Um enorme asteroide vai passar perto da Terra, no próximo dia 29 de agosto, a uma velocidade de nove quilômetros por segundo, informou o Jet Propulsion Laboratory da NASA.
O corpo celeste, denominado 2016 NF23, é considerado pela agência espacial norte-americana como “potencialmente perigoso” devido ao tamanho: seu diâmetro pode atingir entre 70 e 160 metros.
O tamanho do asteroide pode ser comparado, dependendo das dimensões definitivas que venham a ser identificadas, com um avião Boeing 747, que tem 60 metros de envergadura, ou com a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, que tem 139 metros de altura.
A NASA estima que o asteroide vai passar a 4,8 milhões de quilômetros da Terra, o que equivale a 13,4 vezes a distância entre a Terra e a Lua, segundo a Fox News.
Segundo a classificação de Near-Earth Objects (NEO) da NASA, qualquer corpo celeste que passe a uma distância menor que 7,5 milhões de quilômetros do nosso planeta e tenha um diâmetro superior a 140 metros está na lista de “corpos perigosos”.
Mas o 2016 NF23 não representa qualquer perigo para os terráqueos, garante a agência espacial. “Não há nada de extraordinário acerca da passagem deste asteroide”, declarou Lindley Johnson, responsável do Departamento de Coordenação de Defesa Planetária da agência espacial norte-americana.
O asteroide deverá passar pelo nosso planeta por volta das 20h (horário de Brasília), na próxima quarta-feira, dia 29 de agosto.