Os terraplanistas encontraram um adversário de peso: Neil deGrasse Tyson. O famoso astrofísico decidiu refutar os argumentos usados para afirmar que o nosso planeta se parece mais com uma pizza do que um globo.
Em um vídeo de quase 10 minutos, o conhecido astrofísico Neil deGrasse Tyson explica ao comediante Chuck Nice por que muito fácil perceber que a Terra é uma esfera, e faz um apanhado histórico das razões pelas quais algumas pessoas acreditaram, ao longo dos tempos, que nosso planeta seria plano.
Neil recorda as diferentes experiências que, ao longo dos séculos, da Grécia antiga de Eratóstenes até os dias atuais, passando por Galileu e Colombo, provaram que a Terra tem forma arredonda.
O astrofísico salienta também que parece estranho que os terraplanistas reconheçam que a Terra se encontra em órbita em volta de uma esfera, e que seus planetas vizinhos sejam todos esferas, e que a Lua é uma esfera, mas que no meio deles todos a Terra é… um disco.
“Há qualquer coisa nessa teoria conspiratória que não bate certo”, diz o astrofísico. Mas, na realidade, há uma conspiração em que deGrasse Tyson acredita. “As leis da física, as leis da conservação da energia, a forma como o Universo evoluiu e a dinâmica dos seus corpos, tudo isso conspira para tornar as coisas redondas“, explica.
A prova mais simples que deGrasse Tyson apresenta de que a Terra é uma esfera é baseada no entanto nos eclipses lunares. Se a Terra fosse plana, diz o astrofísico, a forma que projetaria na Lua durante um eclipse lunar seria sempre diferente, dependendo do ângulo em que se encontrassem em relação ao Sol – e seria quase sempre retangular.
Entretanto, salienta, a sombra da Terra na Lua é sempre, invariavelmente, um círculo – o que só pode ser explicado se a Terra for uma esfera. “Pode ser uma esfera achatada nos polos, mas é uma esfera, não é um disco“, conclui deGrasse Tyson.
Por fim, o astrofísico chama a atenção para a responsabilidade que os sistemas educativos têm, numa época em que aumenta o número de pessoas que acredita na hipótese da Terra plana, apesar de a nossa tecnologia ser capaz de provar de tantas formas o formato do nosso planeta.
Segundo o astrofísico, o ensino das ciências não deve apenas ensinar como a metodologia científica permite que se verifiquem os fatos, mas também ajudar os alunos a entender como o pensamento racional funciona.
Por fim, apesar da forma como “arrasa” com os terraplanistas, deGrasse Tyson salienta que respeita suas opiniões. Afinal, vivemos em uma esfera onde há liberdade de expressão.
Ciberia // ZAP