Vida alienígena será descoberta até 2100, diz astrônoma da NASA

O físico teórico Michio Kaku acredita que a humanidade ouvirá comunicações entre civilizações alienígenas ainda este século. Já as previsões de Jill Tarter, astrônoma da NASA, batem com essa ideia. Tarter acredita que a humanidade deve confirmar a existência de vida extraterrestre até 2100.

A astrônoma Jill Tarter é conhecida pelo trabalho desenvolvido no âmbito do SETI – o programa da NASA que procura por inteligência extraterrestre, ou “Search for Extraterrestrial Intelligence”.

O projeto reúne dados recolhidos por radiotelescópios de todo o mundo com o objetivo de detectar sinais que não são emitidos naturalmente no espaço, indicando que seriam, portanto, criados por alguma civilização alienígena tecnologicamente evoluída.

O nome de Jil Tarter ficou popular fora do meio científico depois do lançamento do filme Contact, inspirado no livro homônimo de Carl Sagan. Na trama, a atriz Jodie Foster interpreta uma cientista do SETI que, de certa forma, retrata Jill Tarter na telona, ainda que com outro nome.

No último domingo, Jill Tarter falou sobre sua busca por extraterrestres em um evento realizado na Flórida, nos Estados Unidos.

Ali, além de revelar a previsão para o aguardado momento da descoberta de existência de vida fora da Terra através de ondas de rádio pelo SETI, a astrônoma disse que, também nas próximas décadas, a humanidade acabará comprovando que há vida, sim, em outros lugares do espaço.

Mas, diz a astrônoma, aqui no Sistema Solar não é esperada a descoberta de seres extremamente evoluídos, sendo mais provável a existência de vida microbiana em luas dos gigantes gasosos.

Tarter ressalta também que há mais planetas do que estrelas na Via Láctea, fato que tem sido comprovado pelas descobertas do telescópio espacial Kepler nos últimos anos.

Assim sendo, fica reduzida ainda mais a ideia de que a vida teria origem apenas na Terra, reforçando o conceito de que não acreditar em inteligência extraterrestre é ir contra as probabilidades.

Jill Tarter tem na agenda pelo menos outras 75 palestras a respeito da procura por alienígenas de maneira científica, ajudando, ainda, a arrecadar fundos para o projeto Alien Telescope Array, atualmente em construção na Califórnia.

Também conhecido como “O telescópio de 1 hectare“, o projeto é uma criação do SETI com o Laboratório de Radioastronomia da Universidade da Califórnia, em Berkeley, com a intenção de ampliar ainda mais esse tipo de procura.

Ciberia // CanalTech / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …