Trump e Kim iniciam cúpula no Vietnã

Donald Trump / Instagram

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o Presidente do EUA, Donald Trump, dão um aperto de mão na “cimeira histórica” em Singapura

Líderes dos EUA e da Coreia do Norte têm reunião privada em Hanói, seguida de jantar com suas equipes. Ambos preveem sucesso para esta segunda cimeira e trocam elogios. “Grande líder”, diz Trump sobre Kim.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Coreia do Norte, Kim Jong-un, deram início nesta quarta-feira (27/02) à sua segunda cúpula em Hanói, no Vietnã, em um clima mais otimista. A reunião tem como foco fazer avançar o diálogo sobre a desnuclearização.

O encontro começou no hotel Sofitel Metropole, no centro da capital vietnamita. Sorridentes e visivelmente relaxados, Trump e Kim deram um aperto de mão de quase dez segundos diante de um fundo de bandeiras americanas e norte-coreanas intercaladas – um cenário quase idêntico ao da primeira reunião, oito meses atrás em Cingapura.

A jornalistas presentes, Trump previu que a nova cúpula será “um sucesso” e negou ter diminuído suas expectativas sobre o processo de desnuclearização da Coreia do Norte, algo que muitos analistas atribuíram ao seu governo nas últimas semanas.

Ele também rebateu as críticas de que a primeira reunião entre os dois países não cumpriu suas alegações de ter sido um avanço que levaria a Coreia do Norte ao desarmamento, nem conseguiu pôr fim à ameaça nuclear que o país asiático representa.

É uma honra estar com o presidente Kim. Tivemos uma primeira cúpula muito boa. Algumas pessoas gostariam que seus resultados fossem mais rápidos, mas eu estou satisfeito. Você [Kim] está satisfeito. Queremos estar felizes com o que estamos fazendo”, afirmou o americano.

“Eu achei que a primeira cimeira foi um grande sucesso. E estou esperançoso de que esta será igual ou melhor que a primeira”, acrescentou. “Fizemos muitos progressos. Acho que o maior progresso foi nosso relacionamento, que é realmente bom.”

O presidente ainda manteve a abordagem que adotou desde Cingapura de fazer elogios a Kim e de prever prosperidades para a Coreia do Norte caso o país concorde em se desarmar.

“Acho que seu país tem um potencial econômico tremendo, inacreditável e ilimitado. Acho que você terá um futuro tremendo com seu país. Um grande líder”, disse Trump, dirigindo-se ao norte-coreano. “Estou ansioso para ver isso acontecer e ajudar a acontecer.”

Kim, por sua vez, devolveu o elogio, afirmando “acreditar verdadeiramente que o sucesso desta cúpula se deve à decisão corajosa de Trump” de realizar a reunião.

“Desde a última vez que nos encontramos, houve pessoas que entenderam mal algumas situações e algumas hostilidades do passado, mas nós superamos isso. Muita paciência é necessária”, afirmou o líder norte-coreano.

Nesta quarta-feira, Trump e Kim se reuniram por cerca de 20 minutos, numa conversa privada que só contou com a presença dos dois líderes e seus intérpretes.

Em seguida, eles partiram para um jantar no mesmo hotel, que durou cerca de uma hora e 45 minutos. Na pequena mesa preparada para eles e seus acompanhantes, os dois líderes se sentaram lado a lado, não frente a frente, como no almoço em Cingapura.

Estiveram no jantar seus respectivos tradutores, além do secretário de Estado americano, Mike Pompeo, o chefe de gabinete interino da Casa Branca, Mick Mulvaney, o ministro norte-coreano do Exterior, Ri Yong-ho, e o principal responsável pela inteligência de Pyongyang, Kim Yong-chol.

Trump e Kim voltam a se reunir a sós nesta quinta-feira, num encontro previsto para durar 45 minutos. Depois, o americano concederá uma entrevista coletiva, informou a Casa Branca.

Os dois líderes participarão ainda de um “encontro bilateral ampliado” junto com suas equipes, seguido por um almoço de trabalho. O governo americano também informou que Trump e Kim assinarão, ao fim da cúpula, um acordo conjunto, sobre o qual não deu detalhes.

A declaração pode servir para impulsionar o processo de desmantelamento do programa nuclear norte-coreano. A promessa foi anunciada ao fim do encontro em Cingapura, mas quase não avançou devido à falta de um roteiro.

Acredita-se que a Coreia do Norte possa oferecer um desarmamento parcial, com foco em seu complexo nuclear de Yongbyon, onde produz combustível para bombas atômicas. Kim já se ofereceu para fechá-lo “permanentemente” em troca de “medidas correspondentes” da Casa Branca.

Essas medidas podem envolver um relaxamento de sanções americanas que permita reativar projetos de cooperação econômica entre as duas Coreias e uma declaração política para encerrar oficialmente a Guerra da Coreia (1950-53), que foi paralisada por um armistício e não teve um tratado de paz.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …