Em um futuro não tão distante, será possível tatuar “sons”

Sabe aquela música que marcou sua vida e você quer eternizá-la na pele como uma belíssima tatuagem? Pois, em breve, ela não precisa ser mais apenas aquele verso que você tanto gosta, mas o trecho com áudio e tudo.

A empresa Skin Motion revelou uma tecnologia que permite que pessoas façam exatamente isso: tatuem sons em sua pele, por mais absurdo que isso soe.

Ao contrário do que você pode ter pensado inicialmente, a tatuagem não vai transformá-lo em uma caixinha de som ambulante e nem nada do tipo. Na verdade, a proposta da empresa é criar uma espécie de código que você vai registrar em sua pele e que será lido por um aplicativo.

Ao fazer essa comunicação, aquela imagem vai se converter em uma música que poderá ser ouvida por qualquer pessoa. Em linhas gerais, é mais ou menos como se você tivesse um QR Code para um arquivo MP3 gravado em seu corpo.

É uma forma simples de explicar a tecnologia Soundwave, mas ajuda bem a ilustrar o funcionamento da proposta da Skin Motion. Como o próprio nome sugere, o desenho será de uma onda sonora referente à música escolhida — o que significa que cada canção realmente trará um padrão diferente.

Assim, a pessoa vai simplesmente usar um aplicativo desenvolvido pela companhia para fazer a leitura daqueles dados.

Aliás, a empresa afirma que a novidade não é algo que será limitada apenas a músicas — embora a gente saiba que elas serão o grande carro-chefe dessa tecnologia. Qualquer arquivo sonoro poderá ser convertido em uma tatuagem, incluindo gravações de voz.

Isso significa que você pode tatuar a primeira palavra do seu filho ou mesmo uma conversa de telefone que marcou sua vida e você acabou gravando. Assim, quando a saudade apertar, basta fazer a leitura e ouvir a voz da pessoa em qualquer lugar.

Como o site EDM aponta, caso a proposta da Skin Motion realmente funcione como prometido, essas tatuagens em forma de ondas sonoras têm tudo para se tornarem um fenômeno em todo o mundo.

Além de serem muito mais interessantes do que o velho tribal ou aquela frase que nem sempre é bem desenhada, o Soundwave cria um desenho bem legal ao mesmo tempo em que mantém a informação um pouco reservada, já que nem todo mundo vai saber do que se trata até fazer a leitura dos dados.

Se é algo pessoal e que você gostaria de guardar apenas para si, é uma ótima opção.

E a empresa já vem demonstrando alguns exemplos em que as tatuagens sonoras já aparecem em ação. Em seu site oficial, ela traz vídeos de pessoas que fizeram a Soundwave seja para guardar a risada de um bebê ou mesmo o latido de um cachorro e mostra como o aplicativo consegue ler muito bem aquelas informações.

Talvez o único desafio seja mesmo recriar as ondas sonoras com perfeição para evitar distorções. Como é possível ver em algumas das demonstrações, é preciso um traço bastante fino e uma mão leve para que o resultado seja o esperado — caso contrário, você pode ter um áudio bem estranho na pele.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …