26 mortos no Texas: atirador fez parte da Força Aérea dos EUA e foi preso por violência doméstica

Pelo menos 26 pessoas foram mortas a tiros neste domingo (5) e dezenas ficaram feridas em uma igreja batista do estado norte-americano do Texas, por um homem que foi depois abatido, indicaram a polícia local e outras autoridades.

O ataque ocorreu na Primeira Igreja Batista de Sutherland Springs, no condado de Wilson. Um policial presente ao local confirmou que há pelo menos 26 pessoas mortas. Muitas outras estão feridas, de acordo com o policial. A mídia local menciona pelo menos 24 feridos.

O braço do FBI na cidade de San Antonio disse ter enviado agentes para atuar no caso, mas não há indicação das motivações do atirador.

Megan Posey, porta-voz do hospital Connally Memorial Medical Center, declarou não ter um número exato de quantos pacientes o hospital recebeu, mas que ainda estavam chegando feridos.

Ainda de acordo com a rede americana, o atirador foi morto após uma breve perseguição policial por uma região próxima. Robert Murphy, porta-voz da polícia local, não soube dizer se ele foi morto pela polícia ou se cometeu suicídio.

Uma emissora de TV local, fiiada à rede ABC, disse que o atirador entrou na igreja por volta de 11h30 (hora local, 7h30 no horário de Brasília). Ainda segundo a imprensa local, ele foi morto no tiroteio que se seguiu.

Segundo o jornal local Wilson County News, o xerife Joe Tackitt, do condado de Wilson, disse que o atirador foi morto, mas não foi imediatamente identificado, e não se sabe quantas pessoas foram mortas e feridas. Na igreja estavam cerca de 50 pessoas.

Fotos e vídeos da cena mostram a área cercada pelas forças de segurança locais. Helicópteros foram empregados para transportar os feridos, segundo a mídia local. “Nossas orações estão com aqueles que foram atingidos por estes atos de maldade. Agradecemos às forças de segurança por sua resposta”, disse Greg Abbot, governador do Texas.

(dr)

Devin Patrick Kelley, o autor do tiroteio que matou 26 pessoas no Texas

O presidente Donald Trump, que se encontra no Japão em visita oficial, reagiu à notícia do tiroteio com um comentário em seu perfil no Twitter, no qual pede a companhia de Deus para as pessoas de Sutherland Springs e diz que “o FBI e as autoridades de segurança estão no local”. “Estou a acompanhar a situação a partir do Japão”, diz Trump em seu post.

Sutherland Springs é uma localidade com cerca de 400 habitantes, a cerca de 48 quilômtetros da cidade de Santo António, informa a agência Associated Press.

Atirador foi integrante da Força Aérea dos EUA

Um responsável norte-americano que falou à agência Associated Press sob anonimato disse que Kelley não parece ter ligações com grupos de terrorismo organizado. As autoridades analisam as mensagens do atirador nas redes sociais, incluindo uma em que aparece com uma espingarda de assalto semiautomática AR15.

Kelley serviu a Força Aérea norte-americana mas, em 2012, foi dispensado por ter sido levado a tribunal por um caso de violência doméstica, onde foi condenado a um ano de prisão. Depois de ter sido exonerado por má conduta, foi professor de estudos bíblicos na Kingsville First Baptist Church, também no Texas.

Kelley morreu durante a perseguição policial, mas a polícia ainda não confirmou se ele foi morto durante a tentativa de fuga ou se ele teria se matado.

Devin Kelley teve a conta pessoal retirada do ar pelo Facebook, mas segundo a imprensa local ele tinha várias fotos de armas de fogo e era possível perceber que era um aficionado por armas. A imprensa também ouviu testemunhas que disseram que ele era um ex-fiel da igreja onde executou o massacre.

De acordo com a polícia local, o carro usado por Kelley tinha munição e outras armas de fogo. Ao entrar na igreja, conforme testemunhas, ele usava uma roupa com colete à prova de balas.

Ciberia // BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

FMI prevê melhora para economia brasileira, apesar da redução do crescimento mundial

O Fundo Monetário Internacional reduziu nesta segunda-feira (20) sua expectativa de crescimento global para este ano. A instituição é mais otimista sobre a situação do Brasil, que deve crescer nos próximos anos. O FMI disse …

Harry diz estar triste por deixar deveres reais

O príncipe Harry falou neste domingo (19/01) de sua tristeza por ser obrigado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a família real britânica, dizendo não haver outra opção se ele e …

Ultrassom destrói células cancerosas

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia e do Instituto de Pesquisa Beckman da Cidade da Esperança desenvolveram uma técnica de ultrassom direcionado de baixa intensidade que mata células cancerígenas sem afetar as células saudáveis …

Robôs são maior ameaça à humanidade que mudança climática, segundo especialista

Especialista em inteligência artificial acredita que robôs podem ser hackeados por terroristas, além de outros problemas, tornando-os potencialmente perigosos para o homem. Se por um lado a tecnologia pode ajudar o homem em suas tarefas do …

Sem capacidade para reciclar, Malásia devolve lixo para países desenvolvidos

A Malásia devolveu 150 contêineres de lixo ilegal para seus países de origem. Entre eles estão os Estados Unidos, a França, o Reino Unido e o Canadá, anunciaram as autoridades nesta segunda-feira (20). Segundo …

Defesa de Trump diz que processo de impeachment é ilegal

Em primeira manifestação formal desde o início do julgamento do presidente, defesa acusa oposição democrata de tentar interferir nas eleições de 2020. Os advogados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disseram neste sábado que o …

Cidade de interior de SP inicia tarifa zero no transporte público

Enquanto diversas capitais ao redor do país aumentam o valor das passagens no transporte público, algumas outras cidades pensam diferente. Se o transporte coletivo gratuito parece um sonho inalcançável e utópico, algumas administrações públicas buscam maneiras …

Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres. A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais …

O país sul-americano que deve crescer 14 vezes mais que a China neste ano

A Guiana ganhou na loteria e está prestes a resgatar o prêmio. Seus vizinhos, especialmente a Venezuela, aguardam intrigados para saber em que ela vai gastar. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia …

Portugal supera marca histórica de 500 mil imigrantes residindo no país; brasileiros são a maioria

Portugal atingiu um número recorde de imigrantes vivendo no país. O anúncio foi feito pelo governo nesta quarta-feira (15), durante debate no Parlamento sobre o Orçamento de Estado para 2020. "Os dados preliminares levam a dizer …