Bombas nos EUA: suspeito foi identificado por impressão digital (e pode haver mais envolvidos)

O homem detido no caso do envio de pacotes com bombas a figuras democratas dos Estados Unidos da América será acusado de cinco crimes. Ele foi pego depois de ter sido identificada uma impressão digital sua numa das bombas enviadas.

Cesar Sayoc, o homem de 56 anos detido no caso dos pacotes-bomba enviados a figuras democratas dos Estados Unidos, será acusado de cinco crimes, disse nesta sexta-feira (26) o procurador-geral dos EUA, Jeff Sessions.

“Essas acusações podem mudar ou aumentar à medida que prossegue a investigação”, disse Sessions em coletiva à imprensa.

Sayoc foi preso em Miami nesta sexta à tarde pela polícia federal por suspeitas de ter enviado explosivos a várias altas figuras e apoiantes do Partido Democrata. De acordo com a imprensa local, ele foi detido em uma loja de peças para automóvel em Plantation, na Flórida.

O apoiante do Partido Republicano e residente de Aventura, no mesmo estado, pode ser condenado a uma pena de prisão de até 48 anos.

Segundo informou o Departamento de Justiça norte-americano, um dos pacotes suspeitos enviados pelo correio continha três impressões digitais, uma das quais de Sayoc. As autoridades não descartam a possibilidade de que haja outros intervenientes no caso.

O diretor do FBI, Christopher Wray, confirmou que o suspeito é César Sayoc, e que as autoridades tinham detectado dispositivos explosivos nos 14 pacotes enviados a figuras conhecidas de todo o país. Wray alertou que pode haver ainda mais pacotes.

O responsável do FBI negou que os dispositivos enviados pudessem ser falsos e disse que continham material que podia ser perigoso para as pessoas.

Desde segunda-feira, várias personalidades democratas norte-americanas, incluindo o ex-presidente Barack Obama e a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, derrotada em 2016 por Donald Trump, foram alvo de encomendas com explosivos.

O antigo vice-presidente democrata Joseph Biden foi outro dos visados pelos pacotes-bomba, além de personalidades como o ex-procurador-geral Eric Holder, a congressista democrata Maxine Waters , da Califórnia, e o ator Robert de Niro.

Nos Estados Unidos, decorre a campanha eleitoral para as eleições legislativas, marcadas para dentro de dez dias.

(h)

Cesar Sayoc Jr, o homem suspeito de ter endereçado as cartas-bombas aos contestatários de Donald Trump

O que se sabe sobre Cesar Sayoc?

Segundo informações das agências de segurança norte-americanas, Sayoc vive em Aventura, na Flórida, mas tem ligações com a cidade de Nova York.

O suspeito do envio das pipe bombs, que nos últimos dias assolaram os EUA, tem 56 anos. é filiado no partido Republicano e já tinha sido preso em 2002 por fazer uma ameaça de bomba no Condado de Miami-Dade. Na época, foi condenado a um ano de prisão com pena suspensa.

O registro criminal de Sayoc começa aos 29 anos, em Broward, onde foi preso em 1991, acusado de roubo, e onde respondeu também por acusações de fraude e agressão.

Registros da Justiça local mostram que declarou falência em 2012, quando vivia com a mãe. No relatório, há um bilhete escrito à mão: “Vive com a mãe. Não tem móveis“.

Em 1980, passou três semestres como estudante na Faculdade de Brevard, na Carolina do Norte. Segundo um porta-voz da instituição, não se graduou.

Depois do anúncio da sua prisão, as redes de TV norte-americanas mostraram imagens ao vivo de uma van branca, que pertenceria a Sayoc, sendo apreendida e levada para análises.

As janelas da van estavam cobertas de imagens de teor político. Em uma dessas imagens, Hillary Clinton aparece com um alvo no rosto. Em outra das imagens, Donald Trump aparece de pé, em cima de um tanque de guerra.

Jason Heuser / Deviant Art

The Donald: chegou o Homem do Cabelo Dourado

A imagem é uma reprodução de “The Donald”, meme que se tornou popular na mídia ligada aos ideais conservadores e de extrema-direita desde que seu criador, o ilustrador satírico Jason Heuser, o publicou em seu canal no Deviant Art – que, com seu nome peculiar, é a mais conhecida e antiga comunidade de designers e ilustradores.

O que estava dentro dos pacotes?

Os alertas de bombas começaram a ser disparados na segunda-feira, quando um dispositivo suspeito foi encontrado na caixa de correio do milionário George Soros, um dos maiores financiadores do Partido Democrata e alvo de diversas teorias da conspiração.

Um total de 14 pacotes com explosivos caseiros foram interceptados, em diferentes locais, até esta sexta, data em que um pacote endereçado ao senador democrata Cory Booker foi encontrado na Flórida, e outro, enviado ao ex-diretor da CIA James Clapper, foi encontrado em Nova York.

São agora realizadas análises detalhadas de todos os pacotes, no laboratório do FBI em Quantico, no Estado da Virgínia, perto de Washington. Segundo a polícia federal, a maior parte dos pacotes continham bombas caseiras feitas com tubos de exaustor e temporizadores facilmente encontrados em qualquer loja de ferragens.

De acordo com investigadores, os dispositivos eram funcionais, mas instáveis, o que significa que poderiam ser detonados simplesmente pelo seu manuseamento. No entanto, depois de ver imagens de raios-X dos pacotes, diversos especialistas lançaram dúvidas sobre a verdadeira eficiência dos dispositivos.

O comissário da Polícia de Nova York, James O’Neill, não confirmou se todos os dispositivos deveriam ter explodido, mas disse que os pacotes “estão sendo tratados como dispositivos com potencial explosivo”.

Ciberia, Lusa // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …