Vendedor cria barreira flutuante para tirar lixo de rio no Paraná

Existem algumas pessoas que simplesmente não conseguem esperar que os outros façam as coisas e resolvam os problemas, mas se adiantam e fazem por eles mesmos. Este é o caso de Diego Saldanha, que vive na região metropolitana de Curitiba e estava cansado de ver lixo, garrafas, sofás e até mesmo fogões, correndo pelas águas do rio que passa ao fundo de sua casa.

Foi quando ele decidiu que precisava fazer alguma coisa e construiu uma barreira flutuante com as próprias mãos. A ecobarreira funciona como um dique flutuante formado por galões plásticos unidos por uma rede que, esticado de uma margem à outra, funciona como uma barreira que retém o lixo que é arrastado pela correnteza.

Desde que ele a instalou, em janeiro de 2017, ele impediu que mais de 1 tonelada e meia de resíduos do Rio Atuba fosse para a natureza e contaminasse as águas, que abastecem toda a região.

Diego, que vende frutas nos semáforos da cidade, organizou ao lado da barreira uma espécie de “museu” e é de impressionar a quantidade de lixo que ele já retirou de lá. Lixo que, se não fosse por ele, teria ido para a natureza. Ele fez uma espécie de parceria com sua mãe, que restaura algumas peças que ele retira do rio e as vende em uma espécie de brechó.

E não para por aí: ele diz que 90% do lixo que ele recolhe são garrafas de plástico e que elas foram importantes para ele arrecadar quase R$ 1 mil no ano passado, pois a escola municipal onde seus filhos estudam possui um projeto que estimula os alunos a levarem todo o lixo reciclável para a escola, que depois é vendido.

Diego afirmou ao UOL que gastou cerca de R$ 1 mil até conseguir finalizar seu projeto, mas que não se importa, pois sabe a importância de seu projeto. Além do mais, ele faz porque gosta. Ele dá palestras sobre o assunto e tem uma página no Facebook, onde posta vídeos da sua ecobarreira, que já chegaram a ter mais de 5 milhões de visualizações e 100 mil compartilhamentos.

Ele tem chamado cada vez mais a atenção de pessoas, políticos da sua cidade e empresas, que enviam presentes e propostas de parcerias. Mas, para ele, nada disso importa, já que a inspiração para continuar o trabalho é lembrar o rio era limpo de quando ele era criança.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mudanças climáticas: cientistas treinam vacas para usar banheiro contra aquecimento global

Vacas podem ser treinadas para usar um banheiro para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, segundo uma experiência realizada na Alemanha por pesquisadores alemães e da Nova Zelândia. No estudo, os cientistas treinaram os …

Reprovação a Bolsonaro volta a subir, afirma Datafolha

O Instituto Datafolha apurou que a reprovação ao governo do presidente Jair Bolsonaro aumentou ainda mais, passando para 53% entre as pessoas consultadas, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (17/02) pelo jornal Folha de S. …

Empresa norueguesa assegura que pode 'eliminar' furacões antes que se tornem destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de cortina de bolhas proposto pela empresa poderia ela própria provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, startup norueguesa, assegura que sua tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem poderosos …

Limitar aquecimento global a 1,5ºC exige redução drástica de gases poluentes, mostra relatório

Manter a temperatura da Terra a 1,5°C será impossível sem uma redução massiva das emissões de gases poluentes. É o que mostra um novo relatório divulgado pela ONU nesta quinta-feira (16). O documento "United …

Alemanha libera entrada para brasileiros que apresentem teste negativo

A Alemanha vai deixar de considerar o Brasil como área de alto risco na pandemia do novo coronavírus a partir deste domingo, anunciou nesta sexta-feira (17/09) o Instituto Robert Koch (RKI), a agência governamental alemã …

Assembleia-Geral da ONU: exigência de vacina ainda não está decidida, mas é improvável que Bolsonaro seja barrado

Perdeu força a possibilidade de que líderes de países tenham que comprovar que se vacinaram contra a covid-19 para participar da 76ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece na semana que vem …

Submarinos: França perde o "contrato do século" para a Austrália, que opta por EUA e Reino Unido

O jornal econômico Les Echos estampa em sua primeira página desta quinta-feira (16) uma notícia, ainda no condicional, que se concretizaria durante a madrugada: "A Austrália desiste de uma encomenda de 12 submarinos franceses …

VSR: o pouco conhecido vírus que se espalha entre crianças no mundo e também no Brasil

No início de 2021, a equipe do Hospital Infantil de Maimonides, no Brooklyn, em Nova York (EUA), começou a experimentar uma cautelosa sensação de alívio. Os casos de covid-19 na cidade estavam em queda. Como …

Com popularidade em queda, premiê britânico Boris Johnson reforma equipe de governo

Após semanas de boatos, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, decidiu modificar o governo nesta quarta-feira para formar uma "equipe unida" e enfrentar os desafios depois de um ano e meio de pandemia e em …

Relatório lista mais de uma dezena de crimes atribuídos a Bolsonaro

Um grupo de juristas liderados pelo ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior entregou nesta terça-feira (14/09) à CPI da Pandemia um relatório de 226 páginas com possíveis crimes cometidos pelo presidente Jair Bolsonaro durante a …