A passagem de um navio de guerra dos EUA neste domingo (2) a menos de 12 milhas de uma ilha reclamada pela China, no Mar do Sul da China, fez crescer a tensão entre os dois países.
Segundo o jornal português Observador, o navio USS Stethem navegou próximo à ilha de Triton, no arquipélago das Ilhas Paracel, que a China anexou unilateralmente e que é disputado por diversos países, incluindo Taiwan e Vietname.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês já confirmou, através de um comunicado, o envio de navios militares e aviões de combate para o Mar do Sul da China depois da aproximação do contratorpedeiro norte-americano perto de uma das ilhas Paracel.
Apesar das posições acordadas entre os EUA e a China depois da reunião entre Donald Trump e Xi Jinping, presidente chinês, a tensão entre as duas potências no Mar do Sul da China continua recorrente.
Pouco depois do incidente, Trump e Jinping falaram ao telefone sobre as relações entre os EUA e a Ásia. De acordo com a BBC, a televisão estatal chinesa destacou que o presidente chinês disse a Trump que “há fatores negativos” que afetam as relações entre os dois países.
Por sua vez, a Casa Branca não confirmou que o assunto tenha sido abordado na ligação, destacando que os dois líderes “reafirmaram o compromisso com a desnuclearização da península da Coreia”.
Desde que Trump tomou posse, esta foi a segunda operação militar do programa Freedom of Navigation, um conjunto de medidas sobretudo diplomáticas – mas também militares – que os EUA usam para desafiar países que consideram cometer abusos territoriais.
Os EUA têm insistido na ideia de que a China não pode reclamar a soberania sobre ilhas desabitadas em águas disputadas, apesar de a China assegurar que tem o direito a fazê-lo. Ao navegar a menos de 12 milhas náuticas da ilha – o limite imposto pela ONU para as águas territoriais – os EUA mostram que não reconhecem a soberania chinesa no local.
O conflito das ilhas Paracel remonta a 1970, mas se intensificou nos últimos anos, coincidindo com uma maior implicação dos Estados Unidos na disputa.
A China tomou o controle das Paracel em 1974, depois de vencer uma batalha naval contra o então denominado Vietnã do Sul.
// ZAP