A Via Láctea pode ter vários bolsões de vida alienígena

R. Hurt / JPL / NASA

Conceito artístico da Via Láctea. Assinaladas a verde, as regiões onde a vida alienígena pode ter se espalhado além de seu sistema para criar oasis de vida - a chamada panspermia

Conceito artístico da Via Láctea. Assinaladas a verde, as regiões onde a vida alienígena pode ter se espalhado além de seu sistema para criar oasis de vida – a chamada panspermia

Uma questão fundamental em astrobiologia é se a vida pode ser transportada entre planetas extrassolares ou sistemas planetários.

Uma equipe de astrofísicos norte-americanos propõe uma nova estratégia para responder a esta pergunta, com base no princípio de que a vida alienígena que surge através de espalhamento – em um processo chamado de panspermia – exibe mais agrupamentos do que a vida que surge espontaneamente.

Há duas maneiras básicas para a vida se espalhar para além da sua estrela hospedeira. A primeira seria por meio de processos naturais, tais como o estilingue gravitacional de asteroides ou cometas. A segunda seria viajar deliberadamente para outros lugares.

Um novo artigo, aceito para publicação no Astrophysical Journal Letters, não aborda a forma como a panspermia acontece. Ele simplesmente pergunta: se ela acontecer, poderíamos detectá-la? A princípio, a resposta é sim – tudo depende da velocidade do espalhamento da vida pela Via Láctea e além.

O modelo desenvolvido pela equipe do Centro Harvard-Smithsonian para Astrofísica assume que as sementes de um planeta com vida se espalham em todas as direções. Se uma semente chega a um planeta vizinho com as condições certas para a vida em potencial, ela pode criar raízes. Ao longo do tempo, o resultado deste processo seria uma série de oásis com vida que pontilhariam a paisagem galáctica.

“Em nossa teoria, aglomerados de vida se formam, crescem e se sobrepõem como bolhas em uma panela de água fervente”, explicou o principal autor do estudo, Henry Lin, ao Sci-News.

Se nós detectarmos sinais de vida nas atmosferas de mundos estrangeiros, o próximo passo será procurar por um padrão. Por exemplo, em um caso ideal em que a Terra esteja à beira de uma “bolha” de vida, todos os mundos com vida que encontrarmos nas proximidades estarão em uma metade do céu, enquanto a outra metade será estéril.

Os astrofísicos advertem que um padrão só será perceptível se a vida se espalhar de maneira um pouco rápida. Isso porque, como as estrelas na Via Láctea derivam em relação umas às outras, estrelas que são vizinhas agora não o serão em alguns milhões de anos.

Em outras palavras, a deriva estelar espalharia as bolhas, tornando muito difícil para que as formas de vida de cada uma delas pudessem se encontrar.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …