Trump – o homem que odeia fake news – é acusado de conspirar com a Fox para falsificar notícias

Um ex-detetive e ex-consultor da Fox News acusou Donald Trump de conspirar com o canal para falsificar notícias sobre a morte de Seth Rich, o democrata que, supostamente, teria divulgado documentos secretos à Wikileaks.

A cadeia televisiva conservadora Fox News, que apoia Donald Trump, foi processada por um dos seus consultores, que a acusa de ter publicado, de propósito, informações falsas desfavoráveis aos democratas, a pedido do presidente norte americano.

Rod Wheeler, consultor sobre questões de segurança, polícia e justiça, acusa a Fox News de ter montado uma história em torno do caso de Seth Rich, de 27 anos, funcionário do comitê nacional do Partido Democrata, que foi assassinado com um tiro nas costas, durante a madrugada de 10 de julho de 2016, perto da sua casa, em Washington.

A história podia acabar aqui, se o assassinato do jovem democrata de Omaha, no Nebraska, não tivesse acontecido no mesmo dia em que a Wikileaks decidiu “vazar” milhares de e-mails dos mais elevados cargos do Partido Democrata norte-americano, entre eles John Podesta, o gestor da campanha de Hillary Clinton.

O inquérito oficial tinha concluído a ocorrência de um assalto à mão armada que deu errado, mas, desde a sua morte, vários meios de comunicação conservadores especulavam com a possibilidade de se ter tratado de um assassinato político.

Segundo a teoria, não comprovada por qualquer prova formal, teria sido Seth Rich que enviou à Wikileaks, a plataforma de publicação de documentos secretos, mensagens de correio eletrônico internas do Partido Democrata, antes de ser descoberto e assassinado.

De acordo com a NPR, rádio norte-americana que teve acesso ao processo judicial em que o ex-detetive acusa a Fox News, a cadeia televisiva e o milionário Ed Butowsky, com o apoio da Casa Branca, de terem sido eles a “cozinhar” a história.

Por isso, diziam eles, os democratas tentariam abafar o caso, obstruindo a investigação da polícia, o que acabava retirando força à narrativa de que teriam sido russos a enviar os e-mails para a Wikileaks.

“Publicar imediatamente”

O ex-detetive teria sido contatado por Ed Butowsky para investigar o caso, com o milionário assumindo a investigação, argumentando que o fazia em nome dos pais da vítima. Durante a investigação e a criação da história, os dois tiveram uma reunião – confirmada pelo próprio – com Sean Spicer, então porta-voz da Casa Branca, para discutir o caso.

Em mensagens de texto e de voz deixadas pelo investidor pouco antes de a peça ser publicada, que constam no processo a que a AFP teve acesso, Ed Butowski teria pressionado o ex-detetive a avançar com a história, argumentando que o presidente Trump já teria lido o artigo e queria vê-lo “imediatamente publicado”.

Em meados de maio, a Fox News divulgou na internet o artigo que corroborava a tese, integrando citações de Rod Wheeler, que afirmava que Seth Rich tinha transmitido mensagens de correio eletrônico à Wikileaks e que um alto dirigente procurava bloquear o inquérito sobre o caso.

Rod Wheeler, ex-detetive e ex-consultor da Fox News para questões de segurança, polícia e justiça

No entanto, segundo o próprio Rod Wheeler, que colocou a ação no tribunal federal de Manhattan, as citações, que constituem a única fonte do artigo, são inventadas. Ele afirmou também que nunca as proferiu, segundo a documentação da queixa consultada pela AFP.

Dias depois de ter publicado o artigo, a Fox News o retirou do ar, explicando que não o tinha submetido a um “exame editorial mais exigente” e não respeitava os “padrões” da cadeia em matéria de informação.

A família Rich, a polícia de Washington DC, o Partido Democrata e até alguns jornalistas da estação colocaram toda a narrativa em causa. A peça, que citava um agente do FBI não identificado, argumentava que os e-mails teriam sido entregues à Wikileaks por democratas, que estariam envolvidos na morte de Seth Rich e que eles tentavam obstruir a investigação das autoridades.

A maior parte da história era baseada na investigação de Rod Wheeler, mas o ex-detetive disputa parte do que é dito e admite que se arrependeu da peça assim que ela foi para o ar.

Segundo Rod Wheeler, a jornalista da Fox News autora do artigo, Malia Zimmerman, teria trabalhado em colaboração com Ed Butowsky, também visado na queixa.

O responsável da Fox News pelo dossiê da informação, Jay Wallace, qualificou na terça-feira (1º) as acusações como “completamente falsas“, conforme uma declaração escrita transmitida à agência de notícias AFP.

O artigo em causa é objeto de um inquérito interno, disse Wallace, que acrescentou: “Não temos qualquer prova de que Rod Wheeler tenha sido citado de maneira errada” pela autora do artigo.

O advogado do ex-detetive e comentarista da Fox News diz, segundo o Observador que cita a NPR, que Rod Wheeler foi “usado como um peão por Ed Butowsky, pela Fox News e pela administração Trump para tentar desviar as atenções que estavam centradas no roubo dos e-mails do Comitê Nacional Democrata pelos russos”.

Ed Butowski, o milionário que teria tentado dar gás à história, refuta as acusações, alegando que o encontro com Sean Spicer aconteceu porque Rod Wheeler queria desesperadamente um trabalho na Casa Branca.

Sean Spicer diz que nunca se falou em qualquer cargo na reunião que tiveram – e que os comentários sobre Trump saber da história eram apenas brincadeiras entre amigos. Spicer disse também que não tinha conhecimento de que Trump estivesse a par da investigação.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …