Já é possível visitar Marte com o Google

Goddard Space Center / NASA

De uma parceria entre a NASA e o Google, nasceu o Google Mars: um site que permite ao cidadão comum explorar detalhadamente a superfície de Marte, com os seus vulcões, montanhas e crateras.

Os dados compilados por pesquisadores da Universidade Estatal do Arizona, nos Estados Unidos, permitiram criar um dos mapas mais detalhados do Planeta Vermelho até então.

De caráter interativo, o Google Mars é usado de forma semelhante ao Google Maps e permite que os utilizadores movam, ampliem e selecionem diferentes lugares, assim como explorarem as várias regiões de Marte. Com a novidade, o planeta já pode ser visitado sem ter que ser feita a jornada de 225 milhões de quilômetros, que leva cerca de seis meses.

Marte pode ser observado em três versões: um mapa topográfico; um mapa de espectro de luz visível – para ver mais detalhes da superfície –; um mapa infravermelho, que retrata a temperatura do planeta.

Google Mars

Em algum lugar de Marte, a Acidalia Planitia, em todo o seu esplendor… no Google Mars

Os usuários podem descobrir como os vulcões, montanhas, crateras e dunas marcianas receberam os nomes que têm hoje. Por exemplo, a cratera Lomonosov foi batizada em homenagem ao cientista russo Mikhail Lomonosov. Além disso, podem ainda ser observadas nuvens marcianas e pó atmosférico.

O planeta também pode ser visitado no Google Earth Pro, ainda mais detalhadamente e em três dimensões.

Há um inferno à espera dos astronautas que no futuro se atreverem a viajar até Marte. Entre outras, questões como a atrofia muscular, perda de estrutura óssea, pressão intracraniana, alta exposição à radiação e problemas psicológicos colocam barreiras intransponíveis ao homem (ou coisa parecida) que sonha em chegar ao Planeta Vermelho.

Mas enquanto essas barreiras não são removidas, há agora pelo menos uma forma de viajar até Marte sem sair do conforto de casa.

Ciberia // Sputnik / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Navio de combate alemão da 1ª Guerra Mundial é encontrado nas Malvinas

Um cruzador alemão, afundado pelos britânicos durante a Primeira Guerra Mundial em 8 de dezembro de 1914, foi achado perto da costa das ilhas Malvinas. Trata-se do SMS Scharnhorst, principal navio da esquadra do almirante Maximilian …

Impeachment de Trump avança nos EUA: entenda o caso em poucas palavras

Você já deve ter ouvido falar que a reação a um polêmico telefonema com um líder estrangeiro ameaça o futuro da Presidência de Donald Trump. O presidente americano enfrenta um inquérito de impeachment sob a acusação …

Twitter vai ser mais rígido com conteúdo adulto na internet e preocupa criadores

Desde o ano passado tem sido mais difícil para os criadores de páginas com o perfil NSFW (Not Safe for Work ou não seguro para ver no trabalho — impróprio, em tradução livre) ter seus …

Otan tenta exibir união, enquanto líderes são flagrados falando de Trump

Chefes de Estado e de Governo de 29 países participaram nesta quarta-feira (4) do segundo dia da cúpula de aniversário de 70 anos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em Watford, nos arredores …

Radar aéreo descobre um navio viking em uma fazenda

Um estudo do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) descobriu um navio viking em uma fazenda usando radar aéreo. O achado foi uma surpresa e um golpe de sorte, uma vez que este local …

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo saltam 61,7% no Brasil

O número de casamentos realizados entre pessoas do mesmo sexo em 2018 aumentou 61,7% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (04/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com …

Uber do entulho te ajuda a descartar resíduos corretamente

O lixo é definitivamente um problema contemporâneo de dimensões globais – e não só a qualidade, o material ou o destino desse lixo, mas também a forma de descarta-lo. Dos 387 quilos de resíduos que o …

Asteroide passará perto da Terra a 27.000 km/h na sexta-feira, alerta NASA

Um grande corpo celeste está se movendo na direção da Terra e chegará ao ponto mais próximo do nosso planeta nesta sexta-feira (6). De acordo com as estimativas da NASA, o asteroide 2019 WR3 mede entre …

Mensagem misteriosa pintada em urso polar na Rússia alarma pesquisadores

Imagens compartilhadas por perfis russos nas redes sociais com um urso polar pintado em spray com o símbolo "T-34" ter alarmado especialistas. Eles advertem que a pintura — cujas circunstâncias ainda não foram identificadas — pode …

Experimento deve provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

De onde estiver, Stephen Hawking segue presente na ciência, e seus últimos conselhos devem render uma descoberta para lá de impressionante (e revolucionária). Em conversa com um pesquisador da Austrália, o gênio da física falou sobre …