O juiz Brett Kavanaugh clamou nesta quinta-feira (27) inocência e garantiu que não desiste da candidatura ao Supremo Tribunal apesar do depoimento da professora Christine Blasey Ford, que o acusa de agressão sexual em 1982.

“Ninguém me fará retirar do processo”, disse o conservador, de 53 anos, ao ser ouvido na Comissão Judicial do Senado já depois de Christine Blasey Ford ter sido ouvida. E reiterou: “Sou inocente“, destacando os efeitos da polêmica para a família.

Para Brett Kavanaugh, seu processo de confirmação para um lugar vitalício no Supremo Tribunal norte-americano acabou se tornando uma “vergonha nacional”.

“Minha família e minha reputação foram destruídas para sempre”, disse. Kavanaugh denunciou o que considera ser um “golpe político orquestrado”, assegurando que não se deixará intimidar.

“Podem me derrotar na votação final, mas nunca me farão desistir. Nunca”, disse.

Kavanaugh, que se engasgou e esteve por várias vezes à beira das lágrimas, “negou categoricamente” todas as acusações de Christine Blasey Ford, garantindo que nunca fez as coisas de que é acusado pela professora, nem a nenhuma outra mulher.

Questionado sobre se tinha assistido ao depoimento da professora universitária, Kavanaugh assumiu que não. “Mas estava nos meus planos”, ressalvou. O juiz foi ainda várias vezes questionado sobre uma possível investigação do FBI.

“Está disposto a pedir ao FBI que lance uma investigação sobre o caso?”, questionou a democrata Kamala Harris, insistindo em uma resposta de “sim” ou “não”. Kavanaugh voltou a contornar a questão, ficando sem responder. Frente ao silêncio do conservador, a senadora acaba por assumir o “não”. Kavanaugh não a corrigiu.

Primeiro depoimento no Senado

Christine Blasey Ford, a primeira mulher que acusou publicamente Brett Kavanaugh de abusos sexuais, foi ouvida no Comitê Judicial do Senado, órgão responsável pela avaliação e confirmação do candidato proposto por Trump.

Durante a audiência pública transmitida ao vivo pela televisão, a professora universitária de 51 anos afirmou que decidiu testemunhar porque acreditava que tinha esse “dever cívico”.

“Não estou aqui hoje porque quero, estou aterrorizada. Estou aqui porque sinto que é o meu dever cívico contar o que aconteceu comigo quando Brett Kavanaugh e eu frequentávamos o ensino médio”, declarou.

Christine Blasey Ford acusa Brett Kavanaugh de tentar violá-la durante uma festa em 1982. “Acreditei que ia me estuprar”, declarou a professora, em tom emocionado, segundo descreveram as agências internacionais.

Ford garantiu não ter dúvidas sobre a identidade do agressor, destacando que sentiu que era sua responsabilidade contar a verdade.

Diante dos senadores, Christine Blasey Ford declarou que a agressão está gravada na sua memória e que isso a perseguiu ao longo de todos esses anos. A professora relatou que Kavanaugh, juntamente com outros rapazes, a empurrou para um quarto de uma casa durante uma festa.

Na época, o agora juiz a empurrou para a cama, a apalpou e tentou tirar sua roupa. Quanto Ford tentou gritar, Kavanaugh tapou sua a boca com a mão. A par de Christine Blasey Ford, pelo menos outras duas mulheres acusaram publicamente, até o momento, Brett Kavanaugh de má conduta sexual.

Elogios de Trump: “Foi por isso que o escolhi”

A reação do presidente norte-americano não tardou em chegar. No Twitter, e após as oito horas de audiência, Donald Trump reiterou seu apoio a Kavanaugh, elogiando seu depoimento “poderoso, honesto e firme”.

“O juiz Kavanaugh mostrou à América exatamente por que o indiquei. O seu depoimento foi poderoso, honesto e firme. A estratégia democrata de busca e destruição foi uma vergonha e esse processo foi uma fraude total e uma tentativa de atrasar, obstruir e resistir. O Senado deve votar!”, escreveu Trump.

Após a audiência no Senado, o líder da Casa Branca mantém o apoio ao juiz indicado por  ele, instando os senadores a votarem na sua confirmação. Sobre o testemunho de Ford em relação ao episódio de abuso sexual, Trump não se pronunciou.

A continuidade da nomeação do juiz é votada nesta sexta-feira (28). Kavanaugh precisa que todos os senadores republicanos votem a seu favor para chegar à Suprema Corte ou, caso não haja unanimidade dentro do partido, que algum democrata opte por indicá-lo.

Ciberia, Lusa // EFE / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Calheiros anuncia nome das 14 pessoas que passaram de testemunhas a investigados na CPI da Covid

Segundo senador, é preciso mudar o "patamar" da investigação pois já há provas e indícios concretos contra as pessoas inseridas na lista, que agora será encaminhada ao presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM). Nesta sexta-feira (18), …

Turistas “madrugam” para visitar Disneyland Paris, que reabre após oito meses por causa da pandemia

Depois de oito meses de portas fechadas, o parque Disneyland Paris reabriu para o público nesta quinta-feira (17). A atração, um dos principais destinos turísticos da Europa, volta a funcionar, mas mantém medidas sanitárias …

Cientistas desvendam mistério de 'apagamento' de estrela gigante Betelgeuse

Astrônomos dizem que solucionaram o mistério sobre por que uma das mais conhecidas estrelas que iluminava o céu à noite começou a perder o brilho há cerca de um ano. Betelgeuse, uma supergigante vermelha da …

Portugal isola Lisboa para conter disseminação de variante

Em meio a alta de casos e difusão da variante delta do coronavírus, detectada inicialmente na Índia, governo português restringe circulação para dentro e para fora da região metropolitana da capital no fim de semana. Em …

Astrônomos descobrem as maiores estruturas giratórias conhecidas no universo

Tentáculos de galáxias com centenas de milhões de anos-luz de comprimento podem ser os maiores objetos giratórios do universo, um novo estudo descobriu. Corpos celestes muitas vezes giram, planetas, estrelas e galáxias. No entanto, aglomerados gigantes …

Facebook implementa software de IA capaz de detectar fotos e vídeos falsos

Os deepfakes são arquivos de mídia, incluindo fotos, vídeos e áudio, editados através de inteligência artificial (IA), que fornecem alto realismo e muitas vezes causam confusão após serem compartilhados nas redes sociais. Na quarta-feira (16), os …

China envia três astronautas para sua estação espacial

Grupo deverá ficar três meses no espaço e colocar em funcionamento o módulo central da estação espacial Tiangong. China não participa da ISS por decisão dos EUA. A primeira missão tripulada enviada pela China para a …

Putin “não quer Guerra Fria com EUA”, diz Biden após encontro com presidente russo

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, participaram nesta quarta-feira (16) de uma esperada reunião bilateral. O encontro realizado em Genebra acontece em um contexto de forte tensão entre …

Variante lambda do coronavírus: o que se sabe sobre mutação que se espalha pela América do Sul e preocupa OMS

Os vírus usam técnicas diferentes para continuar infectando as pessoas. E o caso da covid-19 não é exceção. As versões atuais da doença estão se espalhando muito mais facilmente do que a original, que surgiu na …

Embaixadores da Rússia e dos EUA "regressam ao trabalho", diz Putin após cúpula com Biden

A Rússia e os EUA acordaram o regresso de seus embaixadores, informou Vladimir Putin. Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse, após conversas com seu homólogo americano Joe Biden, que os embaixadores russo e norte-americano voltam …