Kavanaugh é nomeado para Suprema Corte dos EUA: vitória de Trump e republicanos

ninian_reid / Flickr

O magistrado conservador Brett Kavanaugh

O juiz Brett Kavanaugh foi oficialmente nomeado neste sábado (6) para a Suprema Corte dos Estados Unidos após uma votação no Senado que contabilizou 50 votos a favor e 48 contra.

Kavanaugh chega ao topo da Justiça norte-americana, apesar das acusações de agressão sexual, em um procedimento que dividiu de maneira inédita a população dos EUA, a um mês de eleições de meio mandato.

A nomeação foi comemorada como vitória capital para os republicanos, e especialmente para Donald Trump. Trata-se do epílogo de uma novela que fascinou – e dividiu – a América nas últimas semanas.

Enquanto o juiz Brett Kavanaugh era alvo de uma investigação do FBI sobre acusações de agressão sexual por 3 mulheres nos últimos 5 dias, uma estreita maioria de senadores finalmente rejeitou as acusações e votou a seu favor no Supremo Tribunal. Os republicanos em geral, e o presidente Trump em particular, tiveram uma grande vitória.

A Suprema Corte é a mais alta autoridade legal para decidir sobre grandes debates sociais, como o direito ao aborto, o Obamacare ou casamento entre pessoas do mesmo sexo. Suas decisões são sem apelo e os juízes são nomeados para a vida pelo presidente em exercício.

Nesse sentido, entende-se melhor o desafio de Donald Trump de ver seu candidato conservador, Brett Kavanaugh, sair vitorioso nesta nomeação. Aos 53 anos, espera-se que ele permaneça por várias décadas na instituição e influencie a Corte Suprema em direção a posições muito mais conservadoras.

Mesmo se seus detratores previram apenas falhas, tudo parece estar indo bem para o 45º Presidente dos Estados Unidos.

Esta vitória veio cinco dias após a assinatura de um novo acordo de livre comércio com o México e o Canadá, uma de suas principais promessas de campanha, que parecia impossível. Sem mencionar uma taxa de desemprego que nunca foi tão baixa desde 1969 (3,7%) e uma Bolsa de Valores de Nova York que não para de quebrar recordes.

A um mês das eleições de meio mandato, os indicadores parecem verdes para Donald Trump. Confiante no fato de que sua base eleitoral não o decepcionará, ele até sonha em fortalecer a presença dos republicanos nas duas casas do Congresso. Uma hipótese que parecia impossível há alguns meses, mas que o presidente norte-americano, com seu mais recente sucesso, agora pode considerar seriamente.

Diante desse rolo compressor, o Partido Democrata patina. Sem uma diretriz, sem um verdadeiro líder, ele parece incapaz de reverter uma tendência que é confirmada dia-a-dia.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …