Trump muda de ideia e retoma o “romance” com Kim Jong-un

Gage Skidmore / Flickr

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Donald Trump diz que, afinal, a cúpula com o líder da Coreia do Norte ainda pode acontecer. Depois de ter cancelado abruptamente o encontro com Kim Jong-un, que estava previsto para 12 de junho, o presidente dos EUA reabre a porta ao “flerte” com os norte-coreanos.

“Eles querem muito. Nós gostaríamos de fazer [a cúpula]”, declarou Trump aos jornalistas, um dia depois de ter cancelado o encontro com líder norte-coreano.

“Vamos ver o que acontece”, diz agora Trump, frisando que a Casa Branca está em negociações com a Coreia do Norte para a realização da cúpula, que já tinha sido dada como certa para o dia 12 de junho.

Mais tarde, no Twitter, Donald Trump reforçou a ideia de que os EUA mantêm “conversas muito produtivas” com Pyongyang, com o objetivo de realização do encontro.

Uma posição que surge depois de a Coreia do Norte ter reagido à decisão de cancelar o encontro com a abertura para manter as conversas, afirmando que a reunião entre Trump e Kim é “desesperadamente necessária”.

“Expressamos nossa vontade para nos sentarmos frente a frente com os EUA e para resolvermos as questões a qualquer momento e em qualquer formato”, salientou o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte em comunicado divulgado pela imprensa internacional.

“Nosso compromisso para fazer o melhor em nome da paz e da estabilidade no mundo e na península coreana continua igual, e estamos abertos a dar tempo e oportunidade aos EUA”, acrescentou Kim Kye-gwan.

Em reação, Trump já tinha manifestado no Twitter que a posição “calorosa e produtiva” da Coreia do Norte é uma “boa notícia”. “Veremos onde vai nos levar, esperemos paz e prosperidade longas e duradouras. Só o tempo (e o talento) o vão dizer”, acrescentou o presidente norte-americano.

É mais um “termina e volta” do sempre imprevisível Donald Trump, e ninguém sabe como vai acabar este prolongado “flerte” com Kim Jong-un.

Kim e Moon em segundo encontro surpresa

Entretanto, o líder da Coreia do Norte encontrou-se com o homólogo do Sul neste sábado (26), em um encontro surpresa.

Kim Jong Un e Moon Jae-in estiveram reunidos na zona desmilitarizada, para “trocarem opiniões” sobre a cúpula Coreia do Norte-EUA, como refere um comunicado da presidência sul-coreana citado pela CNN.

Há cerca de um mês, os dois líderes coreanos tiveram um encontro histórico, plantaram uma árvore e assinaram um compromisso de desnuclearização, com o intuito de acabar com o conflito que já dura 65 anos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Samba-enredo da Mangueira fará homenagem a Marielle em 2019

A escola de samba Estação Primeira de Mangueira escolheu, na madrugada deste domingo (14), seu samba enredo para o carnaval de 2019. A letra faz uma homenagem à Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro …

“Mundo perdido” com vulcões subaquáticos é descoberto na Tasmânia

Um navio de exploração científica australiano descobriu nas profundezas do Mar da Tasmânia um espaço nunca explorado antes: um incrível “mundo perdido” com vulcões subaquáticos. De acordo com os cientistas, a embarcação identificou planaltos até 3 mil metros acima …

Um terço do lixo da América Latina e Caribe acaba em aterros ou na natureza

Um terço de todos os resíduos urbanos gerados na América Latina e no Caribe ainda acaba em lixões ou no meio ambiente, uma prática que contamina o solo, a água e o ar da região, …

Biblioteca Pública de NY coloca clássicos no Stories do Instagram de forma integral

A ideia do projeto ‘Instanovels’ é tornar os livros acessíveis ao maior número de pessoas e revolucionar a forma como lidamos com as redes sociais Não há dúvidas de que as redes sociais são ferramentas poderosas …

Cientistas criam ligamentos e tendões impressos em 3D

Ligamentos e tendões humanos impressos em 3D. Esta é a grande novidade de uma equipe de engenheiros biomédicos da Universidade de Utah, nos Estados Unidos. Eles criaram um método para imprimir células 3D para produzir tecido humano, …

Francisco proclama santos o bispo salvadorenho Óscar Romero e o papa Paulo VI

O papa Francisco proclamou santos o arcebispo salvadorenho assassinado Óscar Romero, emblema de uma Igreja comprometida com os pobres, e o papa italiano Paulo VI, o pontífice do diálogo, em uma multitudinária missa de canonização …

Após furacão Leslie, Portugal lembra zona de guerra

Pelo menos 27 pessoas ficaram feridas em Portugal em resultado do furacão Leslie, que atingiu a costa do país na noite de sábado para domingo (14), deixando milhares de casas sem eletricidade. Segundo comunica o jornal …

Impostos sobre a internet tomam conta da África subsaariana, silenciando os cidadãos

Em meio à “imposição de impostos aos blogueiros” na Tanzânia e o recente imposto sobre as redes sociais em Uganda, o governo da Zâmbia igualmente aprovou um imposto sobre os usuários das redes sociais e …

Dieta da moda quer ajudar no combate ao aquecimento global

Novas evidências científicas indicam que as mudanças climáticas estão se acentuando e estamos ficando sem tempo para arrumar uma solução e evitar uma catástrofe. Mas não se desespere ainda. De acordo com um novo estudo, podemos …

Asteroide deixa cientistas perplexos com sua superfície incomum

Cientistas receberam os primeiros dados e fotos do rover MASCOT, que pousou recentemente na superfície do asteroide Ryugu, que os deixaram perplexos, informa o site do Centro Aeroespacial Alemão, DLR. Os dados obtidos apontam para uma …