Não tem raiva nem mágoa; juíza atacada há 1 ano perdoa o agressor porque tem medo

TatianeMoreira Lima / Facebook

 Tatiane Moreira Lima

A juíza Tatiane Moreira Lima

“Eu não tenho raiva, não tenho mágoa, não tenho rancor. Eu perdoo, com certeza”, declarou ao G1 a juíza Tatiane Moreira Lima, de 38 anos, sobre o homem que há exatamente um ano invadiu o fórum onde ela trabalha no Butantã, Zona Oeste de São Paulo, a manteve refém por meia hora e ainda tentou queimá-la.

O agressor é o vendedor Alfredo José dos Santos, de 37 anos. Ele está preso desde então em Tremembé, interior do estado, à espera do seu julgamento. A juíza, no entanto, disse que não se sente segura se Alfredo vir a ser solto e tentar matá-la mais uma vez. “Eu tenho medo dele… Não de ele ser solto, mas de ele novamente tentar contra a minha vida.”

A juíza Tatiane Moreira Lima ainda se lembra do ataque sofrido em 30 de março de 2016, mas o usou a seu favor. Desde que voltou ao trabalho em 4 de abril do ano passado, ela tem se dedicado a difundir dentro do fórum um programa de recuperação de homens que agridem mulheres.

Além de psicólogos, ele conta com a ajuda da assistente social Eiko Ita Hashizume.

Quando cometeu o crime, Alfredo havia driblado a segurança do prédio e jogado um ‘artefato incendiário’ em direção ao segurança Crispiniano Márcio Oliveira de Almeida.

O vigilante ainda atirou em direção ao invasor para tentar detê-lo, mas não o atingiu. Em seguida, o vendedor foi até a sala da Vara da Violência Doméstica e Familiar, onde teria uma audiência com a Tatiane. Ele era acusado de ter agredido a ex-mulher.

Em seguida, Alfredo arremessou no chão uma garrafa com líquido inflamável e derrubou a juíza sobre ele. O vendedor também derramou o produto nele e nela, ameaçando atear fogo nos dois com um isqueiro.

Ele achava, equivocadamente, que a magistrada havia tirado a guarda do filho dele. Por esse motivo, obrigou Tatiane a gravar um vídeo com o celular dele, dizendo para o filho do invasor que Alfredo era inocente da agressão contra a ex.

Se a magistrada não fizesse isso, ele a mataria.

Eu achei que iria morrer mesmo porque, assim… meu olho até saltava“, conta a juíza, entrevistada pelo G1 no mesmo gabinete onde ocorreu o crime.

“Eu fiquei muito sem ar… o momento inicial em que ele chegou. E depois quando ele quebrou o vidro de combustível e pegou o isqueiro, ele falava ‘eu vou te matar’, ‘eu vim aqui pra matar ou morrer’”, recordou Tatiana, que concedeu entrevista à equipe de reportagem no mesmo gabinete onde ocorreu o crime.

Alfredo é acusado de tentar assassinar a juíza e um segurança e ainda responde por cárcere privado.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …