Mais de 20 deputados portugueses pedem a liberdade de Lula

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Um grupo de 22 deputados portugueses endereçou uma carta ao Supremo Tribunal Federal (STF), na qual apelam que o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva possa voltar ao “pleno exercício dos seus direitos fundamentais”, afirmando que o petista é, nessas circunstâncias, “um preso político”. 

Na petição que circula nas redes sociais, os apoiantes “apelam ao Supremo Tribunal Federal do Brasil para que reponha as condições mínimas aceitáveis de funcionamento do Estado de Direito no processo que atinge o presidente Luís Inácio Lula da Silva, determinando sua libertação e garantindo o pleno exercício de seus direitos fundamentais”.

Os deputados recordam que o “o cumprimento da pena de prisão pelo presidente Lula tem lugar antes do trânsito em julgado da decisão judicial, pondo em causa o princípio da presunção de inocência universalmente reconhecido em processo penal”.

Os deputados acrescentam ainda que a pena contraria “frontalmente a jurisprudência firmada pelo Supremo Tribunal Federal, sendo pública e notória a existência de uma chicana judiciária de caráter político visando impedir Lula de se candidatar às eleições presidenciais”. Os deputados que assinam a petição afirmam ainda que, nessas condições, Lula é um “preso político”.

“Ninguém ignora que o processo que lhe foi movido, a tramitação excepcional que foi seguida, sua condenação sem provas, a reclusão e as condições que lhe são impostas, servem unicamente o objetivo de impedir sua candidatura às eleições presidenciais, lesando gravemente seus direitos fundamentais, contribuindo para o desprestígio do sistema judicial brasileiro e pondo gravemente em causa a democracia no Brasil”, argumentam no texto.

Os deputados destacam que Lula é “mundialmente reconhecido pelo progresso conhecido no Brasil durante sua presidência na redução das desigualdades sociais ao retirar dezenas de milhões de brasileiros da miséria”.

A petição é assinada por 22 deputados portugueses: António Filipe (PCP), Carla Cruz (PCP), Fernando Anastácio (PS), Fernando Rocha Andrade (PS), Heloísa Apolónia (PEV), Isabel Moreira (PS), Joana Mortágua (BE), João Barroso Soares (PS), João Oliveira (PCP), Jorge Costa (BE), Jorge Machado (PCP), José Luís Ferreira (PEV), José Manuel Pureza (BE), Luís Monteiro (BE), Moisés Ferreira (BE), Paula Santos (PCP), Paulo Pisco (PS), Pedro Bacelar de Vasconcelos (PS), Pedro Filipe Soares (BE), Rita Rato (PCP), Tiago Barbosa Ribeiro (PS) e Wanda Guimarães (PS).

No domingo, o desembargador federal Rogério Favreto ordenou a libertação imediata do ex-presidente, preso desde o dia 7 de abril. Pouco depois, o juiz federal João Pedro Gebran Neto, relator dos processos da Operação Lava Jato no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, suspendeu a decisão de Rogério Favreto.

Lula cumpre uma pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Então que estes nobres deputados portugueses levem o Sr. Lulla para a casa deles e vamos ver se depois de alguns meses eles ainda vão querer ficar com ele!

  2. Isso é facil de entender.
    Se o Lula for solto acaba se elegendo e nós viramos um.a Venezuela.
    Dai nossos empresarios pulam fora para o exterior antes que isso se concretize.
    Principais destinos EUA, Canadá e Portugual.
    Já pensou no aumento do PIB de Portugual quase que dobrar em menos de 1 ano?
    É um grande negócio para Portugual… melhor do que ter descoberto o Brasil.
    Eu vou junto!!!

  3. São políticos e por isso querem a soltura de Lula, assim acolheriam em Portugal, para dar aula de como praticar a corrupção sem ser percebido pela nação.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …