O hotel da rede Intercontinental em Cabul, no Afeganistão, sofreu um ataque por parte de insurgentes neste sábado (20), tendo ocorrido um intenso tiroteio no local.
Quatro atiradores invadiram o luxuoso Hotel Intercontinental de Cabul neste sábado (20) e começaram a atirar nos hóspedes – informou uma agência oficial afegã, no mais recente ataque na capital do Afeganistão.
O porta-voz do Ministério do Interior do Afeganistão confirmou que o Intercontinental Hotel, na capital afegã, foi atacado. De acordo com relatos, insurgentes entraram no prédio quando a polícia isolou a área. Segundo informações divulgadas pela agência TOLOnews, um intenso tiroteio tomou conta da região em torno do hotel.
O ataque começou por volta das 21 horas locais (14h30 em Brasília) e testemunhas afirmam que os homens também teriam granadas e estariam carregando bombas. Nenhum grupo assumiu a autoria até o momento.
Dois dos invasores foram mortos, segundo o vice-ministro do Interior, Nasrat Rahimi, que afirma ainda que sete feridos já foram levados a um hospital. “Alguns outros hóspedes foram resgatados. Vamos poder divulgar números de vítimas assim que a operação terminar”, acrescentou.
Segundo explicou entretanto o porta-voz da polícia de Cabul, Basir Mujahid, que um dos insurgentes se sacrificou na entrada do hotel para facilitar a entrada de seus companheiros ao recinto e disse que a explosão causou “vítimas”, mas não ofereceu mais detalhes. O incidente ocorre apenas cinco dias depois que dois foguetes atingiram a área diplomática da capital do Afeganistão.
O Afeganistão enfrenta a insurgência do grupo Talibã desde a década de 1990. O grupo militante formado busca estabelecer a lei Sharia no Afeganistão e no Paquistão. A crise no país provocou o surgimento de células locais de outras organizações extremistas, como o grupo terrorista Daesh (Estado Islâmico).
// Sputnik News / Globo