Jovens sírios criam biblioteca subterrânea para salvar os livros da guerra

A ideia, que surgiu a partir de universitários obrigados a abandonarem os estudos, é preservar a produção literária, acadêmica e cultural do país diante dos recorrentes ataques do Estado Islâmico que têm destruído monumentos, bibliotecas e lugares antigos de um modo geral.

No meio do cenário de guerra e destruição, uma biblioteca devolve a esperança e proporciona ao menos alguns momentos de lazer e aprendizado.

Diante da ofensiva do Estado Islâmico no país, somada aos conflitos locais, crianças e jovens tiveram que, aos poucos, abandonar suas instituições de ensino que acabaram se tornando trincheiras.

Foi diante dessa situação que universitários decidiram criar uma biblioteca subterrânea para preservar os livros dos ataques.

“Com outros jovens como eu, que tivemos que deixar os estudos, além de outros já graduados, tive a ideia de recuperar os livros que estavam por baixo dos escombros de casas demolidas”, disse o jovem sírio Abu Malek à revista mexicana Emeequis.

“Preocupamo-nos em identificar em qual casa encontramos cada exemplar, já que pensamos em devolver os livros para seus donos no final dos conflitos. Também recuperamos livros que não se queimaram nas bibliotecas e livrarias da cidade”, acrescenta.

“É a maneira que enxergamos de salvar nosso patrimônio cultural”, conta Malek.

A ideia surgiu em 2012 como uma ‘pequena adega’ de livros e, pouco a pouco, se tornou o que é hoje a maior biblioteca pública da região, com mais de 11 mil exemplares e espaço para leitura.

O espaço subterrâneo fica na cidade de Daraya. De acordo com o jovem, a leitura assume um novo papel em um cenário de guerra e destruição.

“Encontrei um propósito na minha vida com a criação desta biblioteca. Não passo dias inteiros chateado e com medo de novos atentados. Agora aconselho os que vêm até aqui pedir por livros e discutimos nossas leituras”, diz Abu Malek.

“Nosso próximo passo é completar a coleção de filmes documentais que podem ser vistos aqui. No entanto, ainda falta verba”, conclui o jovem sírio.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Criaram um escape room baseado em La Casa de Papel

As empresas Fever Originals, Atresmedia e Enigma Exprés criaram um escape room na Espanha baseado em “La Casa de Papel“. Mais de 80 mil pessoas participaram da primeira temporada do desafio. Vestidos com os uniformes e …

Guaidó desafia proibição de deixar Venezuela e inicia giro internacional em busca de apoio

O opositor venezuelano Juan Guaidó voltou a desafiar a proibição de deixar o país. O autoproclamado presidente interino viajou para a Colômbia, antes de seguir para Bélgica e Suíça. Ele pretende participar do Fórum …

FMI prevê melhora para economia brasileira, apesar da redução do crescimento mundial

O Fundo Monetário Internacional reduziu nesta segunda-feira (20) sua expectativa de crescimento global para este ano. A instituição é mais otimista sobre a situação do Brasil, que deve crescer nos próximos anos. O FMI disse …

Harry diz estar triste por deixar deveres reais

O príncipe Harry falou neste domingo (19/01) de sua tristeza por ser obrigado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a família real britânica, dizendo não haver outra opção se ele e …

Ultrassom destrói células cancerosas

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia e do Instituto de Pesquisa Beckman da Cidade da Esperança desenvolveram uma técnica de ultrassom direcionado de baixa intensidade que mata células cancerígenas sem afetar as células saudáveis …

Robôs são maior ameaça à humanidade que mudança climática, segundo especialista

Especialista em inteligência artificial acredita que robôs podem ser hackeados por terroristas, além de outros problemas, tornando-os potencialmente perigosos para o homem. Se por um lado a tecnologia pode ajudar o homem em suas tarefas do …

Sem capacidade para reciclar, Malásia devolve lixo para países desenvolvidos

A Malásia devolveu 150 contêineres de lixo ilegal para seus países de origem. Entre eles estão os Estados Unidos, a França, o Reino Unido e o Canadá, anunciaram as autoridades nesta segunda-feira (20). Segundo …

Defesa de Trump diz que processo de impeachment é ilegal

Em primeira manifestação formal desde o início do julgamento do presidente, defesa acusa oposição democrata de tentar interferir nas eleições de 2020. Os advogados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disseram neste sábado que o …

Cidade de interior de SP inicia tarifa zero no transporte público

Enquanto diversas capitais ao redor do país aumentam o valor das passagens no transporte público, algumas outras cidades pensam diferente. Se o transporte coletivo gratuito parece um sonho inalcançável e utópico, algumas administrações públicas buscam maneiras …

Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres. A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais …