Inimigo Público nº 1 da França foge da cadeia (de helicóptero)

Esta é a segunda vez que Redoine Faïd foge de uma prisão

Um notório assaltante de bancos fugiu na manhã deste domingo (01/07) de helicóptero da cadeia na França, numa operação de poucos minutos que não envolveu reféns nem deixou feridos, anunciou a administração da penitenciária.

O assaltante Redoine Faïd, que chegou a ser classificado por jornais da França como “inimigo público número 1” do país, cumpria pena de prisão na penitenciária de Réau, na região de Paris. Ele contou com a ajuda de ao menos três homens fortemente armados, segundo autoridades.

No fim da manhã, Faïd estava conversando com um irmão na sala de visitas quando um helicóptero pousou num pátio interno da penitenciária, o único que não tinha rede de proteção contra helicópteros. Dois homens fortemente armados arrombaram a porta da sala de visitas. Depois levaram o detento para o helicóptero e fugiram.

Um terceiro cúmplice mantinha uma arma apontada para a cabeça do piloto do helicóptero, relataram guardas da penitenciária. Os cúmplices estavam vestidos de preto, com máscaras também pretas, e armados com metralhadoras.

Uma testemunha disse que o helicóptero foi mais tarde encontrado em Garges-les-Gonesse, a cerca de 60 quilômetros da prisão. O piloto foi libertado sem ferimentos.

Depois de abandonarem e tentarem incendiar o helicóptero, o foragido e seus cúmplices continuaram a fuga de carro. Uma operação de busca foi iniciada em toda a região parisiense. Investigadores também abriram um inquérito para investigar as circunstâncias da fuga. O irmão de Faïd prestou depoimento.

Os cúmplices haviam se deslocado de manhã a um pequeno clube aeronáutico em Fontenay-Trésigny, onde sequestraram o piloto que os levou até a penitenciária.

Esta é a segunda vez que Faïd foge de uma prisão. Em 2013, ele escapou da penitenciária de Lille-Séquedin, no norte de França. Naquela ocasião, utilizou explosivos e fez funcionários reféns.

Faïd, de 46 anos, foi condenado em abril, em segunda instância, a 25 anos de prisão por um assalto fracassado na região de Paris, em 2010, no qual uma agente da polícia municipal, Aurélie Fouquet, foi morta.

Nos anos 90, ele liderou uma gangue envolvida em assaltos a bancos e carros-fortes. Foi preso em 1998, depois de três anos em fuga, tendo passado pela Suíça e por Israel. Em 2017, foi condenado a dez anos de prisão pela evasão da prisão Lilli-Séquedin e a 18 anos de prisão pelo ataque a um carro blindado no norte de França em 2011.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …