A banda norte-americana Pearl Jam, que se apresentou nesta quarta-feira (21) no Estádio do Maracanã, divulgou um panfleto de divulgação do show em que retrata a violência e a intervenção militar na cidade.
Intervenção no Rio
-
16 maio, 2018 Intervenção federal no Rio entra em nova fase
-
22 março, 2018 Com pássaros armados (e um tucano em destaque), banda Pearl Jam critica intervenção no Rio
Na imagem que anuncia o show, pássaros brasileiros seguram armas de alto calibre. A banda já se apresentou no Rio de Janeiro em outras ocasiões, mas essa é a primeira vez que faz uma crítica à violência na cidade – justamente em meio à intervenção e uma semana após o assassinato da vereadora Marielle Franco, que repercutiu mundialmente.
A arte é de Ravi Amar Zupa que, pelas redes sociais, a explicou: “Essa peça de arte é uma homenagem ao Rio de Janeiro — particularmente às pessoas que moram nas favelas que, apesar da desigualdade obscena, encontram maneiras de criar cidades à beira dos morros”, disse, em declarações divulgadas pela Revista Fórum.
“A inspiração para os desenhos dos ninhos e dos passarinhos veio das composições absurdas com animais que Bosch pintou no final do século 15. Baseei os desenhos dos pássaros em espécies nativas do Brasil (tucano, bem-te-vi e papagaio)”, completou.
De acordo com O Globo, a imagem, logo após divulgada, gerou polêmica, depois de ter se espalhado rapidamente pelas redes sociais.
Ciberia // Revista Fórum
TEXTO: “…A banda norte-americana Pearl Jam, que se apresentou nesta quarta-feira (21) no Estádio do Maracanã, divulgou um panfleto de divulgação do show em que retrata a violência e a intervenção militar na cidade. Na imagem que anuncia o show, pássaros brasileiros seguram armas de alto calibre. A banda já se apresentou no Rio de Janeiro em outras ocasiões, mas essa é a primeira vez que faz uma crítica à violência na cidade – justamente em meio à intervenção e uma semana após o assassinato da vereadora Marielle Franco, que repercutiu mundialmente.
Comentário: rechaçar, rebater, repelir todo e qualquer tipo de crítica oriunda de nacionais de estados estrangeiros com histórico de violência entre eles próprios acima dos demais. Estudem, pesquisem, lembrem aquele massacre ocorrido no qual as mães italianas foram buscar na estação de trens os cadáveres de seus filhos massacrados pela ridícula torcida de football deles/ingleses! Ridículos ignorantes que do brasil somente conhecem as cifras miliardárias que recebem dos contribuintes do brasil!