“Gameterapia” ajuda paciente a se recuperar de lesões cerebrais

Muito além da diversão e da interatividade, desde a criação de controles sem fio e comandos sensíveis aos movimentos do corpo, o videogame deixou de ser uma atividade sedentária. E agora deixa de ser também uma opção exclusiva para quem está em busca de diversão.

Os jogos são amplamente recomendados por médicos e fisioterapeutas para reabilitação de jovens e idosos com problemas vasculares, degenerativos ou lesões após acidentes. Jogos trabalham movimentos, coordenação motora, equilíbrio e memória.

As terapias para recuperação de pacientes com danos cerebrais dificilmente seriam vistas como divertidas anos atrás.

Porém, pesquisadores da área médica têm se dedicado a estudar o potencial dos jogos digitais para a recuperação de pacientes neurológicos. Diversos estudos publicados nos últimos anos revelam o potencial dos jogos no aumento da motivação e na melhora do desempenho durante tratamentos médicos.

Após um levantamento de 18 estudos nos últimos 10 anos, a pesquisa mostrou que em 15 deles o uso de videogames durante a terapia resultou em uma melhora significativa no desempenho dos pacientes, um índice de 83% de sucesso. O aparelho mais usado foi o Nintendo Wii, em 34% das pesquisas analisadas.

O Nintendo Wii foi um dos pioneiros na movimentação do corpo a partir de jogos digitais, uma vez que possui um sensor no controle que os jogadores devem segurar para executar movimentos. O aparelho se popularizou entre um público que não se interessava muito por games, mas desejava ter mais incentivo para praticar exercícios em casa.

Não por acaso, o Wii conta com uma grande variedade de jogos voltados para as atividades físicas. Enxergando esse potencial motivador, pesquisadores da área médica passaram a investir pesado no Wii.

O uso do Wii em tratamentos de fisioterapia ficou conhecido como “wiiterapia” e ganhou adeptos em centros de pesquisa e hospitais em todo o mundo, entre eles o Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Além dos pacientes em recuperação de AVC, o tratamento também é indicado para paralisias e lesões musculares. A terapia é feita sempre com acompanhamento profissional, que supervisiona a execução dos movimentos e a adequação do programa de exercícios.

De acordo com os pesquisadores é preciso muita cautela com a publicidade dos jogos focados no treinamento do cérebro, constantemente exagerada. “Nenhum estudo demonstrou que jogar ‘brain games’ cura ou previne Alzheimer ou outras formas de demências”, diz o documento.

Os fatores que provocam as enfermidades em questão dependem de uma grande complexidade de variáveis que envolvem inclusive tendências genéticas e estilo de vida, e seria precipitado exagerar na importância dos games sem levar em conta todos esses fatores, segundo os signatários do consenso.

Apesar dos videogames terem demonstrado ser aliados úteis na luta contra doenças neurológicas, o acompanhamento de especialistas e a combinação da gameterapia com outros métodos mais tradicionais é importante para que os resultados sejam realmente significativos.

Memore by RetroBrain R&D from RetroBrain R&D on Vimeo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Tiroteio deixa morto e vários feridos em Washington

Uma pessoa morreu e várias outras ficaram feridas em um tiroteio ocorrido na noite desta quinta-feira nas ruas de Washington, D.C., conforme relatou a imprensa local. Até o momento, são poucas as informações disponíveis sobre o …

Nada de ETs: escurecimento da estrela mais estranha da galáxia poderia ter outra explicação

Astrofísicos teriam desvendado misterioso escurecimento da estrela de Tabby após levantarem hipótese de ação alienígena e de cometas. Trata-se da estrela mais estranha da Via Láctea. Desde o fim do século XIX, a estrela de Tabby …

Ex-ditador da Tunísia Ben Ali morre aos 83 anos na Arábia Saudita

O ex-presidente da Tunísia Zine Ben Ali, 83 anos, morreu nesta quinta-feira. Ben Ali sofria de câncer e estava hospitalizado há uma semana, informou seu advogado Mounir Ben Salha. O ex-ditador tunisiano vivia exilado em Jeddah …

A luta pela vida de bebê com doença rara que recebeu doações de quase 1 em cada 10 belgas

Quase um em cada dez belgas colaborou com a campanha de um casal para arrecadar 1,9 milhão de euros (cerca de R$ 8,6 milhões) e salvar a vida de seu bebê. Pia, de nove meses, tem …

Fukushima: absolvidos três ex-dirigentes da empresa Tepco

Três ex-dirigentes da empresa Tepco foram absolvidos nesta quinta-feira (19), por um tribunal de Tóquio, que determinou que não podem ser considerados culpados pelas consequências da catástrofe nuclear ocorrida em Fukushima em 2011, após um …

Israel vive impasse político após eleição sem vencedor claro

Resultado oficial confirma que nenhum partido conseguiu obter maioria e indica cenário complicado para a formação de coalizões estáveis. Proposta de governo de unidade nacional levanta dúvidas sobre futuro de Netanyahu. Um dia após as eleições …

Rússia e China criarão frota de satélites que darão Internet rápida à Terra

Em projeto conjunto, Rússia e China irão desenvolver uma frota de satélites que deverá fornecer Internet rápida ao nosso planeta. A notícia foi dada pelo vice-premiê russo, Maksim Akimov, durante fala a jornalistas. De acordo com …

Vídeos de OVNIs são reais, afirma Marinha dos EUA

Os três vídeos feitos pelos militares dos EUA, que mostram imagens de “fenômeno aéreo não identificado”, são verdadeiros, de acordo com declarações da Marinha do país obtidas pelo The Black Vault, um site dedicado a …

DNA preservado em museu ajuda a identificar maior anfíbio do mundo

Um anfíbio recém-identificado é possivelmente o maior do planeta. Pesquisadores chegaram a essa conclusão com o auxílio do DNA coletado em um espécime que está preservado em um museu. Atingindo quase dois metros de comprimento, a …

Primeira relação sexual de uma a cada 16 americanas é sem consentimento

Um estudo publicado pela Associação Americana de Medicina mostrou que uma a cada 16 jovens do país teve a primeira relação sexual sem consentimento. A pesquisa também mostra os efeitos negativos a longo prazo deste …