Experimento quântico indica que viagem no tempo é possível

Utilizando um computador quântico cientistas conseguiram fazer com que a máquina voltasse em uma fração de segundo ao passado mostrando que a viagem no tempo é possível.

Viajar ao passado é um dos maiores sonhos da humanidade há tempo. Sendo assim, diversas teorias de como viajar no tempo foram elaboradas.

No início do século XX os físicos começaram a ver o tempo como mais uma dimensão, o que deu origem ao sistema de coordenadas usado para o estudo da relatividade restrita e geral, o espaço-tempo.

Em 1915, Albert Einstein criou um sistema de equações do campo gravitacional que ligava o espaço-tempo com as propriedades da matéria que o preenchia.

Trinta anos mais tarde, o matemático austro-húngaro Kurt Goedel imaginou a matéria como partículas de poeira em rotação. Para melhor compreensão, Goedel comparou o sistema com o movimento das galáxias.

No sistema, a luz também se movia com certa rotação, o que significaria que os objetos podem se deslocar por trajetórias fechadas não somente no espaço, mas também no tempo. Desta forma, ao viajar pelo Universo o espectador também poderia viajar no tempo.

Fração de segundo

Tendo em vista as teorias passadas, em março deste ano cientistas da Rússia, Estados Unidos e Suíça demonstraram que viagens no tempo são possíveis na prática, porém só no nível quântico.

Antes da experiência, os cientistas mostraram de forma teórica que um elétron dentro de um espaço vazio pode espontaneamente voltar ao passado, ou seja, voltar ao estado em que ele se encontrava antes.

No entanto, tal evento, de acordo com os cálculos, só poderia ocorrer uma vez durante todo o tempo de existência do Universo. Além disso, o elétron só poderia voltar 0,06 nanossegundos atrás.

Querendo ver a situação na prática, os cientistas, com a ajuda de um computador quântico, juntaram dois bits quânticos. Preenchendo-os com um conjunto de números, os cientistas começaram a os manipular para que o nível caótico do sistema crescesse rapidamente.

Quando o caos atingiu certo nível, o gerenciamento dos bits quânticos foi assumido por outro programa, o que provocou uma evolução não para o estado caótico, mas para o ordenado. Ou seja, os bits quânticos voltaram ao passado.

Apesar de em 20% dos casos em que o experimento foi realizado a viagem ao passado não ter dado, isso seria resultado de erros do próprio computador quântico.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Andrzej Duda reeleito Presidente da Polónia

O chefe de Estado da Polónia, Andrzej Duda, venceu as presidenciais deste domingo. Segundo os dados oficiais da comissão eleitoral que se baseiam nos resultados de 99,97% das mesas de voto. Uma segunda volta renhida, …

Com mais de 35 mil mortes pela COVID-19, México passa Itália em óbitos causados pela doença

O México chegou neste domingo (12) a marca de mais de 35.000 mortes causadas pela COVID-19, tornando-se o quarto país do mundo com mais óbitos provocados pela doença. Anteriormente, a Itália era quarta nação do mundo …

Ex-assessor de Carlos Bolsonaro é efetivado na Funarte

Luciano da Silva Barbosa Querido, ex-assessor do vereador Carlos Bolsonaro, foi efetivado como presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte) nesta segunda-feira (13/07), após ocupar o cargo interinamente por mais de dois meses. A decisão, publicada …

Espanha determina confinamento em parte da Catalunha, enquanto focos de Covid-19 aumentam no mundo

Autoridades da Catalunha (nordeste da Espanha) ordenaram neste domingo (12) que 200.000 habitantes que vivem ao redor da cidade de Lérida retornem ao confinamento obrigatório, enquanto aumenta a preocupação em todo o mundo com …

TikTok pode sair da China para se afastar de polêmicas envolvendo privacidade

Febre durante a pandemia do novo coronavírus, nos últimos dias o TikTok tem virado notícia não pelo sucesso dos vídeos compartilhados na rede social, mas sim pelas sérias acusações de violação à privacidade dos usuários …

Nuvem monstruosa de poeira do Saara é observa da espaço vindo em direção a Amazônia

  Todo os anos o deserto do Saara, lá do lado oposto do Oceano Atlântico, sopra uma nuvem tão gigantesca de poeira em direção as Américas que foi apelidada de Godzilla. É a maior destas nuvens em …

Oi? Kanye West compara vacina para COVID-19 com "a marca da besta"

Em nova polêmica, o rapper norte-americano Kanye West fez uma série de revelações sobre como ele enxerga uma possível vacina contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Durante entrevista concedida para a revista Forbes, o cantor também comentou …

Comentarista da CNN Brasil insinua que gays são promíscuos e ‘têm chance muito maior de ter Aids’

A CNN Brasil convidou o comentarista Leandro Narloch para falar sobre ao vivo sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de liberar a doação de sangue por parte de homens homossexuais e mulheres transsexuais, …

China detecta rastros de coronavírus em pacotes de alimentos do Equador

A China anunciou nesta sexta-feira (10/07) a suspensão das importações de alimentos do Equador após encontrar rastros do novo coronavírus em embalagens de camarão. Os vestígios foram encontrados em contêineres com pacotes de camarão branco do …

Pesquisadores se deparam com '1º colar' humano de 160.000 anos

Fósseis de conchas de amêijoas de 160 mil anos encontradas em cavernas de Israel são os primeiros exemplares de conchas usadas como adorno no corpo humano, defendem pesquisadores. Há cerca de 160 mil a 120 mil …