Tribunal neozelandês ratifica extradição de Dotcom para os EUA

O Tribunal Superior da Nova Zelândia validou nesta segunda-feira a extradição de Kim Dotcom para os Estados Unidos, onde é requisitado por causa de um suposto crime de pirataria cibernética, apesar de admitir parte de um recurso do empresário alemão.

O juiz Murray Gilbert ratificou a decisão emitida em dezembro de 2015 por uma instância inferior a favor de extraditar o fundador do portal Megaupload e seus ex-sócios Finn Batato, Mathias Ortmann e Bram van der Kolk.

Gilbert manteve a decisão anterior que considerou então que existiam indícios razoáveis de que os acusados devem responder nos EUA por 13 crimes vinculados com pirataria cibernética, crime organizado e lavagem de dinheiro.

Os 4 foram acusados de pagar usuários para que guardassem arquivos no Megaupload e depois cobrar de outros para poder utilizá-los sem respeitar os direitos autorais de propriedade intelectual, no que a acusação qualificou como “simples estratégia de fraude”.

Na nova decisão o juiz manteve que os acusados são elegíveis para serem extraditados aos EUA por uma acusação de fraude, mas não por acusações de violação de direitos autorais de propriedade intelectual.

Gilbert aceitou o recurso apresentado pela defesa que argumentou que a Nova Zelândia não tinha tipificado como crime a comunicação ao público através da rede de obras protegidas por direitos autorais, por isso que não se podia ativar o tratado de extradição por esta acusação.

O advogado de Dotcom, Ron Mansfeld, destacou que a decisão demonstra que seu cliente não cometeu nenhum crime sob as leis neozelandesas de direitos autorais de propriedade intelectual e se mostrou confiante em poder revogar a extradição na Corte de Apelação.

Dotcom comemorou a decisão do juiz e afirmou que seu caso vai continuar por pelo menos mais dois anos nos tribunais neozelandeses.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Confira o que cérebro de abelhas tem em comum com o de humanos

Segundo cientistas, existem semelhanças entre a atividade cerebral das abelhas-europeias e a dos humanos, o que poderia levar abelhas a serem usadas para estudar funções cerebrais dos humanos. As oscilações alfa (a atividade eléctrica gerada pelo …

Síndrome bizarra: esse é o primeiro caso de uma pessoa que urina álcool

Médicos do hospital da Universidade de Pittsburgh Medical Center (EUA) relataram o primeiro caso de uma síndrome bizarra na qual a pessoa urina álcool. Em outras palavras, o álcool se forma naturalmente na sua bexiga, …

Amazon abre seu primeiro supermercado que não aceita dinheiro

Dois anos depois de a Amazon inovar no ramo das lojas de conveniência abrindo a sua própria rede que aceita apenas pagamentos virtuais, a empresa está pronta para dar o próximo passo: nesta terça-feira (25), …

Não há motivo para pânico por coronavírus no Brasil, dizem especialistas

O primeiro caso do novo coronavírus no Brasil, confirmado nesta quarta-feira (26/02), levou o estado de São Paulo, onde reside o paciente infectado, a montar um centro de contingência para enfrentamento da doença. Quatro mil leitos, …

Abolição da pena de morte no Colorado entra em vigor em julho

O Colorado, no oeste americano, se tornou o vigésimo segundo estado dos Estados Unidos a abolir a pena capital, depois de um intenso e longo debate, especialmente por parte da oposição republicana. O fim da …

Cannabis tem potencial terapêutico como antibiótico, segundo cientistas

Uma equipe de cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, estabeleceu que o canabigerol (CBG) tem potencial no tratamento de bactérias patogênicas. Cientistas da Universidade McMaster no Canadá identificaram um composto antibacteriano gerado pela maconha que poderia …

Escócia será o primeiro país a distribuir absorventes menstruais gratuitamente

O Parlamento autônomo da Escócia deu um passo em direção à gratuidade dos absorventes higiênicos para mulheres - decisão inédita no mundo. A proposta de lei foi votada por 112 deputados e visa lutar contra …

Não precisa sofrer. Carnaval começa cedo em 2021

Com a chegada da quarta-feira de Cinzas, está declarado o fim do Carnaval 2020… Ok, vai… Dá para fazer mais um bota fora na sexta e sábado dessa semana, pois, como sempre, brasileiro dá o …

Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora. Já são mais de …

Líderes políticos condenam apoio de Bolsonaro a ato anti-Congresso

Presidente teria compartilhado com aliados convocação para manifestações a seu favor e contra o Legislativo. Lula, FHC, OAB e outras lideranças alertam contra ameaça às instituições democráticas e à Constituição. Líderes políticos de várias correntes e …