“Gameterapia” ajuda paciente a se recuperar de lesões cerebrais

Muito além da diversão e da interatividade, desde a criação de controles sem fio e comandos sensíveis aos movimentos do corpo, o videogame deixou de ser uma atividade sedentária. E agora deixa de ser também uma opção exclusiva para quem está em busca de diversão.

Os jogos são amplamente recomendados por médicos e fisioterapeutas para reabilitação de jovens e idosos com problemas vasculares, degenerativos ou lesões após acidentes. Jogos trabalham movimentos, coordenação motora, equilíbrio e memória.

As terapias para recuperação de pacientes com danos cerebrais dificilmente seriam vistas como divertidas anos atrás.

Porém, pesquisadores da área médica têm se dedicado a estudar o potencial dos jogos digitais para a recuperação de pacientes neurológicos. Diversos estudos publicados nos últimos anos revelam o potencial dos jogos no aumento da motivação e na melhora do desempenho durante tratamentos médicos.

Após um levantamento de 18 estudos nos últimos 10 anos, a pesquisa mostrou que em 15 deles o uso de videogames durante a terapia resultou em uma melhora significativa no desempenho dos pacientes, um índice de 83% de sucesso. O aparelho mais usado foi o Nintendo Wii, em 34% das pesquisas analisadas.

O Nintendo Wii foi um dos pioneiros na movimentação do corpo a partir de jogos digitais, uma vez que possui um sensor no controle que os jogadores devem segurar para executar movimentos. O aparelho se popularizou entre um público que não se interessava muito por games, mas desejava ter mais incentivo para praticar exercícios em casa.

Não por acaso, o Wii conta com uma grande variedade de jogos voltados para as atividades físicas. Enxergando esse potencial motivador, pesquisadores da área médica passaram a investir pesado no Wii.

O uso do Wii em tratamentos de fisioterapia ficou conhecido como “wiiterapia” e ganhou adeptos em centros de pesquisa e hospitais em todo o mundo, entre eles o Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Além dos pacientes em recuperação de AVC, o tratamento também é indicado para paralisias e lesões musculares. A terapia é feita sempre com acompanhamento profissional, que supervisiona a execução dos movimentos e a adequação do programa de exercícios.

De acordo com os pesquisadores é preciso muita cautela com a publicidade dos jogos focados no treinamento do cérebro, constantemente exagerada. “Nenhum estudo demonstrou que jogar ‘brain games’ cura ou previne Alzheimer ou outras formas de demências”, diz o documento.

Os fatores que provocam as enfermidades em questão dependem de uma grande complexidade de variáveis que envolvem inclusive tendências genéticas e estilo de vida, e seria precipitado exagerar na importância dos games sem levar em conta todos esses fatores, segundo os signatários do consenso.

Apesar dos videogames terem demonstrado ser aliados úteis na luta contra doenças neurológicas, o acompanhamento de especialistas e a combinação da gameterapia com outros métodos mais tradicionais é importante para que os resultados sejam realmente significativos.

Memore by RetroBrain R&D from RetroBrain R&D on Vimeo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Netanyahu é indiciado por corrupção pela Justiça israelense

A Justiça de Israel acusou nesta quinta-feira (21) o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, por uma série de crimes de corrupção, aprofundando ainda mais a crise política no país. O procurador-geral israelense, Avichai Mandelblit, indiciou o …

Processo de impeachment contra Trump deixa Ucrânia em posição difícil

Em meio a inquérito nos EUA, presidente Zelensky se vê num dilema: se confirmar pressão de Washington, perde a boa vontade de Trump. Se desmentir, arrisca fechar a porta para uma futura Casa Branca sob …

Caso Marielle: Moro defende Bolsonaro e fala em 'fraude' para envolver nome do presidente

  O ministro da Justiça, Sergio Moro, defendeu nesta quinta-feira o presidente Jair Bolsonaro (PSL), cujo nome nas últimas semanas esteve vinculado ao assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do seu motorista, no Rio de …

Príncipe Andrew vira centro de escândalo sexual

O príncipe Andrew do Reino Unido comunicou nesta quarta-feira (20/11) que decidiu se afastar da vida pública após o agravamento da controvérsia em torno de seu envolvimento com o milionário americano Jeffrey Epstein, acusado de …

Brasil é o maior hub de fintech da América Latina

O Brasil é o maior país da América Latina — tanto em massa quanto em população — e ocupa uma posição influente no cenário global. Depois dos Estados Unidos, o Brasil lidera a lista do …

Entomólogo dos EUA acredita ter identificado fósseis de insetos em Marte

O entomólogo William Romoser, professor emérito da Universidade de Ohio (EUA), analisou fotos captadas por rovers da NASA em Marte e afirma ter achado nelas fósseis de insetos. Romoser analisou detalhadamente estruturas parecidas a abelhas, bem …

China se irrita com decisão americana sobre Hong Kong e convoca diplomata

Pequim convocou nesta quarta-feira (20) um diplomata do alto escalão dos Estados Unidos após a adoção na terça-feira (19), pelo Senado americano, de um texto que apoia os "direitos humanos e democracia" em Hong Kong. Os …

Porteiro que citou Bolsonaro no caso Marielle recua em novo depoimento

O porteiro que citou o presidente Jair Bolsonaro nas investigações sobre a morte da vereadora Marielle Franco e do motorista, Anderson Gomes, depôs nesta terça-feira (19/11) à Polícia Federal e recuou da versão que havia …

Anistia Internacional denuncia mais de 100 mortes em protestos no Irã

ONG relata uso de munição real contra manifestantes e diz que total de mortos pode ser ainda maior. Presidente e líder supremo dizem que país teve êxito ao lidar com distúrbios provocados por inimigos externos. A …

Áustria decide sobre polêmica do destino da casa onde nasceu Hitler

Por enquanto, parece ter se encerrado a polêmica sobre qual destino dar à residência onde nasceu Adolf Hitler. O edifício, que fica na Áustria, se tornará uma delegacia de polícia, segundo anunciou o governo austríaco …