Vulcões das ilhas remotas de Galápagos ocultam segredo explosivo

Uma equipe internacional de cientistas descobriu que os vulcões nas ilhas remotas do arquipélago de Galápagos, considerados “confiáveis”, na realidade ocultam magma com um grande potencial de atividade explosiva.

“Começamos este estudo querendo saber por que estes vulcões eram tão entediantes e que processo fez com que as composições de lava em erupção permanecessem constantes durante longos períodos de tempo. Em vez disso, descobrimos que não são nada entediantes, simplesmente escondem estes magmas secretos sob a terra”, afirmou o geólogo Michael Stock, autor principal do estudo.

Diversos vulcões produzem erupções similares ao longo de milhões de anos. Os vulcões nas ilhas Galápagos, bem como os da Islândia e do Havaí, consistentemente expelem fluxos de lava basáltica, que formam rios de magma.

Os rios de magma são potencialmente prejudiciais às propriedades localizadas próximas do vulcão, embora o ritmo lento do fluxo de lava não ofereça riscos como as potentes erupções explosivas, como as observadas no Vesúvio, detalhou o portal Phys.org.

Esta consistência a longo prazo no comportamento eruptivo de um vulcão é justamente no que as autoridades locais se baseiam para o planejamento de risco.

Ao estudar os vulcões Wolf e Fernandina, em Galápagos, os pesquisadores descobriram que, ao contrário das monótonas lavas basálticas que explodem em sua superfície, os magmas debaixo dos vulcões são extremamente diversos e apresentam composições similares às encontradas em erupções no monte Santa Helena, um vulcão norte-americano ativo.

Os pesquisadores acreditam que as consistentes erupções de lavas basálticas ocorrem quando a quantidade de magma que flui pelo solo debaixo do vulcão é suficientemente alta para superar qualquer atividade química.

No entanto, os magmas quimicamente diversos observados durante o estudo poderiam se tornar móveis e ascender até a superfície. Caso isso ocorra, os vulcões que produziram erupções confiáveis durante milênios poderiam sofrer mudanças inesperadas e apresentar atividades mais explosivas futuramente.

Segundo Stock, embora não haja sinais de que os vulcões de Galápagos passarão por uma transição desse tipo a curto prazo, os resultados encontrados durante a pesquisa permitem compreender porque “outros vulcões podem ter mudado seu comportamento eruptivo no passado”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Síndrome provoca mudança na coloração dos olhos em população nativa da Indonésia

Em um país cujo a vasta maioria da população possui cabelos e olhos escuros, uma rara síndrome genética ofereceu aos membros de uma tribo nativa da Indonésia uma impressionante condição: os mais impactantes e profundos …

Aula de spinning em academia no Canadá contaminou 61 pessoas com a COVID-19

Academias não são locais recomendados neste momento de pandemia, mesmo que alguns estabelecimentos estejam reabrindo com todas as medidas de segurança adequadas. Prova disso aconteceu recentemente em Hamilton, na província de Ontario, no Canadá, quando uma …

Estrela supergigante vermelha Betelgeuse é menor e está mais próxima da Terra

A estrela supergigante vermelha Betelgeuse, uma das mais brilhantes, é menor e está mais próxima da Terra do que se acreditava. "Estudos anteriores sugeriram que poderia ser maior que a órbita de Júpiter. Nossos resultados dizem …

Ao tentar desativar uma bomba imensa a Marinha da Polônia acidentalmente a explode

Uma enorme bomba da Segunda Guerra Mundial explodiu durante uma delicada operação na terça-feira para desativar o dispositivo de cinco toneladas em um canal perto do Mar Báltico, mas ninguém foi ferido, afirmaram autoridades polonesas. O …

Candidato a vereador vai plantar uma árvore para cada voto que receber em Dourados

O combate às mudanças climáticas e ao desmatamento para Franklin Schmalz, candidato pelo PSOL a vereador na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, é um compromisso direto e concreto, a ser posto em …

Líder nacionalista manobra para chegar ao poder após renúncia de presidente do Quirguistão

O presidente do Quirguistão, Sooronbai Jeenbekov, cedeu à pressão de manifestantes nacionalistas e anunciou sua renúncia nesta quinta-feira (15), após dez dias de uma crise política aberta pela vitória de dois partidos governistas nas …

Planetas semelhantes à Terra parecem ser "protegidos" por gigantes como Júpiter

A organização dos planetas rochosos não é aleatória e, ainda, parece depender de algumas condições iniciais — é o que indica um novo estudo feito por uma equipe internacional de astrônomos e liderado por Martin …

1º parque temático da Nintendo será inaugurado em 2021 com área dedicada a Super Mario

“It’s me, Mario!” O encanador mais famoso do mundo vai trazer seus tubos verdes e aventuras para o mundo real. O Universal Studios do Japão inaugura, em 2021, o Super Nintendo World, o primeiro parque de …

Na TV, Biden volta a mencionar Amazônia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu rival democrata na corrida à Casa Branca, Joe Biden, responderam a perguntas do público em canais de televisão concorrentes na noite desta quinta-feira (15/10). Pela segunda vez …

Qual é a eficácia do toque de recolher na luta contra a Covid-19?

A partir de sábado (17), a França entra em uma nova fase da luta contra a epidemia de coronavírus. Na noite de quarta-feira (14), o presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou medidas inéditas para tentar …