O rápido crescimento da Uber a nível mundial está levando os responsáveis da empresa a projetarem para o futuro um novo tipo de transporte – o táxi voador – que pode mudar radicalmente a vida das grandes cidades.
O diretor de produto da Uber, Jeff Holden, anunciou a intenção da empresa durante a conferência “O Futuro das Cidades”, realizada em Nantucket, Massachusetts, nos EUA, no último fim-de-semana, segundo reporta o Recode.
Holden perspectiva que dentro de uma década a Uber poderá estar usando “táxis voadores”, graças à tecnologia VTOL – Vertical Take-Off and Landing.
Estamos falando de uma espécie de helicópteros do futuro, capazes de decolar e aterrisar verticalmente, mas com asas fixas, baterias e mais silenciosos.
A VTOL é um tipo de tecnologia que está sendo alvo do interesse de várias startups e especialmente da DARPA – a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada da Defesa norte-americana.
O projeto da DARPA parte do princípio de que os desafios atuais, que impedem a concretização imediata da tecnologia, podem ser ultrapassados através da “polinização cruzada inovadora entre as tecnologias de asas fixas e de asas rotativas” e “desenvolvendo e integrando novos sub-sistemas para permitir melhoramentos radicais nas capacidades verticais do voo de cruzeiro”.
A gigante da aeronáutica Airbus também está trabalhando no conceito dos táxis aéreos para as grandes cidades, e já está desenvolvendo um protótipo em Silicon Valley, prevendo-se que seu primeiro voo de teste seja feito em 2017, como refere a revista Aviation Week.
Um dos grandes alvos do conceito da Airbus são serviços como a Uber, e um dos líderes do projeto, Rodin Lysoff, considera que “a procura global por este tipo de avião pode suportar frotas de milhões de veículos em todo o mundo”.
Jeff Holden não duvida de que os “táxis voadores” – e preferencialmente os da Uber, como desejará – vão tomar conta das cidades num futuro próximo e mudar “a forma como trabalhamos e vivemos”, cita a Recode.
O dirigente da Uber acredita que a VTOL tem potencial para tirar os carros particulares das grandes cidades e, assim, acabar com as dores de cabeça do trânsito e com os altos níveis de poluição ambiental – pelo menos, ao nível do solo.
SV, ZAP