Trump cancela encontro com líderes do Talibã nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ter cancelado na última hora uma reunião marcada em sigilo para este domingo (08/09) com líderes do Talibã e do Afeganistão, após o grupo islamista assumir a autoria de um ataque em Cabul que matou um soldado americano e outras 11 pessoas na última quinta-feira.

Trump disse que as conversações com as duas partes, que aconteceriam separadamente, iriam ocorrer no retiro presidencial de Camp David, em Maryland. Entretanto, o contínuo uso da violência por parte do Talibã faz com que o grupo seja considerado como um parceiro não confiável.

“Se eles não conseguem acordar um cessar-fogo durante essas negociações de paz de grande importância […] eles provavelmente não têm o poder de negociar um acordo relevante”, afirmou Trump através do Twitter. “Que tipo de pessoas mataria tanto para tentar reforçar seu poder de barganha? Não conseguiram, apenas pioraram as coisas”, observou.

Um soldado americano e um romeno morreram no atentado em Cabul na última quinta-feira, no maior dos ataques recentes assumidos pelo Talibã, ocorrido em meio às negociações de paz.

A decisão de Washington pode significar, ao menos por hora, um fim abrupto ao processo diplomático liderado há quase um ano pelo veterano diplomata americano Zalmay Khalilzad, nascido no Afeganistão, que realizou nove rodadas de conversações no Catar com o negociador-chefe do Talibã, o mulá Abdul Ghani Baradar

Recentemente, Khalilzad disse que tinha chegado a um acordo “em princípio” com o Talibã. Trechos do pacto inicial que foram tornados públicos revelaram que o Pentágono se comprometeu a retirar no próximo ano 5 mil soldados, dos 13 mil que se encontram nas cinco bases americanas em solo afegão.

Em contrapartida, o Talibã cortaria os laços com os extremistas da Al Qaeda e se comprometeria a combater o grupo islamista “Estado Islâmico”, além de impedir que jihadistas se refugiem no Afeganistão. O presidente afegão, Ashraf Ghani, já deixou claras as suas críticas aos termos do acordo com o Talibã, uma vez que os islamistas se recusam a negociar diretamente com o governo internacionalmente reconhecido em Cabul.

“O obstáculo criado no processo de paz atual se deve à contínua violência e combates por parte do Talibã”, afirmou um comunicado do gabinete de Ghani emitido neste domingo, após o cancelamento da reunião nos EUA. “O governo afegão, no que diz respeito à paz, reconhece os esforços sinceros de seus aliados e o comprometimento em trabalhar junto aos Estados Unidos e outros aliados para trazer paz duradoura“.

O anúncio de Trump sobre o cancelamento gerou perplexidade em Washington, assim como o fato de a reunião ter sido marcada em Camp David. O retiro presidencial já abrigou encontros que resultaram em acordos importantes, como o tratado de paz entre o Egito e Israel intermediado pelo ex-presidente americano Jimmy Carter, em 1979.

Em 2000, o ex-presidente Bill Clinton recebeu em Camp David o líder palestino Yasser Arafat e o premiê israelense Ehud Barak, em negociações de paz. O local já abrigou importantes chefes de Estado de vários países, mas esta seria a primeira vez que acolheria líderes de uma organização militante.

O encontro em Camp David ocorreria dias antes do 18º aniversário dos ataques de 11 de setembro de 2001, que levaram à invasão americana no Afeganistão e à remoção do Talibã do poder.

O cancelamento aumenta as dúvidas sobre a possibilidade de os EUA iniciarem no futuro próximo a retirada de sua presença militar no Afeganistão e surge a poucas semanas das eleições afegãs, que costumam ocorrer sob fortes tensões mesmo em períodos de maior estabilidade.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

“Não existe gene gay”, afirma estudo genético feito com meio milhão de DNAs

Como ser baixo ou alto, mais ou menos inteligente, o fato de amar homens ou mulheres não é definido por um único gene, mas por várias regiões do genoma e, como qualquer aspecto humano complexo, …

Este projeto social está buscando 7 pessoas para viajar o mundo com tudo pago

A empresa portuguesa YourBestLife está recrutando sete pessoas para viajar o mundo realizando trabalhos de impacto social com tudo pago. As inscrições vão até o dia 31 de outubro e podem se candidatar pessoas que …

Pela primeira vez na história cientistas conseguem reverter envelhecimento

Nenhuma pessoa está livre do tempo: seja um jovem, uma criança, um recém-nascido ou um adulto em idade madura, todo mundo irá envelhecer e sentir os efeitos desse processo. Essa é uma verdade incontestável em qualquer …

Greta Thunberg protesta em frente à Casa Branca ao lado de estudantes pelo clima

A militante do meio ambiente, Greta Thunberg, participou nesta sexta-feira (13) de uma pequena manifestação sobre o clima em frente à Casa Branca. “Nunca desistam”, disse a ativista aos jovens que foram até o local …

Snowden alerta para propagação de mentiras na internet

Há seis anos, ex-analista da NSA causou terremoto político ao revelar atividades ilícitas do serviço secreto dos EUA. Em entrevistas a jornais alemães, Snowden conta que ainda almeja asilo político na Alemanha. Seis anos após divulgar …

Visita de objeto interestelar intriga comunidade científica

  O objeto interestelar foi detectado por um astrônomo amador, e desde então o visitante passou a intrigar a comunidade científica. Gennady Borisov, astrônomo amador, utilizou um telescópio que ele mesmo construiu para avistar o objeto. Sua …

Homem morto há 22 anos é encontrado com ajuda do Google Earth

Os restos mortais de um homem desaparecido há duas décadas, nos EUA, foram encontrados dentro de um carro submerso em um lago graças ao Google Earth. William Moldt foi dado como desaparecido em Lantana, na Flórida, …

O plano japonês de jogar ao mar água radioativa de Fukushima

Nesta semana, o ministro do Meio Ambiente do Japão, Yoshiaki Harada, declarou que despejar no Oceano Pacífico mais de 1 milhão de toneladas de água contaminada pelo desastre nuclear de Fukushima seria a "única opção" …

Incêndio no Hospital Badim deixou 11 mortos no Rio de Janeiro

Um incêndio atingiu o Hospital Badim, no Maracanã, zona norte do Rio de Janeiro, na noite de quinta-feira, deixando pelo menos onze mortos, conforme noticiado pela imprensa brasileira. Os pacientes foram retirados às pressas da unidade …

Origem dos cometas é revelada em novo estudo

Pesquisadores da Universidade de Leiden (Holanda) aplicaram modelos químicos em 14 cometas e encontraram um padrão em sua composição. Os cometas são bolas de gelo, poeira e pequenas partículas parecidas com pedras. Seus núcleos podem alcançar …