É uma das maiores escavações já feita em todo o mundo, e acontece em pleno coração da cidade de Londres, no Reino Unido, em uma das zonas mais movimentadas da capital britânica.
A criação de uma nova linha de metrô obrigou a que uma parte da cidade tivesse que ser escavada – incluindo um cemitério, que foi usado entre 1788 e 1853.
“Essa é a maior escavação arqueológica já realizada no Reino Unido, e a maior atualmente, acredito, na Europa”, diz Mike Court, responsável pelo autêntico exército de arqueólogos que realiza a escavação, ao qual cabe o desafio de desenterrar os mais de 40 mil corpos que se encontram no local.
“Temos mais de mil arqueólogos trabalhando em mais de 60 locais entre Londres e Birmingham, e é um sonho ser um arqueólogo com as mãos em um projeto como esse, porque vamos encontrar algo de praticamente todos os períodos arqueológicos”, diz o arqueólogo, em declarações à Euronews.
Para Helen Wass, a responsável pela “herança” da zona, qualquer que seja a construção que se faça em Londres, “acaba sendo uma oportunidade para entender a história que cada local conta”.
Até agora, já foram retirados 1.200 corpos desse cemitério, alguns dos quais parcialmente intactos. Segundo os arqueólogos, foi encontrado um esqueleto com um “conjunto completo de dentes.”
Os trabalhos continuam.
Ciberia // ZAP