Elon Musk, o visionário empresário que fundou o PayPal, a Tesla e a SpaceX, apresentou finalmente ao mundo o design alpha de seu Hyperloop, o projeto de um 5º meio de transporte terrestre super rápido e seguro, que poderá levar você do Rio de Janeiro a São Paulo em 19 minutos.
Musk deixou todo mundo na expetativa e a comunidade científica especulando quando no ano passado primeiro anunciou sua visão: um novo sistema de transportes que nunca terá acidentes, é imune ao tempo e anda 3 a 4 vezes mais rápido que um trem-bala, que você poderia partir justo quando chega para pegar e ir do Rio a S.Paulo em 19 minutros.
Essa viagem custaria muito menos que um bilhete de avião ou viagem de carro, porque poderia ser movido a energia solar e ser auto-suficiente.
Esta segunda feira (12), em São Francisco, na Califórnia, Elon Musk apresentou seu projeto em seu blog na Tesla: o Hyperloop é um sistema de cápsulas (‘pods’) de alumínio disparadas a alta velocidade em tubos de aço elevados sobre pilares.
As cápsulas ‘levitam’ a baixa pressão (um milésimo da pressão atmosférica sentida ao nível do mar) sobre um ‘colchão de ar’ e podem chegar a velocidades de 1.200 km/h: um pouco menos que a velocidade do som, 1.234 km/h.
Os tubos de aço são sustentados em pilares colocados a cada 30 metros formando uma corrente contínua entre duas estações, e são alimentados por energia solar.
Musk afirmou há alguns meses que o sistema seria terrestre ou subterraneo, mas o design alpha do Hyperloop apenas mostra a versão elevada.
Você lembra de Futurama? É isso aí.
O Hyperloop é uma mistura de Concorde terrestre com um canhão eletromagnético numa mesa de hockey aéreo.
O projeto foi desenvolvido com a ajuda de uma pequena equipe que, como seria de esperar, junta conhecimento das diferentes empresas de Musk: motores eletricos da Tesla, tecnologia aeronáutica da SpaceX e painéis solares da SolarCity, empresa que Elon preside.
Além de outros aspetos inovadores, um detalhe genial pode ser a chave para tornar o projeto viável: o custo do sistema de levitação está no pod, não na pista. Cada um dos pods usará um compressor de ar que transfere ativamente a pressão do ar da frente para a traseira do veículo.
Musk disse que não tem planos de construir ele próprio o sistema, mas publicou no site da SpaceX um documento com os detalhes técnicos para que todo mundo possa avançar com o empreendimento. Se ninguém avançar, Elon pegará o projeto e construirá um protótipo.
Segundo Elon Musk, o custo de construir um Hyperloop é 10 vezes menos do que qualquer um dos atuais sistemas de trem-bala, e seria economicamente viável para qualquer viagem com menos de 1.500 km de distância. A partir dessa distância, viagens aéreas supersônicas se tornam mais rentáveis e práticas.
Mais rápido, mais barato e mais seguro são ideias forte o bastante para chamar a atenção de todo mundo. A postagem de Elon acrescenta ainda um detalhe que antes não tinha sido falado e que certamente todo Californiano dará sua maior atenção: o Hyperloop será resistente a tremor de terra.
Mas o novo sistema promete provocar um verdadeiro terramoto em nossos meios de transporte de massa.
AJB, Ciberia