Twitter bloqueia conta oficial de campanha de Trump

Chris Kleponis / EPA POOL

O Twitter anunciou nesta quarta-feira (5) ter bloqueado temporariamente a conta oficial da campanha de reeleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por conta de um tuíte que continha informação equivocada sobre a Covid-19.

Na mensagem publicada pela conta @TeamTrump, o presidente americano afirma que as crianças são “quase imunes” à Covid-19, o que viola as regras contra a desinformação na rede social, segundo um porta-voz. “O proprietário da conta deverá apagar o tuíte antes de poder voltar a postar mensagens”, completou.

O Facebook também confirmou nesta quarta-feira (5) ter removido da página do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um vídeo considerado “desinformação prejudicial” sobre a pandemia de Covid-19. Trata-se de uma entrevista para a emissora Fox News em que Trump afirma que as crianças são “quase imunes” ao novo coronavírus.

“O vídeo inclui afirmações falsas de que um grupo de pessoas é imune à doença, o que representa uma violação das nossas políticas sobre desinformação”, informou um porta-voz. Esta é a primeira vez que a rede social remove uma publicação da página do presidente por “desinformação”, embora tenha excluído uma publicação da página de sua campanha eleitoral por usar um símbolo nazista.

O Facebook removeu o vídeo no momento em que enfrenta pressões para evitar a divulgação de informações falsas por um lado e, por outro, é acusado de censurar opiniões.

Ao ser consultado sobre a decisão da rede social, durante entrevista coletiva na Casa Branca, Trump defendeu-se: “Falo de ficar gravemente doente. Se você olhar para as crianças, elas podem se livrar do coronavírus muito facilmente.”

Em desvantagem nas pesquisas de intenção de voto, Trump retomou, após semanas, as entrevistas coletivas diárias sobre a Covid-19, que usa para defender seu governo e atacar o rival.

Pandemia complica campanha presidencial

A pandemia voltou a golpear, nesta quarta-feira, a campanha presidencial americana: Joe Biden desistiu de comparecer à convenção nacional democrata, programada para 17 a 20 de agosto em Milwaukee, em Wisconsin. Diante da piora da pandemia, os organizadores do evento informaram que “os oradores, incluindo Biden, não viajarão a Milwaukee, para proteger a saúde pública”.

O ex-número dois de Barack Obama, 77 anos, fará seu discurso de nomeação no estado de Delaware, onde mora. Com esta decisão, a Convenção Nacional Democrata será realizada pela primeira vez em um formato totalmente virtual.

As convenções partidárias costumam iniciar a campanha eleitoral com pompa. Os delegados nomeiam oficialmente seu candidato, que, durante um discurso, aceita a indicação e apresenta seu programa de governo. Mas o aumento dos casos de coronavírus no país reduziu a magnitude dos eventos, com foco nas eleições presidenciais de 3 de novembro.

Discurso em Washington

Trump, cuja campanha para a reeleição enfrenta uma economia em profunda recessão e um aumento dos casos de Covid-19, anunciou que planeja fazer seu discurso de nomeação de Washington DC. “Estamos pensando em fazê-lo na Casa Branca, porque não envolve deslocamentos. É fácil. E acho que é um ambiente bonito”, disse o presidente ao canal Fox News.

Trump tinha previsto aceitar sua indicação durante a Convenção Nacional Republicana em Charlotte, Carolina do Norte, agendada para 24 a 27 de agosto. No entanto, o plano teve que ser descartado para impedir a propagação do vírus, bem como uma tentativa de transferi-lo para Jackson, na Flórida.

A pandemia torna impossível a realização de comícios e priva Trump de uma de suas grandes forças: sua capacidade de seduzir a base eleitoral em grandes eventos de massa.Em desvantagem nas pesquisas de intenção de voto, Trump retomou, após semanas, as entrevistas coletivas diárias sobre a Covid-19, que usa para defender seu governo e atacar o rival democrata.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas russos encontram nova forma de tratamento para covid-19

Uma equipe de cientistas russos sugeriu tratar os pacientes gravemente afetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 da mesma maneira que são tratados alguns casos de intoxicação. De acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa de Medicina de …

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …