A Via Láctea pode ter vários bolsões de vida alienígena

R. Hurt / JPL / NASA

Conceito artístico da Via Láctea. Assinaladas a verde, as regiões onde a vida alienígena pode ter se espalhado além de seu sistema para criar oasis de vida - a chamada panspermia

Conceito artístico da Via Láctea. Assinaladas a verde, as regiões onde a vida alienígena pode ter se espalhado além de seu sistema para criar oasis de vida – a chamada panspermia

Uma questão fundamental em astrobiologia é se a vida pode ser transportada entre planetas extrassolares ou sistemas planetários.

Uma equipe de astrofísicos norte-americanos propõe uma nova estratégia para responder a esta pergunta, com base no princípio de que a vida alienígena que surge através de espalhamento – em um processo chamado de panspermia – exibe mais agrupamentos do que a vida que surge espontaneamente.

Há duas maneiras básicas para a vida se espalhar para além da sua estrela hospedeira. A primeira seria por meio de processos naturais, tais como o estilingue gravitacional de asteroides ou cometas. A segunda seria viajar deliberadamente para outros lugares.

Um novo artigo, aceito para publicação no Astrophysical Journal Letters, não aborda a forma como a panspermia acontece. Ele simplesmente pergunta: se ela acontecer, poderíamos detectá-la? A princípio, a resposta é sim – tudo depende da velocidade do espalhamento da vida pela Via Láctea e além.

O modelo desenvolvido pela equipe do Centro Harvard-Smithsonian para Astrofísica assume que as sementes de um planeta com vida se espalham em todas as direções. Se uma semente chega a um planeta vizinho com as condições certas para a vida em potencial, ela pode criar raízes. Ao longo do tempo, o resultado deste processo seria uma série de oásis com vida que pontilhariam a paisagem galáctica.

“Em nossa teoria, aglomerados de vida se formam, crescem e se sobrepõem como bolhas em uma panela de água fervente”, explicou o principal autor do estudo, Henry Lin, ao Sci-News.

Se nós detectarmos sinais de vida nas atmosferas de mundos estrangeiros, o próximo passo será procurar por um padrão. Por exemplo, em um caso ideal em que a Terra esteja à beira de uma “bolha” de vida, todos os mundos com vida que encontrarmos nas proximidades estarão em uma metade do céu, enquanto a outra metade será estéril.

Os astrofísicos advertem que um padrão só será perceptível se a vida se espalhar de maneira um pouco rápida. Isso porque, como as estrelas na Via Láctea derivam em relação umas às outras, estrelas que são vizinhas agora não o serão em alguns milhões de anos.

Em outras palavras, a deriva estelar espalharia as bolhas, tornando muito difícil para que as formas de vida de cada uma delas pudessem se encontrar.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …

Coreia do Sul acusa Norte de ter matado brutalmente um de seus funcionários desaparecido

A Coreia do Sul afirmou que um dos funcionários de seu Ministério dos Oceanos e Pesca foi morto e queimado após ter desaparecido durante o serviço no mar. O funcionário de 47 anos teria desaparecido nesta …

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N. A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale …

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …

Lukashenko toma posse em cerimônia secreta em Belarus

O presidente de Belarus prestou juramento, nesta quarta-feira (26), em uma cerimônia mantida em sigilo. Este é o sexto mandato do chefe de Estado, no poder há 26 anos. "Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, …

Pássaros sacrificados como oferenda aos deuses são encontrados no Egito

Milhões de aves, que teriam sido utilizadas como oferenda aos deuses Hórus, Rá ou Thoth foram encontradas por uma equipe de arqueólogos no Egito. Os arqueólogos da Universidade Claude Bernard Lyon estavam trabalhando nas escavações de …

Navalny deixa hospital em Berlim

Oposicionista russo recebe alta após um mês de tratamento para curar envenenamento por agente neurotóxico do tipo Novitchok. Médicos dizem que recuperação total é possível, mas não sabem estimar efeitos de longo prazo. O oposicionista russo …

Governo pede suspensão de filme da Netflix após acusações de pedofilia

Após diversas acusações de pedofilia nas redes sociais ao filme Lindinhas, que estreou com exclusividade na Netflix, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos pediu a suspensão e investigação sobre sua distribuição …

Mais de 13 milhões de britânicos enfrentam novo lockdown diante do aumento de casos de Covid-19

Um quinto da população do Reino Unido acordou sob um novo lockdown nesta terça-feira (22). Essas pessoas estão sobretudo no norte da Inglaterra e no País de Gales, as regiões mais afetadas pela Covid-19 …