Trump muda de ideia e retoma o “romance” com Kim Jong-un

Gage Skidmore / Flickr

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Donald Trump diz que, afinal, a cúpula com o líder da Coreia do Norte ainda pode acontecer. Depois de ter cancelado abruptamente o encontro com Kim Jong-un, que estava previsto para 12 de junho, o presidente dos EUA reabre a porta ao “flerte” com os norte-coreanos.

“Eles querem muito. Nós gostaríamos de fazer [a cúpula]”, declarou Trump aos jornalistas, um dia depois de ter cancelado o encontro com líder norte-coreano.

“Vamos ver o que acontece”, diz agora Trump, frisando que a Casa Branca está em negociações com a Coreia do Norte para a realização da cúpula, que já tinha sido dada como certa para o dia 12 de junho.

Mais tarde, no Twitter, Donald Trump reforçou a ideia de que os EUA mantêm “conversas muito produtivas” com Pyongyang, com o objetivo de realização do encontro.

Uma posição que surge depois de a Coreia do Norte ter reagido à decisão de cancelar o encontro com a abertura para manter as conversas, afirmando que a reunião entre Trump e Kim é “desesperadamente necessária”.

“Expressamos nossa vontade para nos sentarmos frente a frente com os EUA e para resolvermos as questões a qualquer momento e em qualquer formato”, salientou o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte em comunicado divulgado pela imprensa internacional.

“Nosso compromisso para fazer o melhor em nome da paz e da estabilidade no mundo e na península coreana continua igual, e estamos abertos a dar tempo e oportunidade aos EUA”, acrescentou Kim Kye-gwan.

Em reação, Trump já tinha manifestado no Twitter que a posição “calorosa e produtiva” da Coreia do Norte é uma “boa notícia”. “Veremos onde vai nos levar, esperemos paz e prosperidade longas e duradouras. Só o tempo (e o talento) o vão dizer”, acrescentou o presidente norte-americano.

É mais um “termina e volta” do sempre imprevisível Donald Trump, e ninguém sabe como vai acabar este prolongado “flerte” com Kim Jong-un.

Kim e Moon em segundo encontro surpresa

Entretanto, o líder da Coreia do Norte encontrou-se com o homólogo do Sul neste sábado (26), em um encontro surpresa.

Kim Jong Un e Moon Jae-in estiveram reunidos na zona desmilitarizada, para “trocarem opiniões” sobre a cúpula Coreia do Norte-EUA, como refere um comunicado da presidência sul-coreana citado pela CNN.

Há cerca de um mês, os dois líderes coreanos tiveram um encontro histórico, plantaram uma árvore e assinaram um compromisso de desnuclearização, com o intuito de acabar com o conflito que já dura 65 anos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

O misterioso "Monstro Tully" acaba de ficar ainda mais esquisito

Um fóssil de 300 mil anos descoberto na década de 1950 no estado de Illinois (EUA) tem gerado muitas discussões entre cientistas. Batizado de Tullimonstrum, ou Monstro Tully, ele se parece com uma lesma. Mas …

Com asilo a Evo Morales, diplomacia mexicana dá passo à esquerda

México assume liderança esquerdista na América Latina ao receber o ex-presidente boliviano. Para analistas, medida desvia atenção de problemas internos, mas é jogo perigoso diante da dependência econômica dos EUA. A viagem de Evo Morales ao …

Incêndios florestais matam quatro pessoas e centenas de cangurus na Austrália

O número de vítimas pelos incêndios no leste da Austrália, onde 140 focos ainda continuam ativos, subiu para quatro nesta quinta-feira (14), com a descoberta de um cadáver perto da cidade de Kempsey, em Nova …

Holanda reduzirá limite de velocidade para combater poluição

O governo da Holanda reduzirá o limite máximo de velocidade nas rodovias do país como parte de uma série de medidas para combater as emissões de óxido de nitrogênio, geradas em grande parte por veículos …

A polêmica sobre campos de extermínio nazistas que opôs a Polônia ao Netflix

O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, enviou uma carta ao Netflix insistindo em mudanças no documentário The Devil Next Door (o diabo ao lado), sobre campos de extermínio nazistas. Na carta enviada no domingo, 10, e …

O único problema de ser filho único é o estigma

Filhos únicos possuem uma péssima reputação. Quantas vezes você não observou algum pai ser criticado por escolher ter apenas um pimpolho? “Ele vai ficar mimado, muito sozinho, egoísta, etc. etc. etc”. É um senso comum. Parece, …

Epidemia mundial: Pneumonia mata uma criança de menos de 5 anos a cada 39 segundos

O Dia Mundial da Pneumonia é comemorado em 12 de novembro. A data foi proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença, …

Senadora se declara presidente da Bolívia

A parlamentar oposicionista e segunda vice-presidente do Senado Jeanine Áñez declarou-se presidente da Bolívia nesta terça-feira (12). Ela também afirmou que o país terá novas eleições após a formação de uma nova comissão eleitoral. "De acordo …

Bolsonaro anuncia saída do PSL

Em meio à crise por disputa de poder na legenda, presidente afirma que pretende criar novo partido. Cerca de 30 parlamentares aliados de Bolsonaro devem seguir exemplo e deixar o PSL. O presidente Jair Bolsonaro anunciou …

Israel mata comandante da Jihad Islâmica em ataque aéreo

Forças israelense bombardeiam casa de líder extremista na Faixa de Gaza. Militantes palestinos reagem disparando dezenas de mísseis contra Israel. Autoridades pedem que população fique em casa. Um importante comandante militar do grupo extremista palestino Jihad …