Trump muda de ideia e retoma o “romance” com Kim Jong-un

Gage Skidmore / Flickr

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Donald Trump diz que, afinal, a cúpula com o líder da Coreia do Norte ainda pode acontecer. Depois de ter cancelado abruptamente o encontro com Kim Jong-un, que estava previsto para 12 de junho, o presidente dos EUA reabre a porta ao “flerte” com os norte-coreanos.

“Eles querem muito. Nós gostaríamos de fazer [a cúpula]”, declarou Trump aos jornalistas, um dia depois de ter cancelado o encontro com líder norte-coreano.

“Vamos ver o que acontece”, diz agora Trump, frisando que a Casa Branca está em negociações com a Coreia do Norte para a realização da cúpula, que já tinha sido dada como certa para o dia 12 de junho.

Mais tarde, no Twitter, Donald Trump reforçou a ideia de que os EUA mantêm “conversas muito produtivas” com Pyongyang, com o objetivo de realização do encontro.

Uma posição que surge depois de a Coreia do Norte ter reagido à decisão de cancelar o encontro com a abertura para manter as conversas, afirmando que a reunião entre Trump e Kim é “desesperadamente necessária”.

“Expressamos nossa vontade para nos sentarmos frente a frente com os EUA e para resolvermos as questões a qualquer momento e em qualquer formato”, salientou o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte em comunicado divulgado pela imprensa internacional.

“Nosso compromisso para fazer o melhor em nome da paz e da estabilidade no mundo e na península coreana continua igual, e estamos abertos a dar tempo e oportunidade aos EUA”, acrescentou Kim Kye-gwan.

Em reação, Trump já tinha manifestado no Twitter que a posição “calorosa e produtiva” da Coreia do Norte é uma “boa notícia”. “Veremos onde vai nos levar, esperemos paz e prosperidade longas e duradouras. Só o tempo (e o talento) o vão dizer”, acrescentou o presidente norte-americano.

É mais um “termina e volta” do sempre imprevisível Donald Trump, e ninguém sabe como vai acabar este prolongado “flerte” com Kim Jong-un.

Kim e Moon em segundo encontro surpresa

Entretanto, o líder da Coreia do Norte encontrou-se com o homólogo do Sul neste sábado (26), em um encontro surpresa.

Kim Jong Un e Moon Jae-in estiveram reunidos na zona desmilitarizada, para “trocarem opiniões” sobre a cúpula Coreia do Norte-EUA, como refere um comunicado da presidência sul-coreana citado pela CNN.

Há cerca de um mês, os dois líderes coreanos tiveram um encontro histórico, plantaram uma árvore e assinaram um compromisso de desnuclearização, com o intuito de acabar com o conflito que já dura 65 anos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Pequena (e estranha) galáxia orbita a Via Láctea; e ninguém sabe como

Segue 1 é o nome da pequena galáxia que orbita muito perto da Via Láctea. O corpo celeste é fraco e de pequenas dimensões, tendo surpreendido os cientistas – pois ninguém sabe ao certo como …

Cientistas podem ter descoberto por que a menstruação dói tanto

Um grupo de cientistas pode ter descoberto novas pistas que ajudam a explicar o motivo da dor menstrual e por que os sintomas pré-menstruais (TPM) podem ser tão dolorosos para algumas mulheres.  Em um grande estudo …

Sepultura mais antiga que as pirâmides do Egito é encontrada na Rússia

Uma equipe de arqueólogos encontrou uma sepultura antiga na proximidades da cidade de Aksay, na região de Rostov, na Rússia, área onde será construída uma rodovia, revelou a empresa estatal Avtodor. De acordo com os cientistas, …

Matemática desvenda (finalmente) quem escreveu "In My Life", dos Beatles

Mais de 50 anos depois da criação da música “In My Life”, um dos sucessos dos Beatles, a matemática concluiu quem foi o autor da canção, depois de tanto John Lennon como Paul McCartney reclamarem …

Já pode ser muito tarde para salvar o Taj Mahal

O Taj Mahal, monumento que é cartão postal da índia, tem ficado amarelado devido à poluição. O Supremo Tribunal indiano já ameaçou o governo: “ou restauram ou demolem”. Há um ditado que diz que o Taj …

Amazônia: pesca ilegal e desmatamento estão associados a paraísos fiscais

Nesta segunda-feira (13), cientistas pediram uma maior transparência no uso de paraísos fiscais por empresas envolvidas em atividades que prejudicaram os oceanos e a floresta tropical da Amazônia. Em um estudo publicado na Nature Ecology and …

Participação de transexuais nas eleições dos EUA é a maior da história

A participação de pessoas transgênero nas eleições de meio-termo nos Estados Unidos – que serão realizadas em novembro - já é a maior da história norte-americana. Pelo menos 43 candidatos se apresentaram na fase das …

Estudo mostra que Zika chegou ao Brasil proveniente do Haiti

Estudo desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco revela que o vírus Zika chegou ao Brasil proveniente do Haiti. De acordo com pesquisadores, imigrantes ilegais e militares brasileiros que participaram da missão de paz …

Jacarta, a capital da Indonésia, pode ficar submersa já em 2050

Os especialistas alertam que, se nada for feito, alguns lugares da capital da Indonésia podem acabar completamente debaixo de água até 2050. “A possibilidade de Jacarta ficar submersa não é brincadeira”, adverte Heri Andreas, cientista do …

Cabral admite ter recebido R$ 5 milhões de caixa 2 do Rei Arthur (mas "nunca aceitou propina")

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral sustentou, em depoimento à Justiça Federal, que todo o dinheiro que recebeu era recurso de caixa 2 e que nunca aceitou propina. Ele foi interrogado nesta segunda-feira (13) pelo juiz Marcelo Bretas, …