Da próxima vez que vir uma mãe dizendo ao filho para que não brinque com a comida, mostre a ela a The Vegetable Orchestra – ou a Orquestra Vegetal, um grupo de Viena, na Áustria que, como mostra o nome, toca com instrumentos feitos somente com vegetais.
É isso mesmo: há 18 anos que os membros da The Vegetable Orchestra vão às feiras locais para comprar frutas e vegetais com um propósito muito diferente de se alimentar – entre tomates, abóboras e cenouras, eles estão atrás é de música.
Alguns instrumentos já vem “prontos” – como pimentões, que se forem esfregados um contra o outro produzem som – e outros precisam ser realmente “fabricados”, com furos e encaixes em outros vegetais.
De qualquer forma, frutas e vegetais depois de pouco tempo começam a estragar, portanto todas os instrumentos da banda precisam ser feitos de frutas frescas – e serem fabricados novamente para cada apresentação.
Mas não há desperdício na orquestra vegetal. Enquanto fabricam os novos instrumentos, uma grande sopa é preparada com os instrumentos da última apresentação, a ser servida para o público ao fim do concerto.
O som da “música vegetal” abrange influencias diversas, passando pelo eletrônico, experimental, contemporâneo, noise e improviso. A Vegetable Orchestra toca composições de fato, escritas para serem tocadas por vegetais.
Atualmente a orquestra é formada por 11 músicos, e apresentam de 20 a 30 shows por ano pelo mundo – sem jamais deixar de manipular, tocar, furar, batucar, soprar, esfregar e brincar com a comida.
Que tal assistir um concerto da Orquestra Vegetal?
// Hypeness