Trump muda de ideia e retoma o “romance” com Kim Jong-un

Gage Skidmore / Flickr

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Donald Trump diz que, afinal, a cúpula com o líder da Coreia do Norte ainda pode acontecer. Depois de ter cancelado abruptamente o encontro com Kim Jong-un, que estava previsto para 12 de junho, o presidente dos EUA reabre a porta ao “flerte” com os norte-coreanos.

“Eles querem muito. Nós gostaríamos de fazer [a cúpula]”, declarou Trump aos jornalistas, um dia depois de ter cancelado o encontro com líder norte-coreano.

“Vamos ver o que acontece”, diz agora Trump, frisando que a Casa Branca está em negociações com a Coreia do Norte para a realização da cúpula, que já tinha sido dada como certa para o dia 12 de junho.

Mais tarde, no Twitter, Donald Trump reforçou a ideia de que os EUA mantêm “conversas muito produtivas” com Pyongyang, com o objetivo de realização do encontro.

Uma posição que surge depois de a Coreia do Norte ter reagido à decisão de cancelar o encontro com a abertura para manter as conversas, afirmando que a reunião entre Trump e Kim é “desesperadamente necessária”.

“Expressamos nossa vontade para nos sentarmos frente a frente com os EUA e para resolvermos as questões a qualquer momento e em qualquer formato”, salientou o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte em comunicado divulgado pela imprensa internacional.

“Nosso compromisso para fazer o melhor em nome da paz e da estabilidade no mundo e na península coreana continua igual, e estamos abertos a dar tempo e oportunidade aos EUA”, acrescentou Kim Kye-gwan.

Em reação, Trump já tinha manifestado no Twitter que a posição “calorosa e produtiva” da Coreia do Norte é uma “boa notícia”. “Veremos onde vai nos levar, esperemos paz e prosperidade longas e duradouras. Só o tempo (e o talento) o vão dizer”, acrescentou o presidente norte-americano.

É mais um “termina e volta” do sempre imprevisível Donald Trump, e ninguém sabe como vai acabar este prolongado “flerte” com Kim Jong-un.

Kim e Moon em segundo encontro surpresa

Entretanto, o líder da Coreia do Norte encontrou-se com o homólogo do Sul neste sábado (26), em um encontro surpresa.

Kim Jong Un e Moon Jae-in estiveram reunidos na zona desmilitarizada, para “trocarem opiniões” sobre a cúpula Coreia do Norte-EUA, como refere um comunicado da presidência sul-coreana citado pela CNN.

Há cerca de um mês, os dois líderes coreanos tiveram um encontro histórico, plantaram uma árvore e assinaram um compromisso de desnuclearização, com o intuito de acabar com o conflito que já dura 65 anos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA:

Mais de 60% dos jovens querem sair do Brasil

Sondagem do Datafolha indica que 62% dos brasileiros entre 16 e 24 anos desejam viver no exterior. Cifra equivale à população de Minas. Metade dos entrevistados entre 25 e 34 anos afirma querer morar fora. Uma …

Energia ilimitada pode ser alcançada com novo método de extrair urânio do mar

O Laboratório Nacional do Noroeste do Pacífico, PNNL, um laboratório pertencente ao governo dos EUA, em associação com a LCW Supercritical Technologies fez um importante avanço para a indústria nuclear: descobriu um método econômico para …

Brasil joga mal e empata em estreia na Copa da Rússia

A Seleção Brasileira jogou mal e apenas empatou com a Suíça por 1 a 1, pela primeira rodada do grupo E da Copa do Mundo. O Brasil fez um bom primeiro tempo, quando abriu o placar …

Mulher desaparecida é encontrada na barriga de píton de 8 metros

Uma residente do distrito de Muna, na província de Celebes do Sudeste, Indonésia, desaparecida na quinta-feira passada (14), apareceu no dia seguinte na barriga de uma píton, informa o jornal The Jakarta Post. De acordo com …

Casos de corrupção expõem autoridades da Espanha e Portugal

Na história recente da Europa, há uma série de casos de corrupção envolvendo políticos que resultaram em condenações e prisões. Os casos afectam países como Portugal, Espanha, Alemanha, França e Itália. Em Portugal, a Operação Marquês, …

Rio de Janeiro está próximo de proibir os canudos de plástico

O Rio de Janeiro deve ser a primeira cidade brasileira a se unir à luta mundial contra os canudinhos de plástico. O item se tornou um dos principais símbolos da poluição plástica, já que seu tempo …

Vaquinhas falsas arrecadam dinheiro em nome de Lula na internet

Ao menos 100 campanhas de financiamento falsas foram identificadas pelo partido, que vai acionar a Justiça. O setor de comunicação do Partido dos Trabalhadores identificou na internet ao menos 100 campanhas de arrecadação financeira falsas para …

Chefe da agência alemã para refugiados é demitida

Em meio a impasse com Merkel sobre imigração, ministro do Interior afasta Jutta Cordt da presidência do Bamf. Denúncias de irregularidades em concessões de refúgio a migrantes abalaram a credibilidade do órgão. Em meio a escândalos …

Trump ameaçou enviar 25 milhões de mexicanos ao Japão

Donald Trump disse ao primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, que poderia enviar 25 milhões de mexicanos para seu país e fazê-lo perder uma eleição. Segundo o Wall Street Journal, em uma das várias declarações estranhas que …

Novo malware supostamente ligado à Coreia do Norte é descoberto

O Departamento de Segurança dos Estados Unidos descobriu um novo malware cuja suspeita é de que tenha sido lançado pela Coreia do Norte. A CNN noticiou nesta sexta-feira (15) uma nova variação de um programa …