Trump minimizou intencionalmente a gravidade da pandemia, revela livro

Brandon Dill / EPA

Em entrevistas ao jornalista Bob Woodward, presidente americano admitiu que sabia que o coronavírus era perigoso e mortal, mas decidiu não ser claro com a população para não criar pânico. “Sempre minimizei.”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu em entrevistas ao jornalista americano Bob Woodward que sabia da gravidade da pandemia de covid-19 antes de o vírus atingir em cheio o país, mas decidiu esconder essa informação da população para não criar pânico.

As falas de Trump estão no novo livro de Woodward – intitulado Rage, com publicação programada para 15 de setembro – e foram reveladas nesta quarta-feira (09/09) pelo jornal The Washington Post e a emissora CNN, que tiveram acesso antecipado à obra.

“Eu quis sempre minimizar [a gravidade da pandemia]”, disse o presidente em entrevista ao jornalista em 19 de março, que foi gravada, e o áudio, disponibilizado no site da CNN. “Ainda gosto de minimizá-la, porque não quero criar pânico.”

Já no início de fevereiro, Trump demonstrou estar ciente de como o coronavírus é transmitido, embora tenha rejeitado a ideia de usar máscara durante meses a fio.

“Vai pelo ar. Isso é sempre mais difícil do que por toque. Você não precisa tocar nas coisas. Certo? Mas o ar, você apenas respira o ar, e é assim que ele é transmitido. E então isso é muito complicado”, disse, acrescentando que a doença é muito mais mortal do que a gripe comum. “Isso é algo mortal”, repetiu, dando ênfase.

Em público, no entanto, o republicano disse repetidamente aos americanos, durante as primeiras semanas no início de 2020, que o vírus não era perigoso e “desapareceria” sozinho.

O livro foi escrito com base em 18 entrevistas com Trump, conduzidas pelo veterano jornalista entre dezembro de 2019 e julho de 2020, tanto pessoalmente como por telefone. Woodward é uma figura lendária do jornalismo dos Estados Unidos. Na década de 1970, quando era repórter investigativo do The Washington Post, ele e o colega Carl Bernstein desempenharam um papel fundamental na exposição do escândalo Watergate, que levou à renúncia do presidente Richard Nixon, em 1974.

A oito semanas das eleições presidenciais de 3 de novembro, a obra adiciona uma nova pressão sobre Trump. Pesquisas de opinião mostram que cerca de dois terços dos americanos desaprovam sua gestão da crise do coronavírus, enquanto o presidente tem sido frequentemente acusado de minimizar a gravidade da pandemia para tentar aumentar suas chances de reeleição.

Em coletiva de imprensa na Casa Branca nesta quarta-feira, Trump condenou o livro e justificou que, se ele minimizou a crise, foi para evitar um “frenesi”. “O fato é que eu sou um líder de torcida por este país, eu amo este país e não quero que as pessoas fiquem assustadas”, declarou.

“Eu não vou conduzir este país ou o mundo à loucura”, acrescentou. “Nós precisamos mostrar liderança, e a última coisa que você quer fazer é criar pânico.”

Contudo, Rage tem potencial de dar nova munição aos democratas, que poderão argumentar que Trump falhou em preparar os americanos para a gravidade da epidemia ou em conduzir a população a uma resposta adequada à crise. Os Estados Unidos são, de longe, o país mais atingido pela covid-19, com mais de 6,35 milhões de casos e 190 mil mortos até agora.

“Ele sabia quão mortal era [o vírus]”, afirmou o candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, durante campanha no Michigan. “Ele mentiu ao povo americano. Ele mentiu intencionalmente e de bom grado sobre a ameaça que isso representava ao país, durante meses.” Segundo o adversário de Trump, “foi uma traição de vida e morte ao povo americano”.

Como Trump se referiu à pandemia

Desde o início da crise, o presidente passou mensagens contraditórias num momento em que o país precisava de orientação, e mostrou ser um dos poucos líderes mundiais que rejeitaram a gravidade da pandemia, contradisseram a comunidade científica e defenderam a reabertura da economia, ao lado do presidente Jair Bolsonaro.

Em fevereiro – bem depois de ter sido informado por seus assessores sobre os perigos representados pela covid-19 –, Trump disse que o coronavírus poderia ir embora em abril “com o calor” do verão.

Em março, ele falou em um “tremendo controle do governo sobre” a situação e prometeu: “Isso vai passar. Apenas fiquem calmos.” No mesmo mês, Trump comparou o coronavírus à gripe comum, que segundo ele mata “entre 27 mil e 70 mil pessoas por ano”, e ainda assim “nada é fechado, vida e economia continuam”.

No final de março, um presidente de cara amarrada anunciou que a marca de 100 mil mortos estava se aproximando. Pouco antes, havia falado sobre a ideia de acabar com as imposições de distanciamento social a tempo da Páscoa, em meados de abril.

Foi somente em julho que o presidente usou máscara em público pela primeira vez.

// DW

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …