O fenômeno, que ocorreu na capital taiwanesa de Taipei, conseguiu superar a duração de seis horas de um arco-íris registrado em 1994, no Reino Unido.
O arco-íris esteve visível durante oito horas e 58 minutos sob as montanhas de Taipei. Durante esse período de tempo, foi possível observar quatro arco-íris em simultâneo.
O arco-íris surgiu na manhã do dia 30 de novembro. Segundo Chou Kun-hsuan, professor da Chinese Culture University, “foi incrível, parecia um presente do céu“.
Chou documentou o fenômeno, reunindo seus alunos para o fotografarem de todos os ângulos possíveis. Inicialmente, Chou e o colega Liu Ching-huang, observavam o arco-íris para testar a teoria de que as faixas de luz descem com o passar do tempo.
De acordo com a BBC, a combinação de monções sazonais que se misturam com o ar úmido, a falta de ventos fortes e um céu parcialmente nublado pode ter desencadeado a observação do arco-íris durante tanto tempo.
A umidade fez com que nuvens se formassem e causou um fluxo constante de chuva. No entanto, havia ainda muita luz solar que, ao passar pela chuva, fez com que a umidade criasse o arco-íris.
“Com as 10 mil fotos que tiramos no nosso departamento, e muitas mais tiradas por outros no campus e por pessoas que vivem nas proximidades, estou confiante que podemos provar que este arco-íris durou nove horas”, disse Chou.
O professor planeja candidatar o acontecido ao Guinness World Records, como o arco-íris visível mais longo do mundo.
Ciberia // ZAP