Hyperloop revelado: Elon Musk apresenta seu transporte revolucionário

Elon Musk, o visionário empresário que fundou o PayPal, a Tesla e a SpaceX, apresentou finalmente ao mundo o design alpha de seu Hyperloop, o projeto de um 5º meio de transporte terrestre super rápido e seguro, que poderá levar você do Rio de Janeiro a São Paulo em 19 minutos.

Musk deixou todo mundo na expetativa e a comunidade científica especulando quando no ano passado primeiro anunciou sua visão: um novo sistema de transportes que nunca terá acidentes, é imune ao tempo e anda 3 a 4 vezes mais rápido que um trem-bala, que você poderia partir justo quando chega para pegar e ir do Rio a S.Paulo em 19 minutros.

Essa viagem custaria muito menos que um bilhete de avião ou viagem de carro, porque poderia ser movido a energia solar e ser auto-suficiente.

Esta segunda feira (12), em São Francisco, na Califórnia, Elon Musk apresentou seu projeto em seu blog na Tesla: o Hyperloop é um sistema de cápsulas (‘pods’) de alumínio disparadas a alta velocidade em tubos de aço elevados sobre pilares.

As cápsulas ‘levitam’ a baixa pressão (um milésimo da pressão atmosférica sentida ao nível do mar) sobre um ‘colchão de ar’ e podem chegar a velocidades de 1.200 km/h: um pouco menos que a velocidade do som, 1.234 km/h.

(dr) SpaceX

-

Os tubos de aço são sustentados em pilares colocados a cada 30 metros formando uma corrente contínua entre duas estações, e são alimentados por energia solar.

Musk afirmou há alguns meses que o sistema seria terrestre ou subterraneo, mas o design alpha do Hyperloop apenas mostra a versão elevada.

Você lembra de Futurama?  É isso aí.

(dr) SpaceX

-

O Hyperloop é uma mistura de Concorde terrestre com um canhão eletromagnético numa mesa de hockey aéreo.

O projeto foi desenvolvido com a ajuda de uma pequena equipe que, como seria de esperar, junta conhecimento das diferentes empresas de Musk: motores eletricos da Tesla, tecnologia aeronáutica da SpaceX e painéis solares da SolarCity, empresa que Elon preside.

Além de outros aspetos inovadores, um detalhe genial pode ser a chave para tornar o projeto viável: o custo do sistema de levitação está no pod, não na pista. Cada um dos pods usará um compressor de ar que transfere ativamente a pressão do ar da frente para a traseira do veículo.

Musk disse que não tem planos de construir ele próprio o sistema, mas publicou no site da SpaceX um documento com os detalhes técnicos para que todo mundo possa avançar com o empreendimento. Se ninguém avançar, Elon pegará o projeto e construirá um protótipo.

Segundo Elon Musk, o custo de construir um Hyperloop é 10 vezes menos do que qualquer um dos atuais sistemas de trem-bala, e seria economicamente viável para qualquer viagem com menos de 1.500 km de distância. A partir dessa distância, viagens aéreas supersônicas se tornam mais rentáveis e práticas.

Mais rápido, mais barato e mais seguro são ideias forte o bastante para chamar a atenção de todo mundo. A postagem de Elon acrescenta ainda um detalhe que antes não tinha sido falado e que certamente todo Californiano dará sua maior atenção: o Hyperloop será resistente a tremor de terra.

Mas o novo sistema promete provocar um verdadeiro terramoto em nossos meios de transporte de massa.

AJB, Ciberia

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …