Mais de 20 deputados portugueses pedem a liberdade de Lula

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Um grupo de 22 deputados portugueses endereçou uma carta ao Supremo Tribunal Federal (STF), na qual apelam que o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva possa voltar ao “pleno exercício dos seus direitos fundamentais”, afirmando que o petista é, nessas circunstâncias, “um preso político”. 

Na petição que circula nas redes sociais, os apoiantes “apelam ao Supremo Tribunal Federal do Brasil para que reponha as condições mínimas aceitáveis de funcionamento do Estado de Direito no processo que atinge o presidente Luís Inácio Lula da Silva, determinando sua libertação e garantindo o pleno exercício de seus direitos fundamentais”.

Os deputados recordam que o “o cumprimento da pena de prisão pelo presidente Lula tem lugar antes do trânsito em julgado da decisão judicial, pondo em causa o princípio da presunção de inocência universalmente reconhecido em processo penal”.

Os deputados acrescentam ainda que a pena contraria “frontalmente a jurisprudência firmada pelo Supremo Tribunal Federal, sendo pública e notória a existência de uma chicana judiciária de caráter político visando impedir Lula de se candidatar às eleições presidenciais”. Os deputados que assinam a petição afirmam ainda que, nessas condições, Lula é um “preso político”.

“Ninguém ignora que o processo que lhe foi movido, a tramitação excepcional que foi seguida, sua condenação sem provas, a reclusão e as condições que lhe são impostas, servem unicamente o objetivo de impedir sua candidatura às eleições presidenciais, lesando gravemente seus direitos fundamentais, contribuindo para o desprestígio do sistema judicial brasileiro e pondo gravemente em causa a democracia no Brasil”, argumentam no texto.

Os deputados destacam que Lula é “mundialmente reconhecido pelo progresso conhecido no Brasil durante sua presidência na redução das desigualdades sociais ao retirar dezenas de milhões de brasileiros da miséria”.

A petição é assinada por 22 deputados portugueses: António Filipe (PCP), Carla Cruz (PCP), Fernando Anastácio (PS), Fernando Rocha Andrade (PS), Heloísa Apolónia (PEV), Isabel Moreira (PS), Joana Mortágua (BE), João Barroso Soares (PS), João Oliveira (PCP), Jorge Costa (BE), Jorge Machado (PCP), José Luís Ferreira (PEV), José Manuel Pureza (BE), Luís Monteiro (BE), Moisés Ferreira (BE), Paula Santos (PCP), Paulo Pisco (PS), Pedro Bacelar de Vasconcelos (PS), Pedro Filipe Soares (BE), Rita Rato (PCP), Tiago Barbosa Ribeiro (PS) e Wanda Guimarães (PS).

No domingo, o desembargador federal Rogério Favreto ordenou a libertação imediata do ex-presidente, preso desde o dia 7 de abril. Pouco depois, o juiz federal João Pedro Gebran Neto, relator dos processos da Operação Lava Jato no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, suspendeu a decisão de Rogério Favreto.

Lula cumpre uma pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Então que estes nobres deputados portugueses levem o Sr. Lulla para a casa deles e vamos ver se depois de alguns meses eles ainda vão querer ficar com ele!

  2. Isso é facil de entender.
    Se o Lula for solto acaba se elegendo e nós viramos um.a Venezuela.
    Dai nossos empresarios pulam fora para o exterior antes que isso se concretize.
    Principais destinos EUA, Canadá e Portugual.
    Já pensou no aumento do PIB de Portugual quase que dobrar em menos de 1 ano?
    É um grande negócio para Portugual… melhor do que ter descoberto o Brasil.
    Eu vou junto!!!

  3. São políticos e por isso querem a soltura de Lula, assim acolheriam em Portugal, para dar aula de como praticar a corrupção sem ser percebido pela nação.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …