Arqueólogos gregos encontraram uma tumba intacta do período Minoico Pós-Palaciano, nos arredores da cidade de Ierápetra, no sul da ilha de Creta, segundo anunciou nesta quinta-feira em comunicado o Ministério da Cultura.
No interior da tumba havia três espaços diferentes: na parte sul foi achado um sarcófago de pedra em cujo interior havia o esqueleto de uma pessoa adulta bem conservado. Ao lado do esqueleto havia 14 regadores, uma cratera com base e uma copa, todos de cerâmica.
No espaço situado na parte norte foi encontrado outro sarcófago, que estava quebrado, mas que teve todas as peças recuperadas. O sarcófago, com forma de banheira, continha um esqueleto decomposto de uma pessoa adulta.
Ao lado, os arqueólogos encontraram outros seis regadores e duas vasilhas pequenas de cerâmica de grande valor artístico. Segundo demonstram as cerâmicas achadas, a tumba data do período 1.400-1.200 a.C.
“É muito importante que a tumba estava intacta, porque nos dará informação preciosa sobre aquele período”, declarou à Agência EFE a diretora do departamento do Serviço Arqueológico de Lasithi, Jrysula Sofianu.
A arqueóloga afirmou que o achado da tumba permitirá organizar as pesquisas na região, onde até agora não havia jazidas arqueológicas.
A tumba foi descoberta por acaso quando um habitante da região avisou ao departamento de arqueologia ter encontrado um poço, em um olival, de 1,20 metros de diâmetro e 2,50 metros de profundidade.
Sofianu explicou que os arqueólogos fizeram imediatamente uma escavação e descobriram a tumba, à qual se chegava através desse poço.
// EFE