O juiz Brett Kavanaugh clamou nesta quinta-feira (27) inocência e garantiu que não desiste da candidatura ao Supremo Tribunal apesar do depoimento da professora Christine Blasey Ford, que o acusa de agressão sexual em 1982.

“Ninguém me fará retirar do processo”, disse o conservador, de 53 anos, ao ser ouvido na Comissão Judicial do Senado já depois de Christine Blasey Ford ter sido ouvida. E reiterou: “Sou inocente“, destacando os efeitos da polêmica para a família.

Para Brett Kavanaugh, seu processo de confirmação para um lugar vitalício no Supremo Tribunal norte-americano acabou se tornando uma “vergonha nacional”.

“Minha família e minha reputação foram destruídas para sempre”, disse. Kavanaugh denunciou o que considera ser um “golpe político orquestrado”, assegurando que não se deixará intimidar.

“Podem me derrotar na votação final, mas nunca me farão desistir. Nunca”, disse.

Kavanaugh, que se engasgou e esteve por várias vezes à beira das lágrimas, “negou categoricamente” todas as acusações de Christine Blasey Ford, garantindo que nunca fez as coisas de que é acusado pela professora, nem a nenhuma outra mulher.

Questionado sobre se tinha assistido ao depoimento da professora universitária, Kavanaugh assumiu que não. “Mas estava nos meus planos”, ressalvou. O juiz foi ainda várias vezes questionado sobre uma possível investigação do FBI.

“Está disposto a pedir ao FBI que lance uma investigação sobre o caso?”, questionou a democrata Kamala Harris, insistindo em uma resposta de “sim” ou “não”. Kavanaugh voltou a contornar a questão, ficando sem responder. Frente ao silêncio do conservador, a senadora acaba por assumir o “não”. Kavanaugh não a corrigiu.

Primeiro depoimento no Senado

Christine Blasey Ford, a primeira mulher que acusou publicamente Brett Kavanaugh de abusos sexuais, foi ouvida no Comitê Judicial do Senado, órgão responsável pela avaliação e confirmação do candidato proposto por Trump.

Durante a audiência pública transmitida ao vivo pela televisão, a professora universitária de 51 anos afirmou que decidiu testemunhar porque acreditava que tinha esse “dever cívico”.

“Não estou aqui hoje porque quero, estou aterrorizada. Estou aqui porque sinto que é o meu dever cívico contar o que aconteceu comigo quando Brett Kavanaugh e eu frequentávamos o ensino médio”, declarou.

Christine Blasey Ford acusa Brett Kavanaugh de tentar violá-la durante uma festa em 1982. “Acreditei que ia me estuprar”, declarou a professora, em tom emocionado, segundo descreveram as agências internacionais.

Ford garantiu não ter dúvidas sobre a identidade do agressor, destacando que sentiu que era sua responsabilidade contar a verdade.

Diante dos senadores, Christine Blasey Ford declarou que a agressão está gravada na sua memória e que isso a perseguiu ao longo de todos esses anos. A professora relatou que Kavanaugh, juntamente com outros rapazes, a empurrou para um quarto de uma casa durante uma festa.

Na época, o agora juiz a empurrou para a cama, a apalpou e tentou tirar sua roupa. Quanto Ford tentou gritar, Kavanaugh tapou sua a boca com a mão. A par de Christine Blasey Ford, pelo menos outras duas mulheres acusaram publicamente, até o momento, Brett Kavanaugh de má conduta sexual.

Elogios de Trump: “Foi por isso que o escolhi”

A reação do presidente norte-americano não tardou em chegar. No Twitter, e após as oito horas de audiência, Donald Trump reiterou seu apoio a Kavanaugh, elogiando seu depoimento “poderoso, honesto e firme”.

“O juiz Kavanaugh mostrou à América exatamente por que o indiquei. O seu depoimento foi poderoso, honesto e firme. A estratégia democrata de busca e destruição foi uma vergonha e esse processo foi uma fraude total e uma tentativa de atrasar, obstruir e resistir. O Senado deve votar!”, escreveu Trump.

Após a audiência no Senado, o líder da Casa Branca mantém o apoio ao juiz indicado por  ele, instando os senadores a votarem na sua confirmação. Sobre o testemunho de Ford em relação ao episódio de abuso sexual, Trump não se pronunciou.

A continuidade da nomeação do juiz é votada nesta sexta-feira (28). Kavanaugh precisa que todos os senadores republicanos votem a seu favor para chegar à Suprema Corte ou, caso não haja unanimidade dentro do partido, que algum democrata opte por indicá-lo.

Ciberia, Lusa // EFE / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …