Os vikings usaram mesmo uma “pedra do sol” para navegar

(dr) MGM Television

O lendário Ragnar Lothbrok, da série histórico-documental “Vikings”, mostra ao irmão uma pedra solar

Pesquisadores da Universidade Eötvös Loránd, em Budapeste, na Hungria, fizeram simulações de computador que sugerem que os vikings realmente usaram uma “pedra do sol” para navegar em tempo nublado – e era extremamente precisa.

De 900 a 1200, os vikings governaram o Atlântico Norte. Os vikings são um povo conhecido pelas grandes habilidades de navegação e pela excelência em construir barcos, o que permitiu que viajassem para várias regiões e conquistassem vastos territórios. Mas isso você já deve saber se acompanha a série Vikings, certo?

Sobre esse povo, foram feitas diversas pesquisas. Algumas delas sugeriam que os vikings usavam um tipo de relógio de sol para navegar, que aparentemente seria bastante preciso. Mas o que faziam quando estava nublado?

Contos vikings, transmitidos de geração em geração, afirmavam que os navegadores utilizavam “pedras do sol”, que lhes permitiam encontrar luz solar mesmo em dias de cerração.

Até agora, a história não tinha, no entanto, sido capaz de comprovar esses contos. Nenhuma pedra do sol foi encontrada num navio viking naufragado ou perto dele. Um cristal foi encontrado num naufrágio inglês do século XVI, e os marinheiros ingleses poderiam ter aprendido a usá-lo com os vikings, mas são necessárias evidências muito mais fortes para confirmar a hipótese.

Os cientistas acreditam que a “pedra do sol” seria um tipo de cristal, como os formados a partir de calcita, cordierita e turmalina, que podem dividir a luz solar em dois feixes mesmo quando está nublado.

Isso significa que, quando se gira o cristal, dividindo os dois feixes com o mesmo brilho, um navegador pode ver os anéis polarizados em volta do sol, efetivamente mostrando sua localização no céu.

Os cientistas do novo estudo, publicado esta semana na Royal Society Open Science, Dénes Száz e Gábor Horváth, observaram que até agora ninguém testou o uso desses cristais para navegar da Noruega à Islândia, Groenlândia ou mesmo à América do Norte, provavelmente porque uma ou duas excursões não seriam suficientes para provar sua utilidade, especialmente se não estiver nublado com frequência durante uma das viagens.

Por isso, para testar a eficácia da pedra, a dupla decidiu fazer simulações de computador de várias viagens, de um único ponto na Noruega até um único ponto na Groenlândia.

Depois de inserir dados que descreviam as viagens, os cientistas realizaram as simulações várias vezes ao longo de dois dias virtuais específicos, o equinócio da primavera e o solstício de verão.

Os pesquisadores fizeram diferentes testes para diferentes tipos de cristais e com diferentes intervalos entre o uso da “pedra do sol”. Os resultados finais foram mistos, dependendo do tipo de cristal usado e com que frequência o marinheiro fazia a leitura do sol.

Na melhor das hipóteses, no entanto, os cientistas descobriram que o uso de um cristal de cordierita para fazer uma leitura do sol a cada três horas, no mínimo, era de 92 a 100% preciso. Isso sugere que os vikings de fato usaram esse objeto preciso para navegar, mesmo em dias nublados.

Ciberia // HypeScience / Phys / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …