Bebê que nasceu com quatro pernas foi separada de gêmea parasita

Uma cirurgia complexa e de alto risco permitiu separar com sucesso uma menina de apenas 10 meses de idade da sua irmã gémea parasita. A criança tinha nascido com quatro pernas e com duas colunas vertebrais.

Dominique, de apenas dez meses de idade, já está em casa de uma família de acolhimento, em Chicago, nos EUA, depois de ter sido alvo de uma cirurgia de alta complexidade no Hospital Infantil Advocate, em Park Ridge, no Illinois, EUA, no passado dia 8 de Março.

A cirurgia só foi divulgada agora pelos médicos, conforme noticia a Reuters. A menina que nasceu na Costa do Marfim já deixou o hospital, tendo ficado apenas cinco dias internada após a operação.

Ela fez a viagem até aos EUA graças à organização Children’s Medical Mission West que se dedica ao transporte de crianças, por todo o mundo, para fazerem tratamentos médicos para condições de saúde raras, e depois de a norte-americana Nancy Swabb ter se oferecido para a acolher em sua casa.

Caso único no mundo

Dominique é considerada um caso único no mundo, conforme explica à Reuters o neurocirurgião pediátrico John Ruge que esteve envolvido na operação e que destaca o fato de os casos de gêmeos parasitas serem muito raros.

“Um gêmeo parasita é um gêmeo idêntico que não consegue se separar durante o desenvolvimento”, explica Ruge. “Não é outro gêmeo independente, mas um gêmeo que estava dependente do seu sistema corporal, de tal forma que o coração e os pulmões de Dominique lhe forneciam alimento”, acrescenta o neurocirurgião.

Dominique nasceu com as pernas da gêmea presas ao pescoço e às costas e com duas colunas vertebrais – ela tem um cérebro que está ligado a uma medula espinal que divergia em duas colunas vertebrais.

A expectativa média de vida da criança era muito reduzida, uma vez que o coração e os pulmões estavam a suportar dois corpos e que as pernas da gêmea continuariam a crescer, o que lhe causaria severas deformações na coluna vertebral, bem como dores crônicas.

A cirurgia de seis horas, que contou com a intervenção de uma equipe de mais de 50 profissionais, desde neurocirurgiões, cirurgiões plásticos e crânio-faciais, ortopedistas, anestesiologistas, radiologistas, até enfermeiros e terapêutas, permitiu aumentar as possibilidades de Dominique ter uma vida normal.

Um quilo mais leve…

Antes da operação, Dominigue foi sujeita a criteriosos e exaustivos exames para perceber como é que os membros da irmã gêmea parasita se ligavam ao seu corpo. Depois, foi criado um modelo 3D, no computador, a partir do qual foi encenada a operação, com a definição precisa da atuação de todos aqueles que iriam intervir na cirurgia.

Neste processo de estudo prévio à operação, os médicos acabaram por descobrir uma segunda bexiga, situada por trás das pernas parasitas, que foi também necessário remover, revela a CNN.

O cuidadoso trabalho preparatório permitiu traçar um “plano de ataque” detalhado para definir como é que se poderia “remover de forma segura e efetiva, uma complexa parte agregada à espinal deste pequeno bebê e acabar por ter uma criança saudável e feliz”, diz o cirurgião pediátrico Franck Vicari, também envolvido na operação.

A cirurgia exigiu rigorosa precisão porque era essencial não desligar nervos, nem vasos sanguíneos que pudessem causar danos irreversíveis.

Após as seis horas de operação, a menina ficou mais saudável e quase um quilo mais leve, mas mantém as duas colunas vertebrais, uma vez que os médicos consideram que ela pode ter uma vida normal desse modo.

A recuperação “está a correr muito bem”, garante Franck Vicari. E se tudo continuar desta forma, a menina poderá em breve voltar para a família, na Costa do Marfim.

Quanto ao futuro, “como qualquer criança, ela precisa de ser cuidada e de ser seguida por questões de desenvolvimento”, diz John Ruge, realçando que Dominique “tem ligeiramente mais riscos porque nasceu de uma forma muito diferente de qualquer outra criança”. Mas, para já, “parece ótima”, diz o médico.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …