Já é possível visitar Marte com o Google

Goddard Space Center / NASA

De uma parceria entre a NASA e o Google, nasceu o Google Mars: um site que permite ao cidadão comum explorar detalhadamente a superfície de Marte, com os seus vulcões, montanhas e crateras.

Os dados compilados por pesquisadores da Universidade Estatal do Arizona, nos Estados Unidos, permitiram criar um dos mapas mais detalhados do Planeta Vermelho até então.

De caráter interativo, o Google Mars é usado de forma semelhante ao Google Maps e permite que os utilizadores movam, ampliem e selecionem diferentes lugares, assim como explorarem as várias regiões de Marte. Com a novidade, o planeta já pode ser visitado sem ter que ser feita a jornada de 225 milhões de quilômetros, que leva cerca de seis meses.

Marte pode ser observado em três versões: um mapa topográfico; um mapa de espectro de luz visível – para ver mais detalhes da superfície –; um mapa infravermelho, que retrata a temperatura do planeta.

Google Mars

Em algum lugar de Marte, a Acidalia Planitia, em todo o seu esplendor… no Google Mars

Os usuários podem descobrir como os vulcões, montanhas, crateras e dunas marcianas receberam os nomes que têm hoje. Por exemplo, a cratera Lomonosov foi batizada em homenagem ao cientista russo Mikhail Lomonosov. Além disso, podem ainda ser observadas nuvens marcianas e pó atmosférico.

O planeta também pode ser visitado no Google Earth Pro, ainda mais detalhadamente e em três dimensões.

Há um inferno à espera dos astronautas que no futuro se atreverem a viajar até Marte. Entre outras, questões como a atrofia muscular, perda de estrutura óssea, pressão intracraniana, alta exposição à radiação e problemas psicológicos colocam barreiras intransponíveis ao homem (ou coisa parecida) que sonha em chegar ao Planeta Vermelho.

Mas enquanto essas barreiras não são removidas, há agora pelo menos uma forma de viajar até Marte sem sair do conforto de casa.

Ciberia // Sputnik / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Garoto de apenas 6 anos arrecada $270 mil para ajudar animais em incêndios australianos

Nos incêndios que devastaram algumas regiões da Austrália, mais de 1 bilhão de animais morreram. No esforço para salvar os animais resgatados e tentar, o mais rápido possível, lhes oferecer um novo lar, este garotinho …

A descoberta dessa nova célula imunológica pode ser um tratamento “universal” para o câncer

Um novo estudo da Universidade de Cardiff (País de Gales) descobriu um tipo de célula imune que poderia levar a uma “terapia universal” contra o câncer. Estamos falamos de uma célula T equipada com um tipo …

Governo brasileiro diz que UPS está interessada na privatização dos Correios

A privatização dos Correios tem despertado o interesse de diversas empresas estrangeiras de logística. Há algum tempo, Alibaba e Amazon manifestaram desejo em participar do processo de desestatização da estatal brasileira. Agora, a UPS também teria …

Coronavírus. OMS diz que ainda é cedo para decretar urgência internacional

Em uma reunião realizada nesta quinta-feira (23) em Genebra, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, descartou, por enquanto, lançar um alerta de urgência internacional contra o coronavírus que se espalha …

Parlamento britânico valida definitivamente acordo do Brexit

O Parlamento britânico adotou em definitivo o acordo do Brexit, abrindo caminho para a saída do Reino Unido da União Europeia dentro de nove dias. O texto que regula os termos do divórcio, negociado entre o …

Brasil piora em ranking mundial de corrupção

O Brasil caiu uma posição no principal ranking internacional de corrupção, passando da 105ª para a 106ª entre 180 países, segundo o relatório divulgado nesta quinta-feira (23/01) pela ONG Transparência Internacional. O Brasil continua sendo um …

Cidade inteira é colocada em quarentena na China por causa de vírus exótico que se espalha pelo mundo

A China colocou toda a cidade de Wuhan sob quarentena para tentar evitar o contágio do vírus mortal 2019-nCoV, uma nova cepa do coronavírus identificada pouco tempo atrás. O município é o local onde uma epidemia …

Ministro astronauta mostra Terra esférica no Instagram para calar terraplanistas

Talvez quem escolhe acreditar no terraplanismo realmente não queira aceitar provas de que a Terra é esférica, mas, de qualquer forma, muita gente continua tentando convencê-los de que acreditam em uma falácia. Dessa vez foi o …

Macron bate boca com policiais israelenses em Jerusalém

O presidente francês, Emmanuel Macron, discutiu nesta quarta-feira com agentes do serviço de segurança de Israel (Shabak) que faziam sua segurança durante uma visita à Cidade Velha de Jerusalém. Macron foi filmado dizendo em …

Lente de contato inteligente instala smartphone em seus olhos

Uma tecnologia que ‘instala’ smartphone nos olhos dos usuários, além de transformar a vida dos deficientes visuais, acaba de ser aprovada pela FDA – Food and Drug Administration, o órgão do governo dos Estados Unidos …