Uma única árvore “mágica” produz mais de 40 variedades de fruta

Sam Van Aken cresceu em uma fazenda da família antes de fazer carreira como artista. Agora, trabalha como professor de arte na Universidade de Syracuse, em Nova York, mas sua mais famosa conquista – a incrível Árvore de 40 Frutos – combina seu conhecimento de agricultura e arte.

Em 2008, Van Aken soube que um pomar na Estação Experimental Agrícola do Estado de Nova York estava prestes a fechar devido à falta de financiamento. O pomar era único, uma “relíquia familiar”, onde cresciam um grande número de variedades antigas e nativas de frutas com caroço, algumas delas com 150 a 200 anos de idade.

Perder esse pomar significaria extinguir muitas variedades raras e antigas. Então, para preservá-las, Van Aken comprou o pomar e passou os anos seguintes tentando descobrir como enxertar partes de várias árvores em uma única só árvore de fruto – que seria chamada de “Árvore de Trabalho”.

Aken trabalhou com mais de 250 variedade de frutas com caroço. O professor desenvolveu uma linha do tempo na qual anotava quando cada uma das árvores florescia em relação a outra. No momento em que isso acontecia, começava a enxertar algumas delas junto às raízes estruturais da árvore de trabalho.

Uma vez que a árvore de trabalho tinha cerca de 2 anos, Van Aken usou uma técnica chamada enxertia de garfo para adicionar mais variedades em ramos separados. Esta técnica envolve retirar uma lasca da árvore que inclui o broto, inserindo-a depois em um ramo da árvore de trabalho.

Depois de colocada no local da incisão, o enxerto é deixado repousar e curar durante todo inverno. Se tudo correr bem, depois do inverno o ramo será podado para encorajar o crescimento como um ramo normal da árvore de trabalho.

Após 5 anos e vários ramos enxertados, a primeira Árvore de 40 Frutas de Aken estava completa. Durante todas as estações, a árvore se parece com uma árvore comum.

Mas, na primavera, apresenta uma bonita mistura de tons de rosa, branco, vermelho e roxo que depois se transformam em uma variedade de ameixas, pêssegos, damascos, cerejas e amêndoas durante os meses de verão.

Krista76 / Flickr

Um árvore de 40 Frutas em espaço público, nos EUA

A Árvore de 40 Frutas não só é um belo espécime, como também ajuda a preservar a diversidade das frutas de caroço no mundo. Estas frutas são selecionadas para comercialização, tendo em conta os seguintes fatores: primeiro, o tempo que se mantêm frescas; depois, o tamanho que atingem; e, por fim, o sabor.

Esses critérios demonstram que existem milhares de variedades de frutas de caroço no mundo, mas apenas uma pequena quantidade é considerada comercialmente viável – mesmo não sendo as mais saborosas ou nutritivas.

De acordo com o site de Van Aken, há pelo menos 20 árvores desse tipo plantadas pelo professor até agora. As árvores podem ser encontradas em diferentes locais, como museus, centros comunitários e coleções de arte particulares espalhadas por todos os EUA.

A questão agora é: o que acontece com todas as frutas colhidas da árvore?

“As pessoas que têm essas árvores me dizem que ela fornece a quantidade e variedade de fruta perfeita. Em vez de ter uma variedade que produz mais frutas do que as que consumimos, a árvore produz uma boa quantidade de frutas de 40 variedades”, explicou Aken, em entrevista a Lauren Salked, em 2014.

“Como as frutas amadurecem em diferentes épocas do ano – que vão desde julho a outubro – as pessoas também não são ‘inundadas’ com elas”, concluiu.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …