Impressora 3D constrói uma casa inteira em 24 horas

A tecnologia vem operando milagres na vida das pessoas. E uma prova disso foi esta casa, construída em apenas 24 horas, graças a uma impressora 3D.

As técnicas de impressão em 3D estão evoluindo em ritmo cada vez mais acelerado e dando forma aos mais variados tipos de projetos e ideias. Agora, essa tecnologia chegou às 3d printing homes, e pode revolucionar a indústria da construção civil.

O mais recente exemplo aconteceu na Rússia, onde, com um investimento de apenas US$ 10 mil, foi possível construir uma casa inteira, totalmente habitável, e economizando algo em torno de 70% do que se gastaria em uma construção convencional da mesma casa. Normalmente, casas nesse padrão em alvenaria custam no país cerca de US$ 33 mil.

A estrutura toda possui 38 metros quadrados e, de tudo que nela existe, apenas o acabamento não foi impresso. Isso quer dizer que toda a tinta utilizada na construção, as portas e as janelas são, por assim dizer, “de verdade”.

Diferente de projetos que usam tecnologia de impressão 3D para construir estruturas grandes, a Apis Cor diz que não imprime os blocos para depois colocá-los juntos e formar uma casa como se fosse de Lego.

Em vez disso, a impressora desenvolvida pela empresa vai construindo a planta circular da habitação de uma só vez, o que confere mais agilidade ao processo.

O equipamento é compacto e relativamente leve, e pode ser usado para construir casas em praticamente qualquer local, até mesmo em temperaturas bem baixas, onde há neve. A tecnologia é completamente automatizada, e segundo a empresa, tudo funciona de maneira bastante intuitiva para o operador.

Ao final do processo, as paredes e todo o alicerce da casa têm resistência e durabilidade similares às da alvenaria comum — tanto que a construção 3D até usa uma mistura de concreto reforçada com fibra de vidro.

O telhado plano e o teto também fazem parte da impressão e estão de acordo com normas de engenharia civil. Por isso, a tecnologia já está pronta para uso em larga escala e para construir vários tipos de imóveis.

Por trás do projeto está a companhia Apis Cor, e seu CEO, Nikita Chen-yun-tai.

“Queremos mudar a percepção do público de que construção não pode ser rápida, ecológica, eficiente e confiável ao mesmo tempo”, explicou o CEO, dando uma aula de empreendedorismo e sustentabilidade.

Ciberia // CanalTech

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …