Nesta terça-feira (21), acontecerá o lançamento do primeiro satélite geoestacionário brasileiro de uso civil e militar. O evento acontecerá no Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, e será acompanhado de perto pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.
O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) foi adquirido pela Telebras e recebeu um total de R$ 2.784 bilhões em investimentos do governo brasileiro.
Com 5,8 toneladas e 5 metros de altura, o equipamento ficará posicionado a uma distância de 36 mil quilômetros da superfície da Terra, cobrindo todo o território brasileiro e o Oceano Atlântico.
A capacidade de operação do SGDC é de 18 anos e ele será usado para comunicações estratégicas do governo e para ampliar a oferta de banda larga no país, especialmente nas áreas remotas. Além disso, 30% da capacidade do equipamento será destinada ao uso exclusivo das Forças Armadas.
“O satélite vai dar independência e autonomia que o Brasil não tinha até então. A partir de agora, não vamos mais precisar alugar espaços em satélites para oferecer o serviço de conexão em banda larga”, disse o ministro Gilberto Kassab.
“É também uma parceria comercial muito efetiva com a França e sua indústria aeroespacial, que vai contribuir muito significativamente para o desenvolvimento das telecomunicações no Brasil e das comunicações militares, além de fortalecer a indústria aeroespacial brasileira com a transferência de tecnologia”, concluiu.
// CanalTech