“Gameterapia” ajuda paciente a se recuperar de lesões cerebrais

Muito além da diversão e da interatividade, desde a criação de controles sem fio e comandos sensíveis aos movimentos do corpo, o videogame deixou de ser uma atividade sedentária. E agora deixa de ser também uma opção exclusiva para quem está em busca de diversão.

Os jogos são amplamente recomendados por médicos e fisioterapeutas para reabilitação de jovens e idosos com problemas vasculares, degenerativos ou lesões após acidentes. Jogos trabalham movimentos, coordenação motora, equilíbrio e memória.

As terapias para recuperação de pacientes com danos cerebrais dificilmente seriam vistas como divertidas anos atrás.

Porém, pesquisadores da área médica têm se dedicado a estudar o potencial dos jogos digitais para a recuperação de pacientes neurológicos. Diversos estudos publicados nos últimos anos revelam o potencial dos jogos no aumento da motivação e na melhora do desempenho durante tratamentos médicos.

Após um levantamento de 18 estudos nos últimos 10 anos, a pesquisa mostrou que em 15 deles o uso de videogames durante a terapia resultou em uma melhora significativa no desempenho dos pacientes, um índice de 83% de sucesso. O aparelho mais usado foi o Nintendo Wii, em 34% das pesquisas analisadas.

O Nintendo Wii foi um dos pioneiros na movimentação do corpo a partir de jogos digitais, uma vez que possui um sensor no controle que os jogadores devem segurar para executar movimentos. O aparelho se popularizou entre um público que não se interessava muito por games, mas desejava ter mais incentivo para praticar exercícios em casa.

Não por acaso, o Wii conta com uma grande variedade de jogos voltados para as atividades físicas. Enxergando esse potencial motivador, pesquisadores da área médica passaram a investir pesado no Wii.

O uso do Wii em tratamentos de fisioterapia ficou conhecido como “wiiterapia” e ganhou adeptos em centros de pesquisa e hospitais em todo o mundo, entre eles o Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Além dos pacientes em recuperação de AVC, o tratamento também é indicado para paralisias e lesões musculares. A terapia é feita sempre com acompanhamento profissional, que supervisiona a execução dos movimentos e a adequação do programa de exercícios.

De acordo com os pesquisadores é preciso muita cautela com a publicidade dos jogos focados no treinamento do cérebro, constantemente exagerada. “Nenhum estudo demonstrou que jogar ‘brain games’ cura ou previne Alzheimer ou outras formas de demências”, diz o documento.

Os fatores que provocam as enfermidades em questão dependem de uma grande complexidade de variáveis que envolvem inclusive tendências genéticas e estilo de vida, e seria precipitado exagerar na importância dos games sem levar em conta todos esses fatores, segundo os signatários do consenso.

Apesar dos videogames terem demonstrado ser aliados úteis na luta contra doenças neurológicas, o acompanhamento de especialistas e a combinação da gameterapia com outros métodos mais tradicionais é importante para que os resultados sejam realmente significativos.

Memore by RetroBrain R&D from RetroBrain R&D on Vimeo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …