O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta sexta-feira (28) um pedido de políticos do Partido Democrata para que o FBI investigue Brett Kavanaugh, juiz indicado para a Suprema Corte pelo presidente do país, Donald Trump, e que é alvo de acusações de abusos sexuais.
A abertura da investigação recebeu o aval dos senadores do Partido Republicano – o mesmo de Trump – e era reivindicada não só pelos congressistas democratas como por três supostas vítimas de Kavanaugh, entre elas Christine Blasey Ford, que prestou depoimento no Senado e confirmou ter sido atacada pelo magistrado em 1982, quando ela tinha 15 anos, e ele, 17.
Também nesta sexta, o comitê de justiça do Senado, de maioria republicana, deu sinal verde à indicação do candidato de Trump um dia depois de Christine e Kavanaugh comparecerem separadamente à Casa para contarem suas versões dos fatos.
Em comunicado, o próprio comitê informou que pedirá à Casa Branca para que ordene ao FBI para concluir a investigação no prazo máximo de uma semana.
Em uma sessão conturbada, o comitê votou a favor de recomendar a indicação de Brett Kavanaugh com placar de 11 votos a favor e 10 contra. Com o cumprimento deste trâmite, a indicação de Kavanaugh seguirá agora para votação no plenário do Senado.
Ciberia // EFE