União Europeia, Josep Borrell, pediram neste sábado (30) que os Estados Unidos “reconsiderem a decisão anunciada” de romper …