Centenas de uma espécie de bolas amarelas que parecem espuma invadiram várias praias da costa norte de França nas últimas semanas. Um mistério que ninguém sabe explicar até agora.
Os tufos amarelos se estendem por cerca de 30 quilômetros do litoral, de acordo com o jornal francês La Voix du Nord, destacando que se assemelham à parafina industrial. Mas, até agora, o material de que são compostos é desconhecido.
Amostras dos misteriosos tufos foram recolhidas pelos bombeiros e enviadas para o Centro de Pesquisa e Experimentação em Poluição Acidental das Águas para confirmar do que se trata e se pode causar um problema de saúde pública. Os resultados devem ser conhecidos dentro de uma semana.
Especulações apontam para que possa se tratar de uma espécie de gordura líquida descarregada no mar por navios. A teoria é do presidente da Associação Sea-mer, uma organização ambiental sem fins lucrativos, referindo ao La Voix du Nord que essa gordura pode ter sido despejada a alta temperatura e, depois, congelado na água fria.
“Parecem paletes de espuma de poliuretano de cor amarela, mas não é isso. Quando tocamos as bolas, é um pouco gorduroso. É frágil, mas não quebradiço. Não tem um odor específico. É diferente da parafina que encontramos a todo o momento no litoral”, diz ainda Jonathan Hénicart, responsável da associação que se dedica a proteger as costas francesas.
“Não sabemos se é tóxico. Em teoria, é melhor não tocar”, avisa ainda Hénicart, admitindo que as bolas podem ter tido origem “em um produto petrolífero”.
O certo é que se trata de algo “nunca visto”, conforme constata o presidente da Sea-mer, lamentando que as autoridades não tenham decidido encerrar as praias afetadas.
// ZAP