A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho.
No dia 1º de dezembro, os sensores da sonda InSight da NASA registraram o murmúrio causado pelas vibrações do vento em Marte. A agência norte-americana estima que os ventos sopravam a 5 ou 7 metros por segundo, de noroeste para sudoeste.
Bruce Banert, principal pesquisador da InSight no Jet Propulsion Laboratory, em Pasadena, disse que “captar esse áudio foi um prazer não planejado“.
“Mas um dos aspectos da nossa missão é dedicado a medir o movimento em Marte e, naturalmente, isso inclui o movimento causado por ondas sonoras”, acrescentou no comunicado à imprensa da NASA.
Esse é o som original, captado pela sonda. Para o conseguir ouvir, a NASA recomenda que se use fones de ouvido.
No entanto, em uma segunda versão, duas oitavas mais acima, o som torna-se muito mais audível.
Segundo detalha o Diário de Notícias, os dois sensores da sonda detectaram as vibrações do vento: o primeiro, de pressão do ar no interior da sonda, e o segundo, um sismômetro que se encontra na parte superior.
Embora de formas diferentes, ambos captaram o som do vento. O primeiro captou diretamente, enquanto o segundo captou as vibrações causadas pelo vento se movendo pelos painéis solares, cada um com 2,2 metros de diâmetro.
De acordo com a NASA, o sismômetro será colocado diretamente na superfície do Planeta Vermelho dentro de algumas semanas, coberto por um escudo para proteger o vento, deixando assim de “ouvi-lo”.
O aparelho conseguirá detectar o movimento da sonda, através do solo, assim como outras vibrações que irão ajudar a entender melhor o que esconde a superfície de Marte.
A missão InSight pretende dar respostas sobre a evolução da formação dos planetas rochosos do Sistema Solar, incluindo a Terra, estudando o tamanho, a espessura e a densidade do núcleo, manto e crosta do Planeta Vermelho, assim como a temperatura interior.
A missão tem a duração prevista de dois anos. Pousou em Marte em novembro, ao fim de uma viagem de seis meses e meio. A InSight representa o retorno à superfície de Marte em um período de seis anos, desde que a Curiosity chegou à superfície do planeta, em 2012.
Ciberia // ZAP