Impressora 3D constrói uma casa inteira em 24 horas

A tecnologia vem operando milagres na vida das pessoas. E uma prova disso foi esta casa, construída em apenas 24 horas, graças a uma impressora 3D.

Com um investimento de apenas US$ 10 mil, foi possível construir uma casa inteira, totalmente habitável, e economizando algo em torno de 70% do que se gastaria em uma construção convencional da mesma casa.

A peripécia aconteceu na Rússia, onde, normalmente, casas nesse padrão, feitas de alvenaria, custam cerca de US$ 33 mil. A estrutura toda possui 38 metros quadrados e, de tudo que nela existe, apenas o acabamento não foi impresso. Isso quer dizer que toda a tinta utilizada na construção, as portas e as janelas são, por assim dizer, “de verdade”.

Diferente de projetos que usam tecnologia de impressão 3D para construir estruturas grandes, a Apis Cor diz que não imprime os blocos para depois colocá-los juntos e formar uma casa como se fosse de Lego.

Em vez disso, a impressora desenvolvida pela empresa vai construindo a planta circular da habitação de uma só vez, o que confere mais agilidade ao processo.

O equipamento é compacto e relativamente leve, e pode ser usado para construir casas em praticamente qualquer local, até mesmo em temperaturas bem baixas, onde há neve. A tecnologia é completamente automatizada, e segundo a empresa, tudo funciona de maneira bastante intuitiva para o operador.

Ao final do processo, as paredes e todo o alicerce da casa têm resistência e durabilidade similares às da alvenaria comum — tanto que a construção 3D até usa uma mistura de concreto reforçada com fibra de vidro.

O telhado plano e o teto também fazem parte da impressão e estão de acordo com normas de engenharia civil. Por isso, a tecnologia já está pronta para uso em larga escala e para construir vários tipos de imóveis.

Por trás do projeto está a companhia Apis Cor, e seu CEO, Nikita Chen-yun-tai.

“Queremos mudar a percepção do público de que construção não pode ser rápida, ecológica, eficiente e confiável ao mesmo tempo”, explicou o CEO, dando uma aula de empreendedorismo e sustentabilidade.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ministra da Saúde de Macron vai disputar prefeitura de Paris em batalha de mulheres

O partido presidencial francês e seus aliados centristas encontraram neste domingo (16) na ministra da Saúde, Agnès Buzyn, 58, a sucessora ideal para Benjamin Griveaux. O candidato de Emmanuel Macron ao cargo de prefeito de …

Organização vende suposto DNA de Donald Trump e outros líderes globais

Nesta sexta-feira, uma organização chamada Earnest Project passou a oferecer a chance de possuir amostras de DNA de alguns líderes mundiais e outras celebridades. O grupo alega que coletou clandestinamente itens descartados pelos participantes do Fórum …

Tribunal alemão suspende derrubada de floresta para fábrica da Tesla

Justiça ordena que gigante americana interrompa corte de árvores nos arredores de Berlim enquanto analisa pedido de associação ambiental. Empresa de Elon Musk planeja construir ali sua primeira "gigafábrica" da Europa. Um tribunal na Alemanha determinou …

Satélites podem facilmente ser manipulados por hackers, alerta pesquisador

Talvez você já esteja por dentro da confusão toda em relação aos problemas que os satélites Starlink, da SpaceX, estão causando na comunidade astronômica. Os relativamente poucos satélites lançados (cerca de 240, como parte de um …

Na Índia, campanha faz semáforo voltar ao vermelho se os motoristas buzinarem demais

Se a Índia é um país famoso por sua religiosidade, sua culinária, suas belezas naturais e, sendo o segundo país mais populoso, por ser a maior democracia por eleitorado do mundo, ela também carrega a …

Secularismo e tolerância a minorias predizem a prosperidade de um país

Pesquisadores da Universidade de Bristol e Universidade do Tennesse analisaram dados de quase 500 mil pessoas de 109 países e concluíram que mudanças na cultura geralmente vêm antes da melhora na riqueza, educação e democracia. Os …

Estudo: declínio de abelhas se aproxima da extinção em massa

De acordo com um novo estudo liderado por cientistas da Universidade de Ottawa (Canadá), a probabilidade de uma população de abelhas sobreviver em qualquer lugar diminuiu 30% no curso de uma geração humana. Os pesquisadores sugerem …

Pesquisador diz ter descoberto droga capaz de apagar memória ruim de separação amorosa

Um pesquisador de Montreal, no Canadá, diz ter encontrado uma maneira de acabar com o sofrimento causado por uma separação traumática — ele "edita" as memórias dolorosas usando um betabloqueador e sessões de terapia. Alain Brunet …

Documento revela que Facebook poderia ter virado uma "Wikipédia da vida privada"

Steven Levy, conhecido editor da Wired, conseguiu colocar as mãos em algo que ele talvez nunca imaginou encontrar: um diário de Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, datado de 2006 e que mostra algumas …

Missão suicida: satélite queimará na atmosfera da Terra, mas por uma boa causa

Na próxima semana, a Agência Espacial Europeia (ESA) vai destruir um satélite, lançando-o em direção à atmosfera da Terra, só para vê-lo queimar durante a reentrada. Sim, tudo de propósito. Trata-se de um experimento muito …