Uma notícia está repercutindo fortemente nesta quarta-feira (8), dando conta de que alguns canais do YouTube estariam trapaceando para conseguir mais visualizações e, consequentemente, ganhar dinheiro de maneira ilícita na plataforma de vídeos do Google.

Tudo faria parte de um esquema milionário recém-descoberto por um usuário, que utiliza o nickname Anonymous. Segundo ele, alguns canais brasileiros estão dentro de um esquema que utiliza vídeos populares de sites piratas para gerarem views ocultos ao executar um iframe no background.

Ao que indica o Sr. Anonymous, o esquema funcionaria mais ou menos como um bot.

Usando, por exemplo, desenhos japoneses como isca (ou qualquer outro conteúdo popular em buscas) e se aproveitando de uma falha no código do YouTube, a trapaça inclui um vídeo de um canal escondido sob um anime buscado por usuários do mundo inteiro em sites piratas.

Graças a uma “gambiarra” no código, assim que o usuário dá o play no desenho animado, o vídeo de canais como os citados “Café & Cinema” e “uJoãozinho do Vine” roda em segundo plano, sem áudio e completamente oculto.

Assim, o usuário não consegue descobrir que está dando play em dois vídeos ao mesmo tempo (anime + vídeo trapaceiro do YouTube), mas a largura de banda dele é consumida normalmente, já que, de fato, dois vídeos estão sendo reproduzidos ao mesmo tempo.

Um usuário do YouTube, aparentemente associado a ideia Anonymous, revelou a fraude para a comunidade em um vídeo publicado esta quarta no YouTube.

Graças ao tempo gasto pelo usuário que assiste a um episódio de desenho animado, o canal trapaceiro consegue monetizar por retenção (watchtime), ou seja: enquanto você assiste a seu anime, sem saber está também ajudando o tal canal a ganhar dinheiro, como se você estivesse assistindo a um vídeo dele.

Essa é a métrica mais relevante para o YouTube hoje em dia, e a que mais rende em monetização.

A tal retenção eleva a posição do canal no ranking e os canais citados estão aparecendo na de sugestões do YouTube, com vídeos de meio milhão de acessos que praticamente ninguém assistiu.

Além de ser desleal com quem realmente trabalha duro para criar conteúdo e monetizar em cima de views e watchtime, o esquema também traz uma enorme cadeia de desvantagens para a plataforma de vídeos e tudo aquilo que mantém sua roda girando:

  • a questão de publicidade, investimentos em anúncios e patrocínios que estão pagando para não aparecer;
  • a credibilidade do próprio YouTube quanto à rentabilidade;
  • o engajamento e interação com usuários, que resultam no salário de vários vloggers que trabalham exclusivamente no YouTube.

Até o momento, as informações ainda não foram confirmadas. O YouTube também não se manifestou sobre o assunto.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Holanda reduzirá limite de velocidade para combater poluição

O governo da Holanda reduzirá o limite máximo de velocidade nas rodovias do país como parte de uma série de medidas para combater as emissões de óxido de nitrogênio, geradas em grande parte por veículos …

A polêmica sobre campos de extermínio nazistas que opôs a Polônia ao Netflix

O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, enviou uma carta ao Netflix insistindo em mudanças no documentário The Devil Next Door (o diabo ao lado), sobre campos de extermínio nazistas. Na carta enviada no domingo, 10, e …

O único problema de ser filho único é o estigma

Filhos únicos possuem uma péssima reputação. Quantas vezes você não observou algum pai ser criticado por escolher ter apenas um pimpolho? “Ele vai ficar mimado, muito sozinho, egoísta, etc. etc. etc”. É um senso comum. Parece, …

Epidemia mundial: Pneumonia mata uma criança de menos de 5 anos a cada 39 segundos

O Dia Mundial da Pneumonia é comemorado em 12 de novembro. A data foi proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença, …

Senadora se declara presidente da Bolívia

A parlamentar oposicionista e segunda vice-presidente do Senado Jeanine Áñez declarou-se presidente da Bolívia nesta terça-feira (12). Ela também afirmou que o país terá novas eleições após a formação de uma nova comissão eleitoral. "De acordo …

Bolsonaro anuncia saída do PSL

Em meio à crise por disputa de poder na legenda, presidente afirma que pretende criar novo partido. Cerca de 30 parlamentares aliados de Bolsonaro devem seguir exemplo e deixar o PSL. O presidente Jair Bolsonaro anunciou …

Israel mata comandante da Jihad Islâmica em ataque aéreo

Forças israelense bombardeiam casa de líder extremista na Faixa de Gaza. Militantes palestinos reagem disparando dezenas de mísseis contra Israel. Autoridades pedem que população fique em casa. Um importante comandante militar do grupo extremista palestino Jihad …

Cão aprende a falar usando máquina de escrever e já sabe 29 palavras

Stella tem 18 meses e, apesar de ser um cachorro, já sabe “falar” mais do que muitos humanos da sua idade. Através de uma máquina criada por sua tutora, o animal consegue se comunicar usando …

Saída de Lula da prisão pode ser “oportunidade” para Bolsonaro, diz especialista ao Le Monde

O jornal Le Monde deste domingo e segunda-feira, feriado em que a França comemora o Armistício da Primeira Guerra Mundial, traz uma reportagem de página inteira sobre a liberação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da …

Evo Morales deixa a Bolívia rumo ao México

O agora ex-presidente Evo Morales deixou a Bolívia na noite desta segunda-feira (11) e pegou um avião em direção ao México. Em comunicado via Twitter, Evo Morales disse que estava agradecido ao México por ter lhe …