Impressora 3D constrói uma casa inteira em 24 horas

A tecnologia vem operando milagres na vida das pessoas. E uma prova disso foi esta casa, construída em apenas 24 horas, graças a uma impressora 3D.

As técnicas de impressão em 3D estão evoluindo em ritmo cada vez mais acelerado e dando forma aos mais variados tipos de projetos e ideias. Agora, essa tecnologia chegou às 3d printing homes, e pode revolucionar a indústria da construção civil.

O mais recente exemplo aconteceu na Rússia, onde, com um investimento de apenas US$ 10 mil, foi possível construir uma casa inteira, totalmente habitável, e economizando algo em torno de 70% do que se gastaria em uma construção convencional da mesma casa. Normalmente, casas nesse padrão em alvenaria custam no país cerca de US$ 33 mil.

A estrutura toda possui 38 metros quadrados e, de tudo que nela existe, apenas o acabamento não foi impresso. Isso quer dizer que toda a tinta utilizada na construção, as portas e as janelas são, por assim dizer, “de verdade”.

Diferente de projetos que usam tecnologia de impressão 3D para construir estruturas grandes, a Apis Cor diz que não imprime os blocos para depois colocá-los juntos e formar uma casa como se fosse de Lego.

Em vez disso, a impressora desenvolvida pela empresa vai construindo a planta circular da habitação de uma só vez, o que confere mais agilidade ao processo.

O equipamento é compacto e relativamente leve, e pode ser usado para construir casas em praticamente qualquer local, até mesmo em temperaturas bem baixas, onde há neve. A tecnologia é completamente automatizada, e segundo a empresa, tudo funciona de maneira bastante intuitiva para o operador.

Ao final do processo, as paredes e todo o alicerce da casa têm resistência e durabilidade similares às da alvenaria comum — tanto que a construção 3D até usa uma mistura de concreto reforçada com fibra de vidro.

O telhado plano e o teto também fazem parte da impressão e estão de acordo com normas de engenharia civil. Por isso, a tecnologia já está pronta para uso em larga escala e para construir vários tipos de imóveis.

Por trás do projeto está a companhia Apis Cor, e seu CEO, Nikita Chen-yun-tai.

“Queremos mudar a percepção do público de que construção não pode ser rápida, ecológica, eficiente e confiável ao mesmo tempo”, explicou o CEO, dando uma aula de empreendedorismo e sustentabilidade.

Ciberia // CanalTech

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Astrônomos descobrem atividade em objeto planetário distante do Sistema Solar

Uma equipe de astrônomos anunciou sua descoberta da atividade de Centaur 2014 OG392, um objeto planetário observado pela primeira vez em 2014. Centauros são planetas menores que os astrônomos pensam que se originaram no Cinturão de …

Com Google acusado de monopólio, Apple estaria agilizando seu próprio buscador

No mês de agosto, o Canaltech noticiou que a Apple poderia estar trabalhando em seu próprio motor de busca para não ter mais que utilizar os recursos do Google. Agora, novas informações divulgadas pelo jornal Financial …

Ataque com faca deixa três mortos em Nice, na França

Mulher é decapitada dentro de igreja e mais duas pessoas são mortas com golpes de faca. Segundo prefeito, agressor teria repetido "Allah Akbar". Atentado ocorre em meio a tensões devido a caricaturas do profeta Maomé. Ao …

Trabalhador encontra carta secreta de 1941 escondida em teto de igreja

A igreja de Saint James, na Antuérpia, é um dos locais históricos mais importantes da cidade belga. Há séculos, ela costuma ser uma das paradas para peregrinos que vão até Santiago de Compostela visitar o …

É possível que o Covid-19 esteja envelhecendo o cérebro de pacientes em 10 anos

Além de poder prejudicar o seu coração o Covid-19 pode afetar o seu cérebro. Os efeitos cognitivos do coronavírus podem durar meses em certos casos, de acordo com os pesquisadores. Pessoas se recuperando do COVID-19 podem …

Nokia é a marca de Android mais durável e segura, aponta pesquisa

A Counterpoint Research divulgou um novo relatório sobre o índice de confiabilidade das fabricantes de smartphones e destacou o desempenho da HMD/Nokia, que liderou o ranking pelo segundo ano. Em resumo, a empresa foi a …

Rejeição à França aumenta no mundo islâmico

Após governo Macron sair em defesa do secularismo e iniciar ofensiva contra o islã radical, líderes como o presidente turco Erdogan passam a insuflar suas populações como forma de distração de problemas internos. Na esteira do …

Meteoro explode no céu e causa tremor em cidades da Bahia

Um meteoro brilhou nos céus de algumas cidades da Bahia nesta segunda-feira (26). O bólido (nome que recebem os meteoros que explodem na atmosfera terrestre tornando-se extremamente brilhantes), foi detectado e registrado por câmeras de …

O salmão consumido no Brasil está acabando com a costa chilena

Comer em um rodízio de japonês pode soar como uma ótima ideia para quem gosta das iguarias orientais. O que muita gente não sabe é que o salmão comprado como matéria prima em restaurantes do …

Motor nuclear projetado para NASA poderá transportar humanos para Marte em apenas 3 meses

A NASA tem como meta enviar a primeira tripulação humana para Marte em 2030, e certa inovação poderá fazer a jornada de mais de 64 milhões de quilômetros em apenas três meses, em vez de …