Uma empresa sul-coreana revelou o protótipo de um robô que seria o primeiro modelo bípede tripulado do mundo.É igualzinho ao robô de Avatar, e poderá ser usado militarmente, por exemplo, na fronteira com a Coreia do Norte.
Em desenvolvimento há cerca de um ano pela sul-coreana Hankook Mirae Technology, o equipamento funciona como uma mistura de exoesqueleto e armadura robótica.
Isso significa que o robô não é controlado à distância ou operado por meio de algum tipo de inteligência artificial, mas precisa que um humano esteja dentro do cockpit para funcionar adequadamente.
Seu projetista, Vitaly Bulgarov, trabalhou em filmes de Hollywood como Robocop e Exterminador do Futuro. E a máquina, de quatro metros de altura, lembra os robôs militares do filme de ficção científica Avatar, de 2009.
Ok, na verdade ele é bem igualzinho ao robô de Avatar.
A máquina foi criada para uso na construção e na indústria, e em áreas perigosas onde humanos precisam de proteção, como limpeza após acidentes industriais.
Entre os usos planejados para o robô estão também alguns trabalhos pesados em armazéns, fábricas e canteiros de obras, mas a ideia é que o superrobô também possa ser
utilizado militarmente, na fronteira da Coreia do Sul com a Coreia do Norte – possivelmente reforçando o clima de hostilidade e tensão já existente no local.
Hoje o Method-2 ainda é um pouco trêmulo nos pés. A Hankook Mirae espera lançá-lo em 2017, após ajustes, e cada unidade deverá ser vendida por US$ 8 milhões.
A invenção, porém, vem sendo alvo de questionamentos por algumas publicações especializadas. O Live Science, por exemplo, diz que a empresa coreana praticamente não tem presença na internet e era desconhecida por pesquisadores em robótica consultados pelo site.
Será que Kim Jong-um vai responder à altura e construir também um robô tripulado gigante na Coreia do Norte para brincar com seu vizinho do sul?