Jovem quase perde a vida após desenvolver doença por causa de absorvente

(dr)

-

A adolescente Katrina Shelton, 16 anos, surpreendeu os médicos ao contrair uma doença rara. Inicialmente, ela recebeu diagnóstico de gripe, e foi levada às pressas para o hospital depois que o “vírus” tornou-se cada vez pior. A jovem começou a se sentir fraca e febril. 

O caso aconteceu em Pentwater, uma vila localizada no estado norte-americano de Michigan.

De acordo com o jornal Daily Mail, Katrina Shelton foi transferida para a UTI, onde foi diagnosticada com síndrome do choque tóxico, TSS.

“Eu acordei e não podia mover o lado direito do meu corpo. Não conseguia levantar a perna ou o braço e comecei a surtar. Não me lembro como cheguei lá, mas minha mãe teve que me levar para o carro, porque eu não conseguia andar”, contou a jovem ao jornal.

Ela foi tratada com antibióticos e se recuperou. Os médicos acreditam que Katrina foi infectada pelos materiais tóxicos contidos nos absorventes internos.

“Os médicos não têm certeza do porquê exatamente isso aconteceu. Mas me disseram para não usar absorventes novamente. Fiquei tão chocada… Você vê as etiquetas de advertência nas caixas, mas nunca pensa que vai acontecer com você”, completou Katrina.

(dr)

-

Katrina Shelton foi diagnosticada com síndrome do choque tóxico

Vale lembrar que a síndrome de choque tóxico é rara, afeta 1 a cada 100.000 pessoas, mas tem alto grau de mortalidade.

Modelo perdeu perna por causa de absorvente

Não é a primeira vez que um caso de infecção por uso de absorventes vira notícia. Em 2012, a modelo Lauren Wasser, de 26 anos, quase morreu depois de contrair a síndrome do choque tóxico.

Depois de perder a perna esquerda em decorrência da intoxicação, a norte-americana agora processa o fabricante do produto e faz campanha pelo banimento desses materiais. ‘Tudo era baseado na aparência. Eu era aquela garota, e eu nem pensava sobre isso”, disse ela ao relatar seu drama à revista Vice.

Lauren conta que no dia do incidente trocou de absorvente três vezes. Porém, na festa de um amigo, começou a se sentir muito mal e decidiu ir para casa dormir. Foi encontrada no dia seguinte pela polícia que, levada por um amigo, achou a jovem deitada no chão ardendo em febre. Ela havia sofrido um ataque cardíaco.

Jennifer Rovero / Camraface

Lauren Wasser, de 26 anos, quase morreu e perdeu uma perna depois de contrair a síndrome do choque tóxico

Lauren Wasser, de 26 anos, quase morreu e perdeu uma perna depois de contrair a síndrome do choque tóxico

A carboximetilcelulose geleificada nos absorventes proporciona um meio viscoso propício para o desenvolvimento de bactérias. Por isso é importante trocar o absorvente com frequência, impedindo, assim, a reprodução dessas bactérias.

Lauren perdeu metade da perna esquerda, consumida por uma gangrena gerada pela infecção que se espalhou pelo corpo dela. Ela teve sorte por ter sobrevivido, felizmente.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …